As 7 qualidades da liderança que mais se destacam

Quais são as qualidades que definem a liderança de excelência?

Quais são as competências que os líderes devem procurar treinar e desenvolver nesse sentido?

O autor e palestrante motivacional Brian Tracy, reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos na área das vendas e desenvolvimento pessoal, identificou as 7 qualidades da liderança que se destacam das demais e que partilhamos consigo de seguida. 

1. 
Visão

A visão é o que distingue o líder do gestor, ou seja o líder visualiza e projeta no futuro, sabe onde quer chegar e aquilo que tem de fazer para atingir os objetivos, alinhando e motivando todos à sua volta na procura e concretização dessa visão.

2. Integridade

Os líderes de excelência caraterizam-se pela sua honestidade em tudo o que fazem, fazendo da mesma um valor core da sua organização. Este é um valor fundamental na liderança na medida em que um líder com elevada integridade gera confiança e respeito nos seus colaboradores, parceiros e clientes.

3. Coragem

Há uma frase atribuída a Winston Churchill que diz “a coragem é de longe a maior virtude, da qual todas as outras dependem.” A coragem é uma das mais importantes caraterísticas da liderança, uma vez que o líder deve ser alguém capaz de correr riscos e que muitas vezes tem de sair da sua “zona de conforto” para ultrapassar as dificuldades com que se depara.

4. Humildade

Os líderes de excelência são capazes de projetar uma imagem de força e autoconfiança, mas ainda assim serem humildes. Humildade não significa fraqueza ou insegurança. Significa possuir a confiança e a consciência para reconhecer valor nos outros à sua volta, nas suas competências e expertise. Significa também estar disposto a admitir que pode não saber todas as respostas, que não é um “ser todo poderoso” com uma solução para tudo, mas pelo contrário que acredita na sua equipa, precisa dela e atribui-lhe o devido valor.

5. Planeamento estratégico

Os líderes de excelência são notáveis no planeamento estratégico, antecipam necessidades e preveem as tendências do mercado onde se inserem. Os líderes não vivem para o dia-a-dia mas planeiam a curto, médio e longo prazo, garantindo dessa forma a sua competitividade e obtendo vantagem em relação à concorrência.

6. Foco

É importante que o líder possua uma grande capacidade de foco, dirigindo e concentrando a sua atenção naquilo que é prioritário para atingir os resultados e satisfazer os clientes. Para ter sucesso o líder deve selecionar com cuidado e de forma precisa o trabalho a ser feito por aqueles que lidera, rejeitando aquilo que os distraia do seu foco e das necessidades da organização, garantido dessa forma que os resultados sejam atingidos mais rapidamente.

7. Cooperação

O líder deve ter presente o sentido de cooperação, a habilidade de unir os esforços de todos em prol de um objetivo comum, de um projeto, de uma visão, promovendo dessa forma um maior alinhamento das pessoas, que trabalham não apenas porque “são pagas para isso”, mas porque também acreditam nessa mesma visão e sentem que o seu contributo é valioso e importante.

Concluindo, se pretende desenvolver as suas competências de liderança e ser reconhecido como um líder de excelência, crie a sua visão, viva com integridade, seja corajoso, pratique a humildade, defina uma estratégia, foque-se no essencial e coopere com aqueles à sua volta.
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.