Como garantir perfomance na liderança
Alcançar alta performance na liderança é um desafio para gestores e profissionais que estão a preparar-se para atuar como líderes.
Um líder precisa de ter habilidades como distribuir tarefas e responsabilidades e, principalmente oferecer feedbacks, de maneira que a sua equipa esteja sempre ciente dos objetivos e motivada para desenvolver as tarefas.
Construir laços
Como estamos a tratar de relacionamentos entre pessoas, temos que admitir que a única característica que todos os líderes têm em comum é que todos estão à frente de uma equipa.
E, a experiência com os meus clientes comprova que cada membro de uma equipa vai exigir algo diferente do seu líder. A liderança deve, acima de tudo, interessar-se pelas pessoas.
Por isso, o líder deverá ter competências para entender e avaliar o potencial de cada um dos colaboradores e procurar sempre o alto desempenho deles e de si próprio.
É desta forma que o líder conseguirá construir laços de confiança mútua e, com isso, um forte relacionamento profissional.
Uma máxima entre os líderes diz que “não existe equipa de alta performance com líder ruim, pois, ele não sobreviveria ao cargo”.
As equipas de alta performance
Para entender melhor como é uma equipa de alta performance, vou utilizar um exemplo bem simples e de fácil visualização.
Imagine uma parede onde os colaboradores são os tijolos, aparentemente iguais, mas com suas pequenas diferenças, carregando em si as qualidades (habilidades) para formar uma parede sólida. Tijolos fracos resultarão numa parede fraca.
Já os líderes são a argamassa, pois combinam habilidades e competências para unir os membros da equipa e, por isso, também precisam de ser fortes e assertivos nas suas palavras e ações.
Com este exemplo da parede, podemos entender que a eficiência de uma organização é o produto de cada departamento, de cada equipa e este, pode ser influenciado pela maneira como um líder escolher atuar.
Habilidades de um líder
Listar as habilidades necessárias para uma boa performance na liderança é uma tarefa árdua.
Pois, algumas habilidades podem ser úteis para determinadas características de equipa, mas não servir para outras. Contudo, eu entendo que certas habilidades são essenciais em todas as situações que um líder vivencia, assim, vou listar cinco delas.
Comunicação
A comunicação é fator essencial para líder e equipa alcançarem todo o seu potencial.
O líder precisa de saber que uma comunicação eficaz pode ser baseada em três fatores:
- estilo – que é maneira de comunicar para alcançar o entendimento;
- fatos – algumas pessoas preferem fatos e informações para serem envolvidas no assunto;
- entusiasmo – outras são persuadidas pela paixão com que recebem a comunicação.
Adquirir poder
Esta é uma expressão que ganhou força nos últimos anos e deve estar no radar do líder para ampliar a performance na liderança.
A força de uma equipa está no poder que cada membro sente possuir e pode colocar em prática, quando necessário. Por isso, delegar responsabilidades é fundamental para que os colaboradores se sintam com poder, uma vez que vão responder por ela, primeiramente para o líder que a delegou e para a própria empresa.
Para um líder de alta performance, manter o poder da sua equipa significa manter-se à frente de um grupo de grandes profissionais.
Assumir os erros
O líder precisa de ter em mente que não é possível eliminar os erros, que nem ele e nem a sua equipa estarão isentos de erros.
Por isso, a liderança de alta performance sabe que as falhas ocorrem e que são ótimas oportunidades de reflexão e aprendizagem para toda a equipa.
E ainda, quando o líder tem a honestidade e humildade de assumir os seus erros, a sua imagem é fortalecida e a performance e o poder dos colaboradores são fortalecidos, pois eles entendem que também podem arriscar e errar.
Capacidade de ensinar
A partilha de conhecimento é uma habilidade que precisa de ser constantemente desenvolvida pelos líderes.
De forma geral, profissionais com esta característica procura o mesmo na sua equipa. Ou seja, colaboradores que apoiem o desenvolvimento dos demais. O resultado é um ciclo de confiança entre todos os envolvidos e aumento da produtividade e da capacidade de enfrentar desafios.
Empatia e sinceridade
Um líder precisa de ter habilidades como distribuir tarefas e responsabilidades e, principalmente oferecer feedbacks, de maneira que a sua equipa esteja sempre ciente dos objetivos e motivada para desenvolver as tarefas.
Construir laços
Como estamos a tratar de relacionamentos entre pessoas, temos que admitir que a única característica que todos os líderes têm em comum é que todos estão à frente de uma equipa.
E, a experiência com os meus clientes comprova que cada membro de uma equipa vai exigir algo diferente do seu líder. A liderança deve, acima de tudo, interessar-se pelas pessoas.
