Comunicação eficaz
O poder da mensagem eficaz
Numa de minhas visitas a um cliente, enquanto estávamos a falar de comunicação eficaz e acessível, feedback, entre outros temas, um colaborador chegou, pediu licença e disse: "estive em reunião com Márcia e Mário e informei que o seu chefe está a chegar do exterior". E, sem mais esclarecimentos, saiu da sala.
Eu e meu cliente ficamos alguns instantes paralisados, tentando decifrar qual foi a mensagem exata que o colaborador tentou passar, pois, o "chefe que está a chegar do exterior" pode ser o superior do meu cliente, da Márcia, do Mário ou dos três ao mesmo tempo.
Comunicar para crescer
A comunicação é parte fundamental da experiência humana! Podemos afirmar que a comunicação foi um dos pilares que sustentaram o desenvolvimento das civilizações. Por isso, ela precisa de ser clara e objetiva!
Para as empresas, a comunicação eficaz é essencial. Sem ela, é impossível criar processos, produzir, vender e gerir um empreendimento.
Nas empresas, muitas vezes os líderes são apontados como o ponto nevrálgico da comunicação, levando os colaboradores a reclamar constantemente que os seus chefes não oferecem ou não sabem oferecer feedbacks positivos, ou mesmo, não tornam uma tarefa clara o suficiente para toda a equipa.
A "rádio corredor" a todo o vapor
Reclamar do patrão ou da chefia é um hábito rotineiro em todas as empresas e, geralmente, os profissionais mais descontentes são os porta-vozes das insatisfações.
E, muitos deles, ao invés de falar diretamente com o gestor, preferem expressar-se pelos corredores, em conversas mais informais com os outros colaboradores. Este hábito é conhecido em muitas empresas como a "rádio corredor", que espalha comentários e opiniões negativas em busca de aliados para as suas revoltas.
Como um rastro de pólvora, uma reclamação quando não é gerida de forma adequada, pode tornar-se num enorme problema, envolver muitas pessoas e, isto, em ambiente de trabalho, significa falta de produtividade, de sinergia entre as equipas e, pode afetar os resultados finais.
Mais do que falar
Os líderes devem ficar atentos a este tipo de ruído na comunicação. Muitas vezes, a liderança alega que "não tem tempo para estas coisas", delegando a outros ou, simplesmente ignorando os fatos.
O que é um grande erro. A comunicação deve ser uma ferramenta estratégica para os mais variados níveis hierárquicos da empresa e, os líderes devem procurar, sempre que possível, uma forma objetiva de comunicação.
Em 2014, a empresa About.com, destacou uma pesquisa que aponta que as três principais razões porque as pessoas não gostam dos seus empregos estão relacionadas com a comunicação.
Lembro-me de uma lição que aprendi há alguns anos numa palestra que dizia que a comunicação é muito mais que saber dizer algo para as pessoas, ela consiste em fazer com que os outros entendam aquilo que é falado!
Parece óbvio, sim? Mas, não é! Os ruídos e os mal-entendidos acontecem continuamente. Para evitar isso, alguns cuidados são essenciais.
E, o primeiro passo é implementar uma comunicação que promova a integração de toda a empresa. Para isto, ela precisa clara, objetiva e que valorize a participação de todos, seja por meio de sugestões, críticas ou elogios.
Uma cultura de feedbacks das lideranças também é importante para que a comunicação flua sem conflitos, sem ruídos, construindo um ambiente organizacional sadio e produtivo.
Outro ponto importante é o uso correto da Língua Portuguesa. O profissional deve estar atento às palavras e frases que utiliza, seja numa reunião, e-mails, troca de mensagens eletrónicas e, até na conversa durante o café.
Para uma comunicação eficaz é importante que cada palavra utilizada esteja realmente a comunicar o sentido exato que a mensagem quer transmitir.
As ferramentas de Coaching também são grandes auxiliares para a implementação de uma comunicação eficaz para as empresas, empreendedores, líderes e equipas, pois permitem diagnósticos precisos e o desenvolvimento de métodos assertivos, que permitem resultados tanto para empresas como para os colaboradores.
Deixo uma frase para reflexão, que mostra a potencialidade da comunicação em todas as esferas da vida: "Se há uma coisa que aprendi na vida é o poder de usar a própria voz", Michelle Obama.
