Como contratar um coaching

Como contratar um coaching para ampliar as potencialidades
 
A necessidade constante de superar performances, leva profissionais e empresas a contratar um coaching, para alcançar os seus objetivos e as metas cada vez mais exigentes. Este movimento amplia a procura, aquece o mercado e populariza cada vez mais a profissão de coach.
 
E, como venho citando em meus artigos e palestras, é muito importante saber o que se quer, para poder contratar o profissional certo para cada função. Com o coach é da mesma forma. E ainda,
não é preciso esperar pelos maus resultados da equipa ou o não cumprimento das metas anuais para contratar um coaching, seja para o executivo ou para a empresa.



Desenvolver as competências do profissional do futuro
 
Quando falamos em profissional do futuro, quase sempre alguém lembra que o futuro será controlado pelos robôs. Certamente que não, ele será conduzido por humanos, mas, que estejam melhor preparados.
 
É por isso que contratar um coaching é importante para profissionais e empresas, pois, durante o processo, essa metodologia irá despertar as competências necessárias para alcançar esse futuro.
 
Entre as principais competências do futuro, podemos falar em criatividade, execução inovadora, pensamento crítico, conhecimento do comportamento humano e flexibilidade cognitiva.



O atributo principal do coach
 
Alguns atributos são indispensáveis quando se está a buscar um coaching para contratar. Por exemplo, a formação do profissional e as certificações que o coach obteve, as aparições nos meios de comunicação como referência no tema (não nas redes sociais dele próprio) e os casos de sucesso.
 
Porém, o principal atributo é a credibilidade. É ela que determinará a posição que o coach ocupa no mercado onde atua e qual é o grau de seriedade com que é reconhecido.
 
Aqui, para auxiliar no entendimento e na contratação, precisamos entender que Coaching não é mentoria, assessoria, aconselhamento, consultoria e, muito menos, terapia.
 
Como o próprio nome sugere, o coach é o condutor, aquele que colocará o cliente à frente das metodologias de coaching e, estimulará o cliente a refletir e alterar os padrões e hábitos comportamentais, a fim de alcançar os objetivos desejados.



O compromisso com a transformação
 
Exercer a atividade de coaching exige responsabilidade, pois está a participar num processo onde o cliente busca o autoconhecimento e, nalguns momentos, poderá estar fragilizado e a questionar certezas e comportamentos arraigados há muito tempo.
 
É preciso, também, que o profissional de coaching esteja comprometido com a transformação das pessoas e empresas, como base para a criação de um mundo melhor.
Outro atributo importante para este profissional é o respeito e, este abrange ao ritmo e ao estilo de aprendizagem, percepção de si e do mundo, temperamento, tempo de resposta aos estímulos, entre outras.

Deixo uma reflexão aos leitores de uma frase, atribuída erroneamente ao nosso Fernando Pessoa que diz: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Autor: Professor Fernando Teixeira de Andrade - 1946-2008).
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.