3 passos para implementar a mudança organizacional

O mundo é composto de mudança” já dizia o nosso grande poeta Luís de Camões e é incrível como passados quase cinco séculos esta frase continua a fazer tanto sentido em tantos aspetos da vida pessoal e profissional.

Vejam-se os casos das empresas que continuamente devem procurar gerir a mudança para a otimização dos seus processos.

Afinal de contas é fundamental que as mesmas possuam a flexibilidade e capacidade de gerir a mudança que pode surgir das mais diversas formas, como mudanças nas exigências de mercado, mudança nos processos tecnológicos, mudança no comportamento de consumo, mudanças nas leis laborais, no paradigma económico, entre tantos outros exemplos.

Sempre que se pretende implementar um processo de mudança organizacional é necessário ter em consideração os
desafios associados aos diversos fatores que contribuem para a resistência à mudança.

Frequentemente são vários os motivos de resistência à mudança organizacional. O medo de mudar, a dificuldade em sair da zona de conforto, preferências pessoais, falta de confiança no processo ou incompreensão por parte dos intervenientes na necessidade de mudança, entre outros.

Assim sendo quais são as estratégias que pode implementar junto da sua equipa para que a mudança seja efetuada de forma segura?

Tenha em consideração os três passos da mudança organizacional:
 
1- Comunicar a mudança
2- Operacionalizar a mudança
3- Treinar a mudança
 
Vejamos cada um destes passos com maior detalhe.


1.Comunicar a mudança organizacional

Comunicar a mudança implica criar uma necessidade partilhada, comunicando claramente a todos os intervenientes na mesma porque é que a mudança organizacional é necessária e qual é a direção que a organização pretende seguir com esse processo.

Dicas:

- Explicar efetivamente e consistentemente, o quê, o porquê, o como e o quando da mudança que se vai efetuar. 

- Criar um contexto com significado que faça a ponte entre o processo de mudança organizacional e a visão que se pretende alcançar. 

- Descrever os diferentes passos que a mudança vai ter e repetir a mensagem com frequência até que a mesma tenha sido assimilada e compreendida por todos os intervenientes.


2.Operacionalizar a mudança organizacional
 
Após a necessidade de mudança organizacional ter sido comunicada e assimilada por todos os intervenientes, é fundamental estabelecer um plano e passar à ação.

Dicas:


- Fazer uma análise SWOT do processo de mudança reconhecendo as fraquezas e ameaças do mesmo mas ao mesmo tempo demonstrando confiança nos seus pontos fortes e nas oportunidades que todo este processo vai trazer. 

- Criar um plano para operacionalizar a mudança organizacional com datas, etapas, atribuição de tarefas, registo de dúvidas dos intervenientes, custos, etc. 

-
Definir claramente aquilo que pretende mudar, aquilo que não pretende mudar e as expetativas que se espera alcançar.
 

3.Treinar a mudança organizacional
 
A mudança organizacional é um processo exigente que leva muito tempo até ser implementado, por isso é fundamental que todos os intervenientes estejam alinhados pelo objetivo comum para que a mudança tenha lugar e cada elemento do processo esteja preparado para a morosidade do mesmo.

Dicas:


-Estar disponível para ouvir as dúvidas de todos os intervenientes no processo.

Colocar questões, proporcionar feedback sempre que necessário e estar atento a todos os sinais verbais e não-verbais para perceber se o processo de mudança está a ser interiorizado e seguido por todos os intervenientes.
 
Celebrar o sucesso individual e coletivo bem como felicitar as pessoas por cada passo, mesmo que pequeno, na direção da mudança organizacional.


Para finalizar deixamos-lhe as seguintes reflexões:

O que gostaria de mudar hoje na sua organização?

Quando quer dar o primeiro passo rumo à mudança?
 

 
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