Como a falta de sinergia da equipa afeta o planeamento estratégico
Entre as várias ações e estados que compõem e envolvem as relações sociais, a sinergia é a que move e proporciona crescimento contínuo e harmonioso entre famílias, comunidades e empresas.
Para resumir o conceito numa palavra, podemos dizer que sinergia significa cooperação.
Quando estamos a falar de sinergia empresarial, devemos ter em mente que ela é o combustível do planeamento estratégico de toda a empresa, pois, é a sinergia que vai promover a união entre equipas e setores para encontrar as soluções necessárias para alcançar os objetivos e metas.
Os fatores da sinergia empresarial
A sinergia entre equipas é construída sobre cinco pilares, que também norteiam a grande maioria dos relacionamentos humanos:
Para resumir o conceito numa palavra, podemos dizer que sinergia significa cooperação.
Quando estamos a falar de sinergia empresarial, devemos ter em mente que ela é o combustível do planeamento estratégico de toda a empresa, pois, é a sinergia que vai promover a união entre equipas e setores para encontrar as soluções necessárias para alcançar os objetivos e metas.
Os fatores da sinergia empresarial
A sinergia entre equipas é construída sobre cinco pilares, que também norteiam a grande maioria dos relacionamentos humanos:
- - Cooperação
- - Respeito
- - Lealdade
- - Comprometimento
- - União.
A falta ou insuficiência de um dos pilares pode colocar tudo a perder.
Uma analogia para entendermos a importância destes pilares para a construção de um estado de sinergia é observarmos uma Orquestra Sinfónica.
Nela, o maestro é o líder, está com a batuta para reger todos os músicos e os seus instrumentos. Estes, por sua vez, são divididos em quatro famílias: cordas, madeiras, metais e percussão. As famílias são divididas em naipes, ou seja, nem todos os violinos podem estar a tocar o mesmo arranjo, eles podem estar subdivididos para cada um tocar partes do arranjo.
Para o público que está a ouvir um concerto, a música é harmoniosa e nem sempre percebem a presença ou ausência de um ou outro instrumento.
E ainda, as orquestras são classificadas de acordo com o número de instrumentistas. Desta forma, podem ser, orquestra sinfónica, de cordas ou de câmara.
A “orquestra” empresarial
Perceberam a analogia entre uma empresa e uma orquestra?
As quatro famílias são os setores de produção, administrativo, logística e comercial. Esses setores são divididos em departamentos (os naipes) como contas a pagar, fiscalidade, linha de produção, desenvolvimento de produtos, expedição e tantos outros.
A classificação é o porte da empresa, conforme o número de funcionários e valor de faturação. E a partitura é o planeamento estratégico.
Agora, imaginem o caos se não houver sinergia entre líder (maestro) e equipas (músicos). Toda a preparação, ensaio e concerto serão perdidos e o público receberá uma música mal feita e desagradável de ouvir.
A sinergia e as equipas
Líderes e equipas que trabalham em sintonia, procuram o melhor de cada indivíduo durante a execução dos trabalhos.
Isso permite a partilha de conhecimentos, troca de experiências e a constante colaboração entre os participantes de um trabalho.
Os ambientes empresariais sinérgicos obtêm um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Colaboradores mais envolvidos e alinhados com a cultura e os valores da empresa trabalham focados na missão e visão da empresa, colocam o planeamento estratégico em ação e alcançam resultados cada vez mais expressivos.
Como coach, oriento sempre os empreendedores, gestores e profissionais a responderem a algumas questões antes de iniciar a implantação da sinergia nos seus trabalhos. Seguem-se alguns exemplos:
- - Todos os colaboradores estão cientes dos objetivos da empresa? É muito importante a empresa ter os objetivos que pretende bem definidos e isso nem sempre é uma realidade!
- - Está bem claro para os colaboradores que a participação e envolvimento de todos é essencial para alcançar esses objetivos?
- - Os colabores são reconhecidos e parabenizados quando apresentam trabalhos de grande qualidade e pontualidade? Alguns gestores acham que já pagam ao colaborador para desempenharem essas funções e isso é verdade, mas nem imaginam o resultado de reconhecerem esse desempenho.
- - Como empreendedor, gestor ou líder, está a observar, com total atenção, o que ocorre na sua empresa e com a sua equipa, de forma a ter sensibilidade suficiente para tratar as pessoas com empatia? Dar-lhes alguns momentos de atenção, como por exemplo cumprimentar as pessoas, tratá-las pelo nome, saber o que as preocupa e o que as faz felizes, etc.
Devemos ter sempre em mente que empresas estão baseadas em pessoas, processos e produtos. Mesmo as empresas mais automatizadas dependem das pessoas para competirem no mercado.
Deixo uma frase para reflexão sobre a sinergia entre equipas e o planeamento estratégico: É urgente que recriemos a humanização nas empresas, somente assim as organizações terão produtos criativos e inovadores.