Como demonstrar o valor do seu projeto através de um pitch

Fazer-se ouvir num mundo competitivo

Hoje em dia as oportunidades que temos para apresentar os nossos projetos e ideias são escassos, e o tempo que nos disponibilizam é cada vez mais curto.

No mundo competitivo e acelerado em que vivemos nem sempre é fácil captar a atenção do nosso potencial cliente, do investidor que pode mudar o rumo do negócio, do empregador que tem na mão a chave para o emprego de sonho, ou até da pessoa que por algum motivo queremos captar a atenção e persuadir do valor do que temos para oferecer.

Como o tempo que tem para convencer os outros a ouvir e principalmente a aderir à sua ideia é curto, é necessário que torne os seus discursos simples e apelativos, e que a sua comunicação seja acima de tudo eficaz, com um discurso objetivo, estruturado e cativante.

Ter uma grande ideia é fundamental mas não chega: se a sua proposta de valor não for comunicada de forma eficaz aos ouvidos de quem pode tornar essa ideia realidade, a oportunidade pode nunca se concretizar.  


O que diria ao Warren Buffet se o encontrasse num elevador?

Se costuma ver programas como o SharkTank ou se interessa pelo tema das vendas e empreendedorismo é provável que já tenha ouvido falar do termo “pitch de vendas”, “pitch de apresentação” “elevator pitch” ou simplesmente “pitch”.

“Pitch” é uma expressão inglesa que pretende referir-se a uma curta de apresentação de vendas. É um discurso curto, resultado de uma reflexão sobre as forças da sua ideia ou projeto, e apresentado de uma forma clara, concisa e que vai direta ao assunto.

Imagine que entra num elevador e lá dentro está o Warren Buffet, o que é que lhe diria nos poucos minutos que duram a viagem de elevador, de forma a convencê-lo do valor do seu projeto ou ideia? Que palavras utilizaria, qual seria a sua estratégia de comunicação? Como responderia às questões e dúvidas na mente do seu interlocutor? No fundo, qual seria o seu pitch?

O pitch segue uma estrutura mais ou menos comum que pode ser aplicada em diversas vertentes:

- pode ser utilizado para convencer um possível investidor das forças do seu projeto e qual a sua rentabilidade (p.e. investir num hostel na Baixa do Porto)

- pode ser utilizado para vender um serviço ou produto (p.e. um pitch para vender uma Bimby ou um pacote de comunicações)

-  pode ser utilizado para convencer um superior sobre a validade da ideia que teve e dos recursos que necessita internamente para concretizar esse ideia (p.e. um novo projeto interno)

O pitch deve sempre responder a um problema e acrescentar valor ao seu interlocutor, contudo não deve ser simplesmente um discurso bonito ou aquilo que o interlocutor quer ouvir e que soa bem. O pitch ilustra uma determinada estratégia e deve estar associado a um plano, que pode ser um plano de negócios no caso de um investimento, ou um plano venda se o que pretende é a venda direta de um produto ou serviço.

Cada caso é um caso, e deve adaptar o seu pitch às caraterísticas da sua ideia ou negócio, identificando a proposta de valor, qual o mercado alvo em que se insere, que recursos são necessários, quais os parceiros se existirem, qual o valor de mercado, que potenciais clientes vai angariar, que lucro vai dar, entre outros.

O pitch é no fundo a resposta curta e eficaz a todas as questões que estão na mente do interlocutor, apresentado de uma forma persuasiva e “sexy” mas ao mesmo tempo sustentada num plano credível para não parecer que se está a vender a “banha da cobra.”


Como criar um pitch eficaz

De forma a ajudá-lo a ser mais eficaz na sua comunicação e a convencer mais facilmente o seu interlocutor da força da sua ideia, queremos partilhar consigo algumas dicas sobre como deve fazer o seu pitch.

- Seja curto e conciso, 30 segundos a 2 minutos devem ser suficientes para apresentar a sua ideia

- Identifique de forma clara a oportunidadenecessidade a que o pitch responde

- Comunique a sua ideia com emoção mas sustente-a com racionalidade e dados concretos,

- Foque-se nas forças da sua ideia e produto e naquilo que tem de diferenciador

Não invente, seja genuíno e honesto

- Tenha consciência das possíveis fraquezas do seu projeto e pense em formas de responder a essas fraquezas

- Indique porque é a pessoa certa para desenvolver essa ideia (habilitações, resultados anteriores, experiência profissional)

- Crie uma visão para o seu projeto e anteveja o futuro que pretende para o mesmo

- Indique claramente o que pretende do seu interlocutor

Treine-se a fazer a apresentação do seu pitch, evite o improviso

- Se utilizar algum suporte para apresentar a sua ideia, utilize um visual sóbrio e discreto para evitar “ruído”

- Seja criativo e inovador

- Conclua num tom positivo e inspirador e deixe o interlocutor curioso
 
Concluindo se acredita no valor da sua ideia projeto ou negócio e pretende demonstrá-lo de uma forma eficaz, conheça bem o seu interlocutor, sustente de forma credível as forças do seu projeto, inspire-se e faça um pitch!
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