
5 sinais de que a sua equipa precisa do líder agora
Os bons resultados de uma empresa dependem, em grande parte, da capacidade do líder manter a sua equipa alinhada, motivada e produtiva. Na gestão de equipas, o papel do líder e, principalmente, o estilo de liderança adotado (como nos diz o DISC: Dominador, Influenciador, Estável ou Consciencioso) assumem particular importância.
Ao longo dos anos, com centenas de horas de trabalho com os clientes e formação especializada ao nível da comunicação e da linguagem não-verbal, fui aprimorando a capacidade de identificar nas pessoas “sinais” que traduzem o seu estado de espírito.
Dessa forma torna-se mais fácil partilhar com os meus clientes algumas técnicas de linguagem não-verbal mas, de uma forma mais abrangente, ter em atenção determinados sinais e atitudes no contexto da gestão de equipas.
Um exercício que gosto de fazer de vez em quando, por exemplo quando vou no comboio em viagem para alguma formação ou evento, é olhar para as pessoas e procurar identificar o seu estado de espírito através da expressão, e a “história” por trás desse feeling.
“Esta pessoa tem uma expressão de felicidade e brilho no olhar, será que teve uma boa notícia hoje de manhã?”
“ Aquela pessoa denota na sua linguagem corporal uma grande tensão nervosa, será que vai ter uma reunião difícil ou uma entrevista de emprego?”
Eu considero que treinar esta capacidade de compreender melhor o outro pode ser muito útil e, no papel de líder, é importante estar atento e identificar sinais que traduzem o feeling de uma equipa.
No contexto da gestão de equipa existe um tipo de sinais aos quais o líder deve estar de “olhos e ouvidos bem abertos”. São sinais de “alerta”, que não devem ser vistos como “problemas” mas sim oportunidades para atuar e melhorar o desempenho. Se está a identificar qualquer um destes sinais na sua equipa, analise com atenção os mesmos e crie uma estratégia para alinhar a sua equipa por um foco mais proativo e positivo.
- “Choques” de personalidades
Existem pessoas na sua equipa com “personalidade difícil” e que apresentam, com frequência, atitudes mais suscetíveis de causar desgaste emocional nas outras pessoas?
- Baixa autoconfiança
Está a identificar na sua equipa atitudes pouco otimistas, com linguagem e comportamentos constantes que traduzem um estado de espírito do género “não vai correr bem”?
- Racionalização do erro
Existe uma tendência na sua equipa à repetição sucessiva de ações incorretas e ineficazes, sem procurar colocar o foco na procura de uma solução para minimizar ou evitar a ocorrência dos mesmos?
- Resignação
Sente no estado de espírito da sua equipa uma atitude de “tem de ser”, como se funcionasse em “modo automático”, com baixos índices de autonomia, autocrítica e falta de uma atitude mais assertiva e vencedora?
- Queixa constante
Existe uma atitude de reclamação permanente, como forma de verbalizar algum tipo de descontentamento em relação a alguma situação que ainda não identificou?
O foco, como costumo dizer, está na solução. Aceitando que estes desafios mais tarde ou mais cedo possam surgir, utilize os mesmos como uma oportunidade para identificar pontos de melhoria, corrigir o que correu menos bem e trabalhar num plano de ação para alinhar a sua equipa numa atitude mais proativa, positiva e orientada para a solução:
- Está a proporcionar aos seus colaboradores a informação necessária para que realizem o trabalho com eficácia e eficiência?
- Está a estimular o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores com tarefas mais exigentes e novos desafios?
- Proporciona feedback regular aos seus colaboradores, para corrigir erros ou para reconhecer um trabalho bem feito?
-Conhece o perfil comportamental dos seus colaboradores e tem uma noção clara de quais são os seus pontos-fortes e aspetos a melhorar?
- Está a garantir que o seu colaborador dispõe dos recursos e ferramentas necessárias para realizar o melhor trabalho?
- Está a utilizar um sistema de avaliação de desempenho como base para as promoções?
- Está a dar aos seus colaboradores motivação para serem excelentes, incluindo renumeração, promoções e reconhecimento pelo trabalho excecional?
-Está a estimular o sentido de equipa e a alinhar a mesma pelos valores, missão e visão da empresa?
Resumindo, o estilo de liderança, a comunicação constante e sistemática, os valores da empresa só para citar alguns exemplos, são aspetos importantes que permitem criar um ambiente de trabalho de comprometimento e alinhamento da equipa com os resultados da empresa.
Está atento aos sinais que a sua equipa lhe transmite?
