Como a falta de sinergia da equipa afeta o planeamento estratégico

Entre as várias ações e estados que compõem e envolvem as relações sociais, a sinergia é a que move e proporciona crescimento contínuo e harmonioso entre famílias, comunidades e empresas.

Para resumir o conceito numa palavra, podemos dizer que sinergia significa cooperação.

Quando estamos a falar de sinergia empresarial, devemos ter em mente que ela é o combustível do planeamento estratégico de toda a empresa, pois, é a sinergia que vai promover a união entre equipas e setores para encontrar as soluções necessárias para alcançar os objetivos e metas.



Os fatores da sinergia empresarial

A sinergia entre equipas é construída sobre cinco pilares, que também norteiam a grande maioria dos relacionamentos humanos:
  1. - Cooperação
  2. - Respeito
  3. - Lealdade
  4. - Comprometimento
  5. - União.
 
 A falta ou insuficiência de um dos pilares pode colocar tudo a perder.

Uma analogia para entendermos a importância destes pilares para a construção de um estado de sinergia é observarmos uma Orquestra Sinfónica.

Nela, o maestro é o líder, está com a batuta para reger todos os músicos e os seus instrumentos. Estes, por sua vez, são divididos em quatro famílias: cordas, madeiras, metais e percussão. As famílias são divididas em naipes, ou seja, nem todos os violinos podem estar a tocar o mesmo arranjo, eles podem estar subdivididos para cada um tocar partes do arranjo.

Para o público que está a ouvir um concerto, a música é harmoniosa e nem sempre percebem a presença ou ausência de um ou outro instrumento.

E ainda, as orquestras são classificadas de acordo com o número de instrumentistas. Desta forma, podem ser, orquestra sinfónica, de cordas ou de câmara.



A “orquestra” empresarial

Perceberam a analogia entre uma empresa e uma orquestra?

As quatro famílias são os setores de produção, administrativo, logística e comercial. Esses setores são divididos em departamentos (os naipes) como contas a pagar, fiscalidade, linha de produção, desenvolvimento de produtos, expedição e tantos outros.

A classificação é o porte da empresa, conforme o número de funcionários e valor de faturação. E a partitura é o planeamento estratégico.

Agora, imaginem o caos se não houver sinergia entre líder (maestro) e equipas (músicos). Toda a preparação, ensaio e concerto serão perdidos e o público receberá uma música mal feita e desagradável de ouvir.



A sinergia e as equipas

Líderes e equipas que trabalham em sintonia, procuram o melhor de cada indivíduo durante a execução dos trabalhos.
 
Isso permite a partilha de conhecimentos, troca de experiências e a constante colaboração entre os participantes de um trabalho.


Os ambientes empresariais sinérgicos obtêm um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Colaboradores mais envolvidos e alinhados com a cultura e os valores da empresa trabalham focados na missão e visão da empresa, colocam o planeamento estratégico em ação e alcançam resultados cada vez mais expressivos.

Como coach, oriento sempre  os empreendedores, gestores e profissionais a responderem a algumas questões antes de iniciar a implantação da sinergia nos  seus trabalhos. Seguem-se alguns exemplos:

 
  1. - Todos os colaboradores estão cientes dos objetivos da empresa? É muito importante a empresa ter os objetivos que pretende bem definidos e isso nem sempre é uma realidade!
  2. - Está bem claro para os colaboradores que a participação e envolvimento de todos é essencial para alcançar esses objetivos? 
  3. - Os colabores são reconhecidos e parabenizados quando apresentam trabalhos de grande qualidade e pontualidade?  Alguns gestores acham que já pagam ao colaborador para desempenharem essas funções e isso é verdade, mas nem imaginam o resultado de reconhecerem esse desempenho.
  4. - Como empreendedor, gestor ou líder, está a observar, com total atenção, o que ocorre na sua empresa e com a sua equipa, de forma a ter sensibilidade suficiente para tratar as pessoas com empatia? Dar-lhes alguns momentos de atenção, como por exemplo cumprimentar as pessoas, tratá-las pelo nome, saber o que as preocupa e o que as faz felizes, etc.

Devemos ter sempre em mente que empresas estão baseadas em pessoas, processos e produtos. Mesmo as empresas mais automatizadas dependem das pessoas para competirem no mercado.

Deixo uma frase para reflexão sobre a sinergia entre equipas e o planeamento estratégico: É urgente que recriemos a humanização nas empresas, somente assim as organizações terão produtos criativos e inovadores.
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