As resoluções não precisam de ser as minhas, mas as da minha equipa
Trabalhar em equipa é fundamental, mas para o sucesso de um empreendimento é preciso preparar as equipas para determinar as resoluções de problemas quando o gestor não estiver presente.
Colaboradores proativos e que saibam como enfrentar situações inesperadas, simplificam a tomada de decisões e superam com mais rapidez as dificuldades.
Autonomia gera segurança
Alguns fatores são essenciais para ter uma equipa coesa e preparada para resolver problemas, entre os principais estão: treino constante, tentar sempre oferecer aos colaboradores a segurança necessária para a tomada de decisões.
Esta segurança é conquistada pelos colegas de uma equipa, quando o seu líder conhece as habilidades e confia em cada um deles e, principalmente, quando esse líder confia em si e tem segurança suficiente para delegar funções.
Este comportamento positivo e transparente do líder ou gestor é o principal pilar que vai apoiar cada indivíduo a resolver situações com maior assertividade e sempre a pensar nos objetivos e metas da sua equipa e da empresa.
Equipas orientadas para resoluções de problemas
Treinar uma equipa é fundamental para que ocorra maior interação entre os colegas, melhor conhecimento dos objetivos a serem alcançados e também ampliar o sentimento de segurança na tomada de decisões.
O treino deve seguir os seguintes passos:
- Incentivar a colaboração entre os participantes: um clima organizacional leve e livre de competições permite aos colaboradores apoiarem-se uns aos outros.
- Analisar o problema de diferentes pontos de vista: ao chamar a equipa para estudar e analisar um problema, o líder precisa de ter a habilidade de ouvir atentamente as pessoas, respeitar suas opiniões e aceitar as escolhas propostas pelo grupo.
- Utilizar um método didático: quanto mais simples, melhor será o entendimento. Assim, é preciso oferecer à equipa um roteiro simplificado para resolução de problemas, utilizando as três etapas:
1 – Determinar o problema
2 – Causas do problema
3 – Apresentar os caminhos para a solução.
O papel do líder na preparação da equipa
Um líder bem preparado sabe que resoluções de problemas não se resumem em simplesmente escolher uma alternativa e não outra. Na maioria das vezes é preciso conciliar opiniões e manter o equilíbrio entre as diferentes visões e posturas do grupo.
O programa de coaching executivo oferece ferramentas para o líder desenvolver habilidades e entender as particularidades de cada um dos colaboradores da sua equipa.
Entre as principais ferramentas estão o desenvolvimento da inteligência emocional; Dream List ou Lista dos Sonhos para aprender a definir objetivos e metas; a utilização do SWOT, da sigla em inglês com as palavras strengths, weakness, opportunities e threats, que significa: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
O líder pode, ainda, partilhar as ferramentas de coaching com os colaboradores, com o propósito de oferecer crescimento e subsídios para atuarem com segurança quando as situações exigirem.
Para líderes e colegas das equipas, deixo uma reflexão de um dos melhores escritores do século XX e que, em 2020 teve um dos seus livros a ser o mais vendido no Brasil, com quase 110 mil exemplares vendidos (refiro-me à obra “Mais esperto que o diabo”, publicada em 1938). Trata-se de Napoleon Hill (1883-1970):
“Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas ensinaram-me a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria”.
Colaboradores proativos e que saibam como enfrentar situações inesperadas, simplificam a tomada de decisões e superam com mais rapidez as dificuldades.
Autonomia gera segurança
Alguns fatores são essenciais para ter uma equipa coesa e preparada para resolver problemas, entre os principais estão: treino constante, tentar sempre oferecer aos colaboradores a segurança necessária para a tomada de decisões.
Esta segurança é conquistada pelos colegas de uma equipa, quando o seu líder conhece as habilidades e confia em cada um deles e, principalmente, quando esse líder confia em si e tem segurança suficiente para delegar funções.
Este comportamento positivo e transparente do líder ou gestor é o principal pilar que vai apoiar cada indivíduo a resolver situações com maior assertividade e sempre a pensar nos objetivos e metas da sua equipa e da empresa.
Equipas orientadas para resoluções de problemas
Treinar uma equipa é fundamental para que ocorra maior interação entre os colegas, melhor conhecimento dos objetivos a serem alcançados e também ampliar o sentimento de segurança na tomada de decisões.
O treino deve seguir os seguintes passos:
- Incentivar a colaboração entre os participantes: um clima organizacional leve e livre de competições permite aos colaboradores apoiarem-se uns aos outros.
- Analisar o problema de diferentes pontos de vista: ao chamar a equipa para estudar e analisar um problema, o líder precisa de ter a habilidade de ouvir atentamente as pessoas, respeitar suas opiniões e aceitar as escolhas propostas pelo grupo.
- Utilizar um método didático: quanto mais simples, melhor será o entendimento. Assim, é preciso oferecer à equipa um roteiro simplificado para resolução de problemas, utilizando as três etapas:
1 – Determinar o problema
2 – Causas do problema
3 – Apresentar os caminhos para a solução.
O papel do líder na preparação da equipa
Um líder bem preparado sabe que resoluções de problemas não se resumem em simplesmente escolher uma alternativa e não outra. Na maioria das vezes é preciso conciliar opiniões e manter o equilíbrio entre as diferentes visões e posturas do grupo.
O programa de coaching executivo oferece ferramentas para o líder desenvolver habilidades e entender as particularidades de cada um dos colaboradores da sua equipa.
Entre as principais ferramentas estão o desenvolvimento da inteligência emocional; Dream List ou Lista dos Sonhos para aprender a definir objetivos e metas; a utilização do SWOT, da sigla em inglês com as palavras strengths, weakness, opportunities e threats, que significa: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
O líder pode, ainda, partilhar as ferramentas de coaching com os colaboradores, com o propósito de oferecer crescimento e subsídios para atuarem com segurança quando as situações exigirem.
Para líderes e colegas das equipas, deixo uma reflexão de um dos melhores escritores do século XX e que, em 2020 teve um dos seus livros a ser o mais vendido no Brasil, com quase 110 mil exemplares vendidos (refiro-me à obra “Mais esperto que o diabo”, publicada em 1938). Trata-se de Napoleon Hill (1883-1970):
“Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas ensinaram-me a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria”.