Numa de minhas visitas a um cliente, enquanto estávamos a falar de comunicação eficaz e acessível, feedback, entre outros temas, um colaborador chegou, pediu licença e disse: "estive em reunião com Márcia e Mário e informei que o seu chefe está a chegar do exterior". E, sem mais esclarecimentos, saiu da sala.
Eu e meu cliente ficamos alguns instantes paralisados, tentando decifrar qual foi a mensagem exata que o colaborador tentou passar, pois, o "chefe que está a chegar do exterior" pode ser o superior do meu cliente, da Márcia, do Mário ou dos três ao mesmo tempo.
Comunicar para crescer
A comunicação é parte fundamental da experiência humana! Podemos afirmar que a comunicação foi um dos pilares que sustentaram o desenvolvimento das civilizações. Por isso, ela precisa de ser clara e objetiva!
Para as empresas, a comunicação eficaz é essencial. Sem ela, é impossível criar processos, produzir, vender e gerir um empreendimento.
Nas empresas, muitas vezes os líderes são apontados como o ponto nevrálgico da comunicação, levando os colaboradores a reclamar constantemente que os seus chefes não oferecem ou não sabem oferecer feedbacks positivos, ou mesmo, não tornam uma tarefa clara o suficiente para toda a equipa.
A "rádio corredor" a todo o vapor
Reclamar do patrão ou da chefia é um hábito rotineiro em todas as empresas e, geralmente, os profissionais mais descontentes são os porta-vozes das insatisfações.
E, muitos deles, ao invés de falar diretamente com o gestor, preferem expressar-se pelos corredores, em conversas mais informais com os outros colaboradores. Este hábito é conhecido em muitas empresas como a "rádio corredor", que espalha comentários e opiniões negativas em busca de aliados para as suas revoltas.
Como um rastro de pólvora, uma reclamação quando não é gerida de forma adequada, pode tornar-se num enorme problema, envolver muitas pessoas e, isto, em ambiente de trabalho, significa falta de produtividade, de sinergia entre as equipas e, pode afetar os resultados finais.
Mais do que falar
Os líderes devem ficar atentos a este tipo de ruído na comunicação. Muitas vezes, a liderança alega que "não tem tempo para estas coisas", delegando a outros ou, simplesmente ignorando os fatos.
O que é um grande erro. A comunicação deve ser uma ferramenta estratégica para os mais variados níveis hierárquicos da empresa e, os líderes devem procurar, sempre que possível, uma forma objetiva de comunicação.
Em 2014, a empresa About.com, destacou uma pesquisa que aponta que as três principais razões porque as pessoas não gostam dos seus empregos estão relacionadas com a comunicação.
Lembro-me de uma lição que aprendi há alguns anos numa palestra que dizia que a comunicação é muito mais que saber dizer algo para as pessoas, ela consiste em fazer com que os outros entendam aquilo que é falado!
Parece óbvio, sim? Mas, não é! Os ruídos e os mal-entendidos acontecem continuamente. Para evitar isso, alguns cuidados são essenciais.
E, o primeiro passo é implementar uma comunicação que promova a integração de toda a empresa. Para isto, ela precisa clara, objetiva e que valorize a participação de todos, seja por meio de sugestões, críticas ou elogios.
Uma cultura de feedbacks das lideranças também é importante para que a comunicação flua sem conflitos, sem ruídos, construindo um ambiente organizacional sadio e produtivo.
Outro ponto importante é o uso correto da Língua Portuguesa. O profissional deve estar atento às palavras e frases que utiliza, seja numa reunião, e-mails, troca de mensagens eletrónicas e, até na conversa durante o café.
Para uma comunicação eficaz é importante que cada palavra utilizada esteja realmente a comunicar o sentido exato que a mensagem quer transmitir.
As ferramentas de Coaching também são grandes auxiliares para a implementação de uma comunicação eficaz para as empresas, empreendedores, líderes e equipas, pois permitem diagnósticos precisos e o desenvolvimento de métodos assertivos, que permitem resultados tanto para empresas como para os colaboradores.
Deixo uma frase para reflexão, que mostra a potencialidade da comunicação em todas as esferas da vida: "Se há uma coisa que aprendi na vida é o poder de usar a própria voz", Michelle Obama.