
Como demonstrar o valor do seu projeto através de um pitch
Fazer-se ouvir num mundo competitivo
Hoje em dia as oportunidades que temos para apresentar os nossos projetos e ideias são escassos, e o tempo que nos disponibilizam é cada vez mais curto.
No mundo competitivo e acelerado em que vivemos nem sempre é fácil captar a atenção do nosso potencial cliente, do investidor que pode mudar o rumo do negócio, do empregador que tem na mão a chave para o emprego de sonho, ou até da pessoa que por algum motivo queremos captar a atenção e persuadir do valor do que temos para oferecer.
Como o tempo que tem para convencer os outros a ouvir e principalmente a aderir à sua ideia é curto, é necessário que torne os seus discursos simples e apelativos, e que a sua comunicação seja acima de tudo eficaz, com um discurso objetivo, estruturado e cativante.
Ter uma grande ideia é fundamental mas não chega: se a sua proposta de valor não for comunicada de forma eficaz aos ouvidos de quem pode tornar essa ideia realidade, a oportunidade pode nunca se concretizar.
O que diria ao Warren Buffet se o encontrasse num elevador?
Se costuma ver programas como o SharkTank ou se interessa pelo tema das vendas e empreendedorismo é provável que já tenha ouvido falar do termo “pitch de vendas”, “pitch de apresentação” “elevator pitch” ou simplesmente “pitch”.
“Pitch” é uma expressão inglesa que pretende referir-se a uma curta de apresentação de vendas. É um discurso curto, resultado de uma reflexão sobre as forças da sua ideia ou projeto, e apresentado de uma forma clara, concisa e que vai direta ao assunto.
Imagine que entra num elevador e lá dentro está o Warren Buffet, o que é que lhe diria nos poucos minutos que duram a viagem de elevador, de forma a convencê-lo do valor do seu projeto ou ideia? Que palavras utilizaria, qual seria a sua estratégia de comunicação? Como responderia às questões e dúvidas na mente do seu interlocutor? No fundo, qual seria o seu pitch?
O pitch segue uma estrutura mais ou menos comum que pode ser aplicada em diversas vertentes:
- pode ser utilizado para convencer um possível investidor das forças do seu projeto e qual a sua rentabilidade (p.e. investir num hostel na Baixa do Porto)
- pode ser utilizado para vender um serviço ou produto (p.e. um pitch para vender uma Bimby ou um pacote de comunicações)
- pode ser utilizado para convencer um superior sobre a validade da ideia que teve e dos recursos que necessita internamente para concretizar esse ideia (p.e. um novo projeto interno)
O pitch deve sempre responder a um problema e acrescentar valor ao seu interlocutor, contudo não deve ser simplesmente um discurso bonito ou aquilo que o interlocutor quer ouvir e que soa bem. O pitch ilustra uma determinada estratégia e deve estar associado a um plano, que pode ser um plano de negócios no caso de um investimento, ou um plano venda se o que pretende é a venda direta de um produto ou serviço.
Cada caso é um caso, e deve adaptar o seu pitch às caraterísticas da sua ideia ou negócio, identificando a proposta de valor, qual o mercado alvo em que se insere, que recursos são necessários, quais os parceiros se existirem, qual o valor de mercado, que potenciais clientes vai angariar, que lucro vai dar, entre outros.
O pitch é no fundo a resposta curta e eficaz a todas as questões que estão na mente do interlocutor, apresentado de uma forma persuasiva e “sexy” mas ao mesmo tempo sustentada num plano credível para não parecer que se está a vender a “banha da cobra.”
Como criar um pitch eficaz
De forma a ajudá-lo a ser mais eficaz na sua comunicação e a convencer mais facilmente o seu interlocutor da força da sua ideia, queremos partilhar consigo algumas dicas sobre como deve fazer o seu pitch.
- Seja curto e conciso, 30 segundos a 2 minutos devem ser suficientes para apresentar a sua ideia
- Identifique de forma clara a oportunidade e necessidade a que o pitch responde
- Comunique a sua ideia com emoção mas sustente-a com racionalidade e dados concretos,
- Foque-se nas forças da sua ideia e produto e naquilo que tem de diferenciador
- Não invente, seja genuíno e honesto
- Tenha consciência das possíveis fraquezas do seu projeto e pense em formas de responder a essas fraquezas
- Indique porque é a pessoa certa para desenvolver essa ideia (habilitações, resultados anteriores, experiência profissional)
- Crie uma visão para o seu projeto e anteveja o futuro que pretende para o mesmo
- Indique claramente o que pretende do seu interlocutor
- Treine-se a fazer a apresentação do seu pitch, evite o improviso
- Se utilizar algum suporte para apresentar a sua ideia, utilize um visual sóbrio e discreto para evitar “ruído”
- Seja criativo e inovador
- Conclua num tom positivo e inspirador e deixe o interlocutor curioso
Concluindo se acredita no valor da sua ideia projeto ou negócio e pretende demonstrá-lo de uma forma eficaz, conheça bem o seu interlocutor, sustente de forma credível as forças do seu projeto, inspire-se e faça um pitch!
