A Nova Cultura Organizacional das Empresas

Uma nova cultura para um ambiente em transformação
 
Com tudo o que está a acontecer no mundo à nossa volta, como podemos alcançar uma  nova cultura organizacional das empresas?
 
Os acontecimentos deste ano, exigiram mudanças rápidas e, muitas vezes drásticas, na forma de trabalhar das equipas e das suas lideranças e isso, deve trazer ainda mais transformações agora que as empresas, comércios e serviços retomaram as suas atividades.
 
Nos diferentes artigos e temas que publicamos neste blog insisto sempre que o meu foco de trabalho é no desenvolvimento das pessoas. Pois, são as pessoas as principais responsáveis por alcançar os objetivos e, ainda, porque são elas que compõem e vivem a cultura nas empresas.
 
Com o mundo em rápida transformação, são as pessoas,
indivíduos de diversas formações e capacidades, líderes, colaboradores das equipas, founders ou stakeholders, que vão atuar na forma como uma organização vai fazer os seus negócios, como vai tratar os seus fornecedores e clientes ou como irá direcionar o ambiente de trabalho.



A cultura reúne diferentes expressões individuais
 
Podemos entender como cultura um conjunto de fatores. Recorde as histórias contadas pelos seus pais e avós, as cantigas infantis, aquela receita deliciosa que só era feita na sua casa em momentos especiais.  Então, entre outros fatores que formam a cultura, podemos citar: história, hábitos e costumes, educação e valores. Ou seja, é uma infinidade de variáveis, de sentimentos e sentidos, muitas vezes subjetivos, mas que, em conjunto, formam o pensar e o fazer de uma sociedade, de uma família e das pessoas, numa determinada época.
 
A esta altura, deve estar a imaginar: "O que é que as empresas têm a ver com isso?". Como referido anteriormente, uma empresa é feita por pessoas e, cada uma traz a sua história pessoal. Ou seja, a cultura organizacional é o conjunto de normas formais e, principalmente, informais e não escritas, que determinam o comportamento e atitudes diárias dos colaboradores e, que influenciam diretamente como serão alcançados os objetivos e resultados da empresa.
 
E, por isso, a empresa deve conter e abranger diferentes visões, mas, sempre procurando manter o seu propósito e objetivos, independente do seu tamanho ou segmento de atuação.
 


A cultura empresarial transforma pessoas e negócios
 
Uma cultura empresarial é considerada positiva quando auxilia as equipas a alcançar o seu melhor desempenho, seja por meio de formações, motivações, prémios, entre outras. Sempre focada nas estratégias, objetivo e aspirações da organização. Fazendo isso, são alcançados os altos padrões de comportamento.
 
A transformação cultural, quando é proposta em cenários de normalidade, deve ser preparada e realizada em etapas, abrindo diálogos com os colaboradores, mostrando a estes, que se deseja elevar o patamar empresarial e colocá-lo num nível ainda mais elevado.
 
 

Etapas do processo de mudança cultural
 
Mudanças assustam e, invariavelmente, colocam os colaboradores em sentido de alerta e defensivo. Tirá-los dessa zona de conforto, de maneira que as mudanças ocorram de forma fluida é o
desafio da liderança.
 
De  imediato, sugiro que tenham atenção às seguintes medidas:
1 - Começar imediata e criteriosamente;
2 - Toda a liderança precisa estar comprometida com a mudança e com os valores;  para isso é necessário que sejam relembrados.
3 - Definir os objetivos de forma clara para que todos entendam;
4 - Abrir um ou vários canais de comunicação, para que as pessoas se sintam parte da solução.
 
Estes quatro passos exigem das lideranças planeamento, disciplina e muita certeza na implementação da nova cultural organizacional da empresa.


Finalmente, quero deixar um lembrete para os líderes, para a importância da  criação de uma cultura mais positiva. As novas mídias sociais possibilitam a abertura de uma nova forma de comunicação com os colaboradores, aproximando "pessoas de pessoas", com mais transparência, agilidade e, dentro dos limites, com mais informalidade.
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