A mentoria para impulsionar a performance

A mentoria para performance pode ser retratada com esta célebre frase de Plutarco: “A mente não é um vaso a ser cheio, mas um fogo a ser aceso.” 
 
Por experiência posso afirmar que a mentoria é sempre muito mais que receber orientações e conselhos, ela é um processo de transformação do mentorado, que está na procura de um objetivo.
 
 

O processo de mentoria
 
A mentoria pode ser descrita como um caminho a percorrer, onde o mentor, de forma empática, está a guiar o seu aprendiz e a evitar que “tropece nos obstáculos”.
 
É necessário que o mentor ofereça feedbacks, sugestões e o incentivo para que o mentorado siga em frente e consiga dar o melhor de si para alcançar o próximo nível e assim, sucessivamente.
 
Durante o processo de mentoria, os exemplos de comportamento do mentor são os seus melhores ensinamentos, seja no trato com as equipas, na busca de soluções ou em situações mais sensíveis, como gerir crises.
É desta forma que o processo de mentoria está a agregar valor para os participantes, muitas vezes, forçando-os a ampliar as suas perceções ou a sair da zona de conforto.
 
 

Os benefícios da mentoria para performance
 
É consenso para grande parte dos líderes que colaboradores bem treinados e orientados ganham mais que um senso de propósito na equipa, estes aumentam o seu desempenho e, consequentemente, a sua produtividade.
 
E assim, a mentoria torna-se uma ferramenta bastante utilizada para detetar e aprimorar colaboradores de alta performance, trazendo grandes benefícios para o profissional e para a empresa.
 
Além disso, a atuação do mentor pode impactar positivamente na retenção de talentos.
 
Conheça alguns benefícios da mentoria para performance.
 
 

Motivação e autoconfiança
 
O mentor, com o seu conhecimento técnico e experiência pessoal, procura direcionar o mentorado para os objetivos e motiva-o a criar a sua
marca pessoal e a ocupar o seu espaço no ambiente corporativo.
 
 

Direcionamento de ações estratégias
 
O programa de mentoria é projetado e organizado para alcançar fins específicos e estratégicos. De maneira geral, o mentorado observa a atuação do mentor e aprende com os seus acertos, pois, para otimizar os resultados, o mentor procura mostrar ações que já foram testadas e que alcançaram bons resultados.
 
 

Resolução de problemas
 
Para resolver problemas de formas mais assertiva, o mentor usará toda a sua experiência em situações similares e, assim como no item anterior, pode oferecer ao mentorado caminhos comprovadamente eficazes. Em determinadas situações, o mentor ouvirá as sugestões do aprendiz e juntos, vão discutir qual a melhor solução. Em situações de emergências, o mentor agirá de pronto e explicará, posteriormente, as suas escolhas.
 
 

Networking
 
Tanto a mentoria de performance como aquelas direcionadas para outros objetivos proporcionam ao mentorado ampliar a sua rede de contatos e conhecer outros profissionais da sua área de atuação. Desta maneira, o mentorado pode usufruir de todo o networking adquirido em todos os anos de experiência do mentor.
 
 

Ferramentas e materiais
 
Durante as reuniões e atividades, o mentor vai oferecer materiais e ferramentas para o aprendiz. A vantagem aqui é que tudo já foi testado e aprovado durante a trajetória profissional do mentor. O que resulta em ferramentas e materiais prontos para o uso diário.
 
 

As estratégias de alto desempenho
 
Um programa de mentoria utiliza diferentes estratégias e processos, adequados à realidade e objetivos de cada profissional.
 
Contudo, podemos relacionar algumas estratégicas que podem sem aplicadas a todas as funções e áreas de atuação.

   1. Preparar profissionais promissores para ocuparem cargos de liderança e de gestão.
   2. Auxiliar gerentes e supervisores a aprimorar as suas habilidades pessoais.
 3. Ampliar as habilidades de profissionais talentosos nos mais diversos setores da empresa: gestão de novos negócios, finanças, vendas, entre outros.
  4. Treinar colaboradores com foco no cliente, orientando sobre as diferentes formas de relacionamento com o cliente e para gestão de clientes.
 
Os novos desafios de nosso mundo em transformação, exige o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais, de gestão de pessoas e administração de crises, sempre focado nos objetivos estratégicos de cada empresa e no crescimento pessoal.
 

 
“A mente não é um vaso a ser cheio, mas um fogo a ser aceso.”
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.