Chamar a atenção do gestor

Liderado, como chamar a atenção do gestor: resultados ou voz alta?

Colaboradores e membros das equipas, mesmo os mais experientes, levantam a questão de como chamar a atenção do gestor para com isso, alcançarem maior destaque e terem o seu trabalho e empenho reconhecidos pelos líderes e pela empresa.

Mas, como é que isso deve ser feito? Gritando, já sabemos que não é. Então, será que é fazendo relatórios periódicos, enviando bilhetes ou publicando o dia a dia nas redes sociais?

 

Exercitar para desenvolver

Muitas destas dúvidas e a procura consciente para as suas respostas, o profissional encontra no meu trabalho de coaching executivo. Com os clientes, colocamos sempre a alta performance como alvo a atingir e ela precisa de ser exercitada com o desenvolvimento das potencialidades e habilidades do profissional. E é o coach que vai orientar e ajudar a identificar as etapas a percorrer.
 
Quando o profissional
conhece as suas potencialidades, desenvolve uma comunicação eficaz e um mindset vencedor, ele reúne as condições para chamar a atenção do gestor, da equipa e de toda a empresa.
 
 

Os passos para obter a atenção do gestor

Existem várias maneiras de impressionar o gestor. A principal é apresentar os resultados alcançados pelos colaboradores e pelas equipas.
E o caminho para atingir os resultados passa, necessariamente, por algumas etapas de desenvolvimento do profissional.
Como eu sempre digo aos meus clientes, o primeiro passo é ocupar o seu espaço! Quem não se lembra de seu primeiro dia de trabalho? Tudo é novo, diferente e desafiador e demora algum tempo para se habituar às novas funções.
 
E, não pense que por ser um expert na sua profissão ou muito simpático com todos, que os membros da equipa vão considerá-lo parte do grupo. É preciso chegar com calma, entender a dinâmica do gestor e dos demais colaboradores e estar pronto para demonstrar o seu potencial e com ele, conquistar o espaço no grupo e na atenção do gestor.
 
Outro comportamento bastante útil é o de aprender continuamente e em cada oportunidade. Se for possível, faça cursos de especialização e atualização. Em geral, as empresas valorizam os colaboradores que têm interesse em capacitação.
 
E esta capacitação, criará melhores condições de ser a pessoa que resolve, o profissional proativo que está a par dos procedimentos e processos e está pronto para solucionar os problemas que aparecerem.
 
O comportamento anterior pode ser potencializado com outro, também importante para chamar a atenção do gestor que é nunca fugir dos feedbacks. O famoso CEO da Tesla e Space-X, Elon Musk ensina: "Encontre tudo o que há de errado e corrija. E procure feedback negativo, especialmente de chefes e dos seus amigos.”.
 
Ao ouvir a recomendação de Musk, pode estar a pensar que ninguém gosta de receber críticas e repreensões. Reflita comigo: por mais que tenha uma opinião pouco clara, haverá sempre um gestor ou colaborador que irá discordar de si. Escute os seus colegas de trabalho e aprenda com eles. Crescer com as críticas recebidas é fundamental para todo o profissional.
 
É no momento do feedback, como por exemplo, durante uma avaliação funcional, que o profissional tem a grande oportunidade de mostrar ao líder a sua inteligência emocional, a sua ética e a trajetória e, desta forma, destacar-se na empresa.
 
E como disse anteriormente, apresente resultados. Reflita sempre sob a sua produtividade, pois é o caminho para os resultados esperados e para se tornar referência entre os membros da equipa e chamar a atenção do gestor.
 
Finalmente, como coach, deixo uma orientação: tenha em mente os seus objetivos pessoais e o planeamento da sua carreira. Cada um de nós não é a empresa, ela já existia antes da sua chegada. Seja o melhor profissional possível, por si. Cada um de nós, é o gestor da sua vida!
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.