Cultura Organizacional humanizada é cada vez mais requisitada e necessária

Cultura Organizacional humanizada

Num mundo em constante evolução, a procura por um ambiente de trabalho mais humano tem ganho destaque.

As empresas percebem que priorizar a experiência humana é crucial para o sucesso sustentável e, cada vez mais  vemos que a cultura organizacional humanizada impacta na saúde mental e produtividade dos colaboradores.



O que é uma cultura organizacional humanizada

Muitos líderes consideram que a cultura organizacional é algo difícil de colocar em prática.

Isto pode até ser explicado pelo fato de ser baseada em valores, comportamentos, hábitos e crenças, muitas vezes não explícitos ou facilmente visíveis, mas que são adotados por todas as pessoas, mas de forma individualizada.

Por isso, é importante lembrar que uma cultura organizacional humanizada vai além das operações e processos tradicionais.

É um modelo que valoriza a conexão humana, construindo equipas resilientes e de alto desempenho.

É também composta por três elementos fundamentais: comunidade, gestão de desempenho ágil e empatia/pertença.



Comunidade para restaurar as conexões humanas

A base de toda a empresa é a comunidade interna que ela consegue construir ao longo da sua existência e que, muitos especialistas denominam de capital humano.

Por essa razão, em caso de teletrabalho ou formato híbrido, é necessário fortalecer os relacionamentos e utilizar a tecnologia para disseminar emoções positivas.

Reconhecimento, celebração e compartilhamento são elementos-chave para construir uma comunidade forte.



Gestão de desempenho ágil

A gestão ágil enfatiza aprendizagem contínua, feedback frequente, construção de confiança e conexão com a comunidade.

É preciso colocar as pessoas no centro das decisões para impulsionar a colaboração e experimentação.



Empatia e sentimento de Pertença

A empatia é uma ferramenta poderosa, que cria pontes para relacionamentos mais francos e duradouros.

Celebrar sucessos, apoiar colegas, compartilhar emoções positivas são práticas que promovem a empatia e sentimento de pertença dos integrantes das equipas.

É preciso que a liderança promova um ambiente que crie condições e que encorajem o sentimento de pertença, um aspeto fundamental para uma cultura organizacional humanizada.



Cultura do desenvolvimento

Promover uma cultura que valoriza e motiva a aprendizagem contínua é outro pilar importante para a humanização das decisões.

Para superar desafios presentes e futuros é preciso estar preparado para eles e, a capacitação é a ferramenta indicada e que se deve tornar sistemática nas empresas.



Humanizar as decisões

A frase "não é pessoal, são apenas negócios" desconsidera o impacto emocional das decisões, por isso deve ser evitada no ambiente de trabalho.

A comunicação transparente  e não violenta é essencial para o desenvolvimento e manutenção de uma cultura organizacional humanizada.

A empatia deve transcender cargos e é preciso incentivar a sua criação e utilização também entre as linhas hierárquicas.

Cultivar empatia entre líderes e equipas contribui para um
ambiente de trabalho mais saudável e compreensivo.



Limites para manter o equilíbrio

É necessário que a liderança consiga estabelecer limites claros e que estes sejam do conhecimento de todos os integrantes da equipa.

Com limites bem definidos promove-se a responsabilidade e a segurança psicológica.

Humanizar o ambiente de trabalho começa por reconhecer  as contribuições de todos e também de comunicar limites de forma clara.



Os benefícios de uma cultura organizacional humanizada

A cultura organizacional humanizada traz diversos benefícios para as empresas, incluindo:
. Melhor saúde mental e bem-estar dos colaboradores: colaboradores que se sentem valorizados e respeitados costumam apresentar maior equilíbrio e positividade. Isto reflete-se numa diminuição do stress, da ansiedade e da depressão, bem como num aumento da satisfação no trabalho.

. Maior produtividade: comprovadamente, colaboradores que se sentem felizes e motivados são mais produtivos. Isto ocorre porque eles estão mais propensos a auto motivarem-se, envolverem-se com o trabalho e a darem o seu melhor.

. Melhor clima organizacional: um ambiente de trabalho humanizado é mais harmonioso e colaborativo. Isto reflete-se numa diminuição de conflitos e num aumento da confiança e do respeito entre os colaboradores.

. Melhor reputação da empresa: empresas que adotam uma cultura organizacional humanizada são mais bem vistas pelos clientes, investidores e outros stakeholders. Isto pode traduzir-se em maior fidelidade do cliente, atração de talentos e investimento.



Líderes como agentes da transformação

As mudanças são desafiadoras e os líderes devem estar cientes que são os principais agentes de transformação.

São eles que praticam a cultura organizacional no dia a dia da empresa e devem estar à frente dos colaboradores nos processos de transformação das empresas.

Num mundo onde o stress se torna mais prevalente, uma cultura organizacional humanizada é uma necessidade urgente.

Empresas que adotam a autenticidade, diversidade e empatia criam não apenas ambientes de trabalho saudáveis, mas também equipas mais produtivas e resilientes.
 
           "A mente humana necessita de estabilidade cognitiva
           e qualquer desafio a uma suposição básica
           irá libertar ansiedade e atitude defensiva"

Edgar Schein - Professor Sloan School of Management - MIT
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