4 dicas essenciais para comunicar e vender
Nas sessões de Executive Coaching um dos temas que normalmente trabalho com mais frequência com os clientes é o tema da comunicação. Desde o comercial que quer comunicar com clareza as vantagens do seu produto ou serviço para aumentar o nº de vendas, o líder que procura aprimorar a comunicação com a equipa de forma a manter os níveis de motivação e produtividade elevados, ao profissional que quer progredir na carreira e causar impacto no seu contacto com a equipa e parceiros de negócio, a arte de saber comunicar é uma das competências mais importantes para o profissional do século XXI.
O que torna alguém um “bom” comunicador? Será um talento natural para cativar os outros? A forma como se utiliza a comunicação não-verbal para gerar uma maior envolvência? Será a simpatia, o sorriso, a capacidade de gerar empatia? Ou a utilização de palavras impactantes e o tom de voz?
Existem muitos fatores que podem potenciar a sua comunicação com as equipas, os clientes, os parceiros, alguns dos quais já partilhei consigo anteriormente como por exemplo a cortesia, a escuta ativa ou o feedback construtivo.
Hoje gostaria de aprofundar este tema e trabalhar ao nível da mensagem que quer passar ao seu interlocutor, e para isso peço-lhe que tenha em atenção os 4 aspetos muito importantes para uma comunicação mais clara, autêntica, assertiva e ao mesmo tempo impactante.
Simplicidade na comunicação
Coloque o seu foco no interlocutor. Será que o seu cliente entende aquilo que está a dizer? Temos poucos segundos para captar a atenção do outro por isso ao invés de utilizar palavras “caras” e “bonitas” que acabam por não dizer nada, procure comunicar de uma forma simples e direta para que o seu interlocutor entenda sem qualquer dúvida a ideia principal daquilo que quer dizer.
Um dos exercícios que funciona muito bem é transmitir a informação a uma criança entre os 8 e os 12 anos, e pedir que ela lhe diga o que percebeu. Dessa forma poderá reformular o conteúdo da informação se houver essa necessidade.
Emoção
Qual é o objetivo da sua comunicação? Fazer rir, inspirar, levantar a dúvida, desafiar a pessoa a refletir? Um dos aspetos que trabalho com os meus clientes é evitar a tentação de “desbobinar”, pois acima de tudo somos seres humanos dotados de emoções, histórias, sonhos e vivências.
Para que a sua comunicação não seja simplesmente uma troca de palavras que soa a vazia, procure conhecer o seu interlocutor, que tipo de pessoa é, o que a motiva, quais são os seus medos e assim trabalhar a sua mensagem não como uma “receita” mas como algo de valor que vai de encontro ao problema do interlocutor, gerando assim uma conexão muito mais dinâmica, fluida e, acima de tudo, humana.
Autenticidade
O que é que o torna único aos olhos dos seus clientes e o diferencia da concorrência? Um dos valores mais importantes para mim é a autenticidade, e acredito que isso faz toda a diferença na comunicação. Por isso ao invés de utilizar chavões ou frases feitas, procure ser diferente e colocar um pouco de “si” na forma como interage com as outras pessoas.
Não adianta dizer que é o “melhor” e que o seu produto tem “qualidade” se a outra pessoa não sentir que está a ser genuíno naquilo que transmite. Mesmo que não agrade a toda a gente, quando coloca esta atitude em prática as pessoas vão olhar para si como alguém verdadeiro e confiar mais em si e na sua mensagem.
Relevância
A relevância tem a ver com a forma como a sua mensagem toca nas necessidades e desafios do seu interlocutor. Muitas vezes coloca-se o foco da comunicação num resultado final (vender um produto, convencer, transmitir uma ideia).
Para que a sua mensagem seja impactante e envolvente é necessário que gere valor, comunicar não é necessariamente sobre “vender” algo a toda a hora, mas sim sobre conhecer, conectar, partilhar e, para além disso, na cabeça do seu cliente, colaborador, parceiro ou outra pessoa ficará a sensação de que “era mesmo isto que eu precisava de ouvir”. Gerar valor acrescentado no seu interlocutor, para que ele queira sempre ouvi-lo, porque já sabe que vai ganhar algo com a recetividade, nem que seja só conhecimento.
