5 atitudes na comunicação que fortalecem a sua relação com os outros
Quando tenho algum tempo livre uma das coisas que me dá mais gozo fazer quando estou em casa é sentar-me no sofá da sala, colocar uma suave música ambiente e ler alguns dos meus autores de referência.
Um autor que costumo ler com frequência é o Daniel Goleman. Outro que também gosto muito é o John C. Maxwell. São dois autores de excelência que escrevem sobre diversas temas da comunicação e da liderança, e ambos focam a importância da empatia na construção de relações gratificantes e valiosas na liderança e em todas as vertentes da vida pessoal e profissional.
A empatia ou a capacidade de ser empático é essencial nas relações pessoais e profissionais pois proporciona uma maior fluidez e abertura na comunicação uma vez que existe uma sintonia entre ambas as partes, eu adoto a atitude de “me colocar no lugar do outro” sentindo as qualidades interiores da outra pessoa, apesar das diferenças, contruindo nesse processo uma relação de abertura, de compreensão e aceitação.
Segundo Daniel Goleman a empatia pode ser dividida em três vertentes:
- Conhecer os sentimentos dos outro
- Sentir os sentimentos do outro
- Responder compassivamente aos sentimentos do outro
Como construir e desenvolver empatia numa base diária? E o que se pode fazer na interação com as outras pessoas, quer seja a nível pessoal, numa equipa ou num processo de venda, para haver empatia?
John C. Maxwell sugere 5 atitudes que o vão ajudar a criar ou fortalecer os laços de empatia com os outros.
1. Apreço
Todos nós somos diferentes e gostamos quando os outros valorizam aquilo que somos. Ou seja a atitude de apreço pelo outro transmite a mensagem “eu valorizo-te pelo que és” e é na base do apreço pelo outro e pelos seus valores pessoais que a empatia é construída.
2. Sensibilidade
Adotar uma atitude de sensibilidade na relação com o outro significa ter a abertura, a disponibilidade e humildade para identificar no outro os seus sentimentos pessoais e alinhar a sua atitude pelos mesmos gerando dessa forma um clima de entendimento e aceitação.
3. Consistência
Ser consistente tem a ver com a sua genuinidade. Empatia não tem a ver com uma atitude de “querer parecer bem”. Por isso na sua relação com os outros é importante ser “real”, verdadeiro, transparente e sincero pois só dessa forma se estabelece a relação de confiança que promove a empatia.
4. Segurança
Adotar uma atitude de segurança tem a ver com a autoconfiança, aceitando que numa relação nem sempre tem de “ganhar” ou “ficar por cima”. Uma relação de empatia é por isso uma relação “ganha-ganha” – eu estou bem se o outro está bem.
5. Humor
O humor q.b. é um dos melhores condimentos das relações saudáveis e gratificantes pois está associado a boas sensações, ao prazer de viver a vida e a uma atitude positiva que alivia tensões e promove o bem-estar.
Mediante a informação deste artigo, faz sentido para si adotar alguma postura diferente daquilo que já faz hoje para construir uma relação de excelência com os outros?
Um autor que costumo ler com frequência é o Daniel Goleman. Outro que também gosto muito é o John C. Maxwell. São dois autores de excelência que escrevem sobre diversas temas da comunicação e da liderança, e ambos focam a importância da empatia na construção de relações gratificantes e valiosas na liderança e em todas as vertentes da vida pessoal e profissional.
A empatia ou a capacidade de ser empático é essencial nas relações pessoais e profissionais pois proporciona uma maior fluidez e abertura na comunicação uma vez que existe uma sintonia entre ambas as partes, eu adoto a atitude de “me colocar no lugar do outro” sentindo as qualidades interiores da outra pessoa, apesar das diferenças, contruindo nesse processo uma relação de abertura, de compreensão e aceitação.
Segundo Daniel Goleman a empatia pode ser dividida em três vertentes:
- Conhecer os sentimentos dos outro
- Sentir os sentimentos do outro
- Responder compassivamente aos sentimentos do outro
Como construir e desenvolver empatia numa base diária? E o que se pode fazer na interação com as outras pessoas, quer seja a nível pessoal, numa equipa ou num processo de venda, para haver empatia?
John C. Maxwell sugere 5 atitudes que o vão ajudar a criar ou fortalecer os laços de empatia com os outros.
1. Apreço
Todos nós somos diferentes e gostamos quando os outros valorizam aquilo que somos. Ou seja a atitude de apreço pelo outro transmite a mensagem “eu valorizo-te pelo que és” e é na base do apreço pelo outro e pelos seus valores pessoais que a empatia é construída.
2. Sensibilidade
Adotar uma atitude de sensibilidade na relação com o outro significa ter a abertura, a disponibilidade e humildade para identificar no outro os seus sentimentos pessoais e alinhar a sua atitude pelos mesmos gerando dessa forma um clima de entendimento e aceitação.
3. Consistência
Ser consistente tem a ver com a sua genuinidade. Empatia não tem a ver com uma atitude de “querer parecer bem”. Por isso na sua relação com os outros é importante ser “real”, verdadeiro, transparente e sincero pois só dessa forma se estabelece a relação de confiança que promove a empatia.
4. Segurança
Adotar uma atitude de segurança tem a ver com a autoconfiança, aceitando que numa relação nem sempre tem de “ganhar” ou “ficar por cima”. Uma relação de empatia é por isso uma relação “ganha-ganha” – eu estou bem se o outro está bem.
5. Humor
O humor q.b. é um dos melhores condimentos das relações saudáveis e gratificantes pois está associado a boas sensações, ao prazer de viver a vida e a uma atitude positiva que alivia tensões e promove o bem-estar.
Mediante a informação deste artigo, faz sentido para si adotar alguma postura diferente daquilo que já faz hoje para construir uma relação de excelência com os outros?