Cultura Organizacional humanizada é cada vez mais requisitada e necessária
Cultura Organizacional humanizada
Num mundo em constante evolução, a procura por um ambiente de trabalho mais humano tem ganho destaque.
As empresas percebem que priorizar a experiência humana é crucial para o sucesso sustentável e, cada vez mais vemos que a cultura organizacional humanizada impacta na saúde mental e produtividade dos colaboradores.
O que é uma cultura organizacional humanizada
Muitos líderes consideram que a cultura organizacional é algo difícil de colocar em prática.
Isto pode até ser explicado pelo fato de ser baseada em valores, comportamentos, hábitos e crenças, muitas vezes não explícitos ou facilmente visíveis, mas que são adotados por todas as pessoas, mas de forma individualizada