Como monitorizar o desempenho dos elementos da sua equipa

Antes de mais é importante que as pessoas percebam que a monitorização, não é um processo de as “controlar”, mas sim de avaliar o decorrer dos processos que estão a ser trabalhados. Os trabalhos têm custos e para serem calculados esses custos, é necessário existir um cálculo do período em que os processos são desenvolvidos, bem como das horas e elementos alocadas aos processos.

Em tempos de home office, monitorizar o desempenho da equipa vai muito para além de ter um bom software.

Claro que a tecnologia é a grande aliada de gestores e líderes, porém, uma plataforma de acompanhamento diário e impressão de relatórios não são suficientes.

Lembrando que estamos a falar de relacionamento entre pessoas que produzem resultados e isto, é muito diferente de pensar somente nos "resultados gerados pelas pessoas".

 

A diferença fundamental

O líder deve ter sempre claro na sua mente e o seu comportamento deve refletir no dia a dia, que a equipa é formada de pessoas, não máquinas programadas (hardware e software) e que, cada uma delas, vai reagir à sua maneira aos desafios propostos.

O entendimento das particularidades e a soma das potencialidades de cada colaborador será determinante no fracasso ou sucesso dos objetivos e metas de uma empresa.



Monitorizando a equipa

Assim, quando falamos em monitorizar o desempenho da equipa, estamos a acreditar que o líder conhece os seus liderados, as suas fragilidades e capacidades e mais, que estes colaboradores confiam no líder.

Estes são os
pontos de partida para um bom desempenho, não só de departamentos, mas da empresa como um todo.

O líder deve também estar ciente de que monitorizar é muito diferente de observar pessoas ou equipas, regularmente. Monitorizar é participar e estar próximo do grupo para entender as suas dificuldades e o desenvolvimento do que foi solicitado.

Por isso, a informação clara e correta das tarefas é fundamental, assim cada participante sabe exatamente o que é esperado dele e está comprometido para que todos alcancem a meta. No caso de teletrabalho, as metas e objetivos devem estar visíveis on-line, para que todos se mantenham alinhados pelas mesmas.

Para acompanhar todo este processo são necessárias reuniões periódicas, desta forma, o líder não avalia somente no final e passa a vivenciar o dia a dia da equipa, ajudando-a a superar os possíveis obstáculos, realizando um monitoramento mais eficiente e completo do desempenho dos elementos da equipa.



As energias numa empresa

Um livro muito interessante sobre como monitorizar o desempenho da equipa - e da empresa toda - é a obra Equipes 100% Energizadas - Estratégias para maximizar resultados e gerar um ambiente saudável".

O livro reporta boas lições e, após pesquisar dezenas de empresas, os autores Heike Bruch e Bernd Vogel, identificaram duas variáveis importantes, que são: qualidade da energia dos grupos (energia positiva e negativa) e intensidade da energia (alta ou baixa).

Ao fazer os cruzamentos das variáveis, surgem quatro tipos de energias desprendidas pelas equipas:
- Energia produtiva: as pessoas demonstram alto nível de envolvimento emocional e demonstrações de consistência, com velocidade e produtividade.
- Energia confortável: forte perceção de satisfação e identificação por parte dos funcionários, porém, combinadas com inércia e baixo nível de atividades.
- Inércia resignada: frustração e cinismo são percebidos por toda a empresa, gerando baixo nível de comprometimento e até descomprometimento por parte da equipa.
- Energia corrosiva: agressividade e atitudes negativas, evitando o trabalho em grupo e com muita resistência às mudanças. Valorização do individualismo.

Fiz questão de apresentar estas variáveis porque as encontro nos meus processos de coaching executivo nas empresas de todos os tamanhos e, ao entendê-las, os líderes conseguirão extrair o melhor das suas equipas.

Finalmente, para monitorizar e obter alta performance da equipa, o líder precisará de criar indicadores e é aqui que a tecnologia será muito útil.

Os indicadores oferecem, rapidamente, dados objetivos que permitem a análise e o cruzamento das performances dos colaboradores, possibilitando perceber com bastante clareza os pontos fracos e fortes de cada um e as ações que devem ser tomadas para alcançar bons resultados.

Isto impactará positivamente em toda a empresa e, diretamente, na perceção dos clientes, fornecedores e comunidade em geral.

Deixo-lhe uma dica importante de coaching positivo para os líderes e para as equipas: celebrem as conquistas da equipa e as individuais, mesmo que algumas pessoas as considerem pequenas ou irrelevantes, lembrem-se que são as pequenas conquistas que, juntas, formam grandes realizações.
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.