Agora é a sua vez, o que vai fazer a partir de hoje para colocar em prática as dicas que partilhámos e ter uma comunicação mais simples, humana, autêntica e relevante?
Fique bem.
O que torna alguém um “bom” comunicador? Será um talento natural para cativar os outros? A forma como se utiliza a comunicação não-verbal para gerar uma maior envolvência? Será a simpatia, o sorriso, a capacidade de gerar empatia? Ou a utilização de palavras impactantes e o tom de voz?
Existem muitos fatores que podem potenciar a sua comunicação com as equipas, os clientes, os parceiros, alguns dos quais já partilhei consigo anteriormente como por exemplo a cortesia, a escuta ativa ou o feedback construtivo.
Hoje gostaria de aprofundar este tema e trabalhar ao nível da mensagem que quer passar ao seu interlocutor, e para isso peço-lhe que tenha em atenção os 4 aspetos muito importantes para uma comunicação mais clara, autêntica, assertiva e ao mesmo tempo impactante.
Simplicidade na comunicação
Coloque o seu foco no interlocutor. Será que o seu cliente entende aquilo que está a dizer? Temos poucos segundos para captar a atenção do outro por isso ao invés de utilizar palavras “caras” e “bonitas” que acabam por não dizer nada, procure comunicar de uma forma simples e direta para que o seu interlocutor entenda sem qualquer dúvida a ideia principal daquilo que quer dizer.
Um dos exercícios que funciona muito bem é transmitir a informação a uma criança entre os 8 e os 12 anos, e pedir que ela lhe diga o que percebeu. Dessa forma poderá reformular o conteúdo da informação se houver essa necessidade.
Emoção
Qual é o objetivo da sua comunicação? Fazer rir, inspirar, levantar a dúvida, desafiar a pessoa a refletir? Um dos aspetos que trabalho com os meus clientes é evitar a tentação de “desbobinar”, pois acima de tudo somos seres humanos dotados de emoções, histórias, sonhos e vivências.
Para que a sua comunicação não seja simplesmente uma troca de palavras que soa a vazia, procure conhecer o seu interlocutor, que tipo de pessoa é, o que a motiva, quais são os seus medos e assim trabalhar a sua mensagem não como uma “receita” mas como algo de valor que vai de encontro ao problema do interlocutor, gerando assim uma conexão muito mais dinâmica, fluida e, acima de tudo, humana.
Autenticidade
O que é que o torna único aos olhos dos seus clientes e o diferencia da concorrência? Um dos valores mais importantes para mim é a autenticidade, e acredito que isso faz toda a diferença na comunicação. Por isso ao invés de utilizar chavões ou frases feitas, procure ser diferente e colocar um pouco de “si” na forma como interage com as outras pessoas.
Não adianta dizer que é o “melhor” e que o seu produto tem “qualidade” se a outra pessoa não sentir que está a ser genuíno naquilo que transmite. Mesmo que não agrade a toda a gente, quando coloca esta atitude em prática as pessoas vão olhar para si como alguém verdadeiro e confiar mais em si e na sua mensagem.
Relevância
A relevância tem a ver com a forma como a sua mensagem toca nas necessidades e desafios do seu interlocutor. Muitas vezes coloca-se o foco da comunicação num resultado final (vender um produto, convencer, transmitir uma ideia).
Para que a sua mensagem seja impactante e envolvente é necessário que gere valor, comunicar não é necessariamente sobre “vender” algo a toda a hora, mas sim sobre conhecer, conectar, partilhar e, para além disso, na cabeça do seu cliente, colaborador, parceiro ou outra pessoa ficará a sensação de que “era mesmo isto que eu precisava de ouvir”. Gerar valor acrescentado no seu interlocutor, para que ele queira sempre ouvi-lo, porque já sabe que vai ganhar algo com a recetividade, nem que seja só conhecimento.
Agora é a sua vez, o que vai fazer a partir de hoje para colocar em prática as dicas que partilhámos e ter uma comunicação mais simples, humana, autêntica e relevante?
Fique bem.