Por isso, o líder deverá ter competências para entender e avaliar o potencial de cada um dos colaboradores e procurar sempre o alto desempenho deles e de si próprio.
É desta forma que o líder conseguirá construir laços de confiança mútua e, com isso, um forte relacionamento profissional.
Uma máxima entre os líderes diz que “não existe equipa de alta performance com líder ruim, pois, ele não sobreviveria ao cargo”.
As equipas de alta performance
Para entender melhor como é uma equipa de alta performance, vou utilizar um exemplo bem simples e de fácil visualização.
Imagine uma parede onde os colaboradores são os tijolos, aparentemente iguais, mas com suas pequenas diferenças, carregando em si as qualidades (habilidades) para formar uma parede sólida. Tijolos fracos resultarão numa parede fraca.
Já os líderes são a argamassa, pois combinam habilidades e competências para unir os membros da equipa e, por isso, também precisam de ser fortes e assertivos nas suas palavras e ações.
Com este exemplo da parede, podemos entender que a eficiência de uma organização é o produto de cada departamento, de cada equipa e este, pode ser influenciado pela maneira como um líder escolher atuar.
Habilidades de um líder
Listar as habilidades necessárias para uma boa performance na liderança é uma tarefa árdua.
Pois, algumas habilidades podem ser úteis para determinadas características de equipa, mas não servir para outras. Contudo, eu entendo que certas habilidades são essenciais em todas as situações que um líder vivencia, assim, vou listar cinco delas.
Comunicação
A comunicação é fator essencial para líder e equipa alcançarem todo o seu potencial.
O líder precisa de saber que uma comunicação eficaz pode ser baseada em três fatores:
- estilo – que é maneira de comunicar para alcançar o entendimento;
- fatos – algumas pessoas preferem fatos e informações para serem envolvidas no assunto;
- entusiasmo – outras são persuadidas pela paixão com que recebem a comunicação.
Adquirir poder
Esta é uma expressão que ganhou força nos últimos anos e deve estar no radar do líder para ampliar a performance na liderança.
A força de uma equipa está no poder que cada membro sente possuir e pode colocar em prática, quando necessário. Por isso, delegar responsabilidades é fundamental para que os colaboradores se sintam com poder, uma vez que vão responder por ela, primeiramente para o líder que a delegou e para a própria empresa.
Para um líder de alta performance, manter o poder da sua equipa significa manter-se à frente de um grupo de grandes profissionais.
Assumir os erros
O líder precisa de ter em mente que não é possível eliminar os erros, que nem ele e nem a sua equipa estarão isentos de erros.
Por isso, a liderança de alta performance sabe que as falhas ocorrem e que são ótimas oportunidades de reflexão e aprendizagem para toda a equipa.
E ainda, quando o líder tem a honestidade e humildade de assumir os seus erros, a sua imagem é fortalecida e a performance e o poder dos colaboradores são fortalecidos, pois eles entendem que também podem arriscar e errar.
Capacidade de ensinar
A partilha de conhecimento é uma habilidade que precisa de ser constantemente desenvolvida pelos líderes.
De forma geral, profissionais com esta característica procura o mesmo na sua equipa. Ou seja, colaboradores que apoiem o desenvolvimento dos demais. O resultado é um ciclo de confiança entre todos os envolvidos e aumento da produtividade e da capacidade de enfrentar desafios.
Empatia e sinceridade
Um comportamento sincero e franco é vital para envolver os colaboradores, estas duas habilidades andam juntas e ainda, a sinceridade e a empatia fortalecem a confiança entre os membros de uma equipa e o seu líder.
Líderes sinceros fornecem feedbacks corretos e no tom correto da comunicação, porque sabem que a sinceridade que machuca, não é feedback, é indelicadeza e até falta de educação. Desta forma, ser sincero é ter empatia com os demais.
A performance na liderança envolve o desenvolvimento de competências e habilidades do profissional e, também, a procura pelo equilíbrio, bom-senso e uma dica especial para os líderes: ser líder de alta perfomance não é um acréscimo no seu trabalho, este é o seu trabalho!
Líderes sinceros fornecem feedbacks corretos e no tom correto da comunicação, porque sabem que a sinceridade que machuca, não é feedback, é indelicadeza e até falta de educação. Desta forma, ser sincero é ter empatia com os demais.
A performance na liderança envolve o desenvolvimento de competências e habilidades do profissional e, também, a procura pelo equilíbrio, bom-senso e uma dica especial para os líderes: ser líder de alta perfomance não é um acréscimo no seu trabalho, este é o seu trabalho!
A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade.
A última é agradecer. No meio, o líder é um servo.
Max De Pree – empresário e escritor
A última é agradecer. No meio, o líder é um servo.
Max De Pree – empresário e escritor