Identifique os comportamentos a corrigir, avalie o que deve ser melhorado e estabeleça um plano de ação para uma equipa muito mais alinhada, produtiva e, at last but not the least, feliz.
Ao longo dos anos, com centenas de horas de trabalho com os clientes e formação especializada ao nível da comunicação e da linguagem não-verbal, fui aprimorando a capacidade de identificar nas pessoas “sinais” que traduzem o seu estado de espírito.
Dessa forma torna-se mais fácil partilhar com os meus clientes algumas técnicas de linguagem não-verbal mas, de uma forma mais abrangente, ter em atenção determinados sinais e atitudes no contexto da gestão de equipas.
Um exercício que gosto de fazer de vez em quando, por exemplo quando vou no comboio em viagem para alguma formação ou evento, é olhar para as pessoas e procurar identificar o seu estado de espírito através da expressão, e a “história” por trás desse feeling.
“Esta pessoa tem uma expressão de felicidade e brilho no olhar, será que teve uma boa notícia hoje de manhã?”
“ Aquela pessoa denota na sua linguagem corporal uma grande tensão nervosa, será que vai ter uma reunião difícil ou uma entrevista de emprego?”
Eu considero que treinar esta capacidade de compreender melhor o outro pode ser muito útil e, no papel de líder, é importante estar atento e identificar sinais que traduzem o feeling de uma equipa.
No contexto da gestão de equipa existe um tipo de sinais aos quais o líder deve estar de “olhos e ouvidos bem abertos”. São sinais de “alerta”, que não devem ser vistos como “problemas” mas sim oportunidades para atuar e melhorar o desempenho. Se está a identificar qualquer um destes sinais na sua equipa, analise com atenção os mesmos e crie uma estratégia para alinhar a sua equipa por um foco mais proativo e positivo.
- “Choques” de personalidades
Existem pessoas na sua equipa com “personalidade difícil” e que apresentam, com frequência, atitudes mais suscetíveis de causar desgaste emocional nas outras pessoas?
- Baixa autoconfiança
Está a identificar na sua equipa atitudes pouco otimistas, com linguagem e comportamentos constantes que traduzem um estado de espírito do género “não vai correr bem”?
- Racionalização do erro
Existe uma tendência na sua equipa à repetição sucessiva de ações incorretas e ineficazes, sem procurar colocar o foco na procura de uma solução para minimizar ou evitar a ocorrência dos mesmos?
- Resignação
Sente no estado de espírito da sua equipa uma atitude de “tem de ser”, como se funcionasse em “modo automático”, com baixos índices de autonomia, autocrítica e falta de uma atitude mais assertiva e vencedora?
- Queixa constante
Existe uma atitude de reclamação permanente, como forma de verbalizar algum tipo de descontentamento em relação a alguma situação que ainda não identificou?
O foco, como costumo dizer, está na solução. Aceitando que estes desafios mais tarde ou mais cedo possam surgir, utilize os mesmos como uma oportunidade para identificar pontos de melhoria, corrigir o que correu menos bem e trabalhar num plano de ação para alinhar a sua equipa numa atitude mais proativa, positiva e orientada para a solução:
- Está a proporcionar aos seus colaboradores a informação necessária para que realizem o trabalho com eficácia e eficiência?
- Está a estimular o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores com tarefas mais exigentes e novos desafios?
- Proporciona feedback regular aos seus colaboradores, para corrigir erros ou para reconhecer um trabalho bem feito?
-Conhece o perfil comportamental dos seus colaboradores e tem uma noção clara de quais são os seus pontos-fortes e aspetos a melhorar?
- Está a garantir que o seu colaborador dispõe dos recursos e ferramentas necessárias para realizar o melhor trabalho?
- Está a utilizar um sistema de avaliação de desempenho como base para as promoções?
- Está a dar aos seus colaboradores motivação para serem excelentes, incluindo renumeração, promoções e reconhecimento pelo trabalho excecional?
-Está a estimular o sentido de equipa e a alinhar a mesma pelos valores, missão e visão da empresa?
Resumindo, o estilo de liderança, a comunicação constante e sistemática, os valores da empresa só para citar alguns exemplos, são aspetos importantes que permitem criar um ambiente de trabalho de comprometimento e alinhamento da equipa com os resultados da empresa.
Está atento aos sinais que a sua equipa lhe transmite?
Identifique os comportamentos a corrigir, avalie o que deve ser melhorado e estabeleça um plano de ação para uma equipa muito mais alinhada, produtiva e, at last but not the least, feliz.