5 atitudes na comunicação que fortalecem a sua relação com os outros

Quando tenho algum tempo livre uma das coisas que me dá mais gozo fazer quando estou em casa é sentar-me no sofá da sala, colocar uma suave música ambiente e ler alguns dos meus autores de referência.

Um autor que costumo ler com frequência é o Daniel Goleman. Outro que também gosto muito é o John C. Maxwell. São dois autores de excelência que escrevem sobre diversas temas da comunicação e da
liderança, e ambos focam a importância da empatia na construção de relações gratificantes e valiosas na liderança e em todas as vertentes da vida pessoal e profissional.  

A empatia ou a capacidade de ser empático é essencial nas relações pessoais e profissionais pois proporciona uma maior fluidez e abertura na comunicação uma vez que existe uma sintonia entre ambas as partes, eu adoto a atitude de “me colocar no lugar do outro” sentindo as qualidades interiores da outra pessoa, apesar das diferenças, contruindo nesse processo uma relação de abertura, de compreensão e aceitação.

Segundo Daniel Goleman a empatia pode ser dividida em três vertentes:

- Conhecer os sentimentos dos outro

- Sentir os sentimentos do outro

- Responder compassivamente aos sentimentos do outro


Como construir e desenvolver empatia numa base diária? E o que se pode fazer na interação com as outras pessoas, quer seja a nível pessoal, numa equipa ou num processo de venda, para haver empatia?

John C. Maxwell sugere 5 atitudes que o vão ajudar a criar ou fortalecer os laços de empatia com os outros.

1. Apreço
Todos nós somos diferentes e gostamos quando os outros valorizam aquilo que somos. Ou seja a atitude de apreço pelo outro transmite a mensagem “eu valorizo-te pelo que és” e é na base do apreço pelo outro e pelos seus valores pessoais que a empatia é construída.

2. Sensibilidade
Adotar uma atitude de sensibilidade na relação com o outro significa ter a abertura, a disponibilidade e humildade para identificar no outro os seus sentimentos pessoais e alinhar a sua atitude pelos mesmos gerando dessa forma um clima de entendimento e aceitação.

3. Consistência
Ser consistente tem a ver com a sua genuinidade. Empatia não tem a ver com uma atitude de “querer parecer bem”. Por isso na sua relação com os outros é importante ser “real”, verdadeiro, transparente e sincero pois só dessa forma se estabelece a relação de confiança que promove a empatia.

4. Segurança
Adotar uma atitude de segurança tem a ver com a
autoconfiança, aceitando que numa relação nem sempre tem de “ganhar” ou “ficar por cima”. Uma relação de empatia é por isso uma relação “ganha-ganha” – eu estou bem se o outro está bem.

5. Humor
O humor q.b. é um dos melhores condimentos das relações saudáveis e gratificantes pois está associado a boas sensações, ao prazer de viver a vida e a uma atitude positiva que alivia tensões e promove o bem-estar.

Mediante a informação deste artigo, faz sentido para si adotar alguma postura diferente daquilo que já faz hoje para construir uma relação de excelência com os outros?

 
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