Hoje em dia as oportunidades que temos para apresentar os nossos projetos e ideias são escassos, e o tempo que nos disponibilizam é cada vez mais curto.
No mundo competitivo e acelerado em que vivemos nem sempre é fácil captar a atenção do nosso potencial cliente, do investidor que pode mudar o rumo do negócio, do empregador que tem na mão a chave para o emprego de sonho, ou até da pessoa que por algum motivo queremos captar a atenção e persuadir do valor do que temos para oferecer.
Como o tempo que tem para convencer os outros a ouvir e principalmente a aderir à sua ideia é curto, é necessário que torne os seus discursos simples e apelativos, e que a sua comunicação seja acima de tudo eficaz, com um discurso objetivo, estruturado e cativante.
Ter uma grande ideia é fundamental mas não chega: se a sua proposta de valor não for comunicada de forma eficaz aos ouvidos de quem pode tornar essa ideia realidade, a oportunidade pode nunca se concretizar.
O que diria ao Warren Buffet se o encontrasse num elevador?
Se costuma ver programas como o SharkTank ou se interessa pelo tema das vendas e empreendedorismo é provável que já tenha ouvido falar do termo “pitch de vendas”, “pitch de apresentação” “elevator pitch” ou simplesmente “pitch”.
“Pitch” é uma expressão inglesa que pretende referir-se a uma curta de apresentação de vendas. É um discurso curto, resultado de uma reflexão sobre as forças da sua ideia ou projeto, e apresentado de uma forma clara, concisa e que vai direta ao assunto.
Imagine que entra num elevador e lá dentro está o Warren Buffet, o que é que lhe diria nos poucos minutos que duram a viagem de elevador, de forma a convencê-lo do valor do seu projeto ou ideia? Que palavras utilizaria, qual seria a sua estratégia de comunicação? Como responderia às questões e dúvidas na mente do seu interlocutor? No fundo, qual seria o seu pitch?
O pitch segue uma estrutura mais ou menos comum que pode ser aplicada em diversas vertentes:
- pode ser utilizado para convencer um possível investidor das forças do seu projeto e qual a sua rentabilidade (p.e. investir num hostel na Baixa do Porto)
- pode ser utilizado para vender um serviço ou produto (p.e. um pitch para vender uma Bimby ou um pacote de comunicações)
- pode ser utilizado para convencer um superior sobre a validade da ideia que teve e dos recursos que necessita internamente para concretizar esse ideia (p.e. um novo projeto interno)
O pitch deve sempre responder a um problema e acrescentar valor ao seu interlocutor, contudo não deve ser simplesmente um discurso bonito ou aquilo que o interlocutor quer ouvir e que soa bem. O pitch ilustra uma determinada estratégia e deve estar associado a um plano, que pode ser um plano de negócios no caso de um investimento, ou um plano venda se o que pretende é a venda direta de um produto ou serviço.
Cada caso é um caso, e deve adaptar o seu pitch às caraterísticas da sua ideia ou negócio, identificando a proposta de valor, qual o mercado alvo em que se insere, que recursos são necessários, quais os parceiros se existirem, qual o valor de mercado, que potenciais clientes vai angariar, que lucro vai dar, entre outros.
O pitch é no fundo a resposta curta e eficaz a todas as questões que estão na mente do interlocutor, apresentado de uma forma persuasiva e “sexy” mas ao mesmo tempo sustentada num plano credível para não parecer que se está a vender a “banha da cobra.”
Como criar um pitch eficaz
De forma a ajudá-lo a ser mais eficaz na sua comunicação e a convencer mais facilmente o seu interlocutor da força da sua ideia, queremos partilhar consigo algumas dicas sobre como deve fazer o seu pitch.
- Seja curto e conciso, 30 segundos a 2 minutos devem ser suficientes para apresentar a sua ideia
- Identifique de forma clara a oportunidade e necessidade a que o pitch responde
- Comunique a sua ideia com emoção mas sustente-a com racionalidade e dados concretos,
- Foque-se nas forças da sua ideia e produto e naquilo que tem de diferenciador
- Não invente, seja genuíno e honesto
- Tenha consciência das possíveis fraquezas do seu projeto e pense em formas de responder a essas fraquezas
- Indique porque é a pessoa certa para desenvolver essa ideia (habilitações, resultados anteriores, experiência profissional)
- Crie uma visão para o seu projeto e anteveja o futuro que pretende para o mesmo
- Indique claramente o que pretende do seu interlocutor
- Treine-se a fazer a apresentação do seu pitch, evite o improviso
- Se utilizar algum suporte para apresentar a sua ideia, utilize um visual sóbrio e discreto para evitar “ruído”
- Seja criativo e inovador
- Conclua num tom positivo e inspirador e deixe o interlocutor curioso
Concluindo se acredita no valor da sua ideia projeto ou negócio e pretende demonstrá-lo de uma forma eficaz, conheça bem o seu interlocutor, sustente de forma credível as forças do seu projeto, inspire-se e faça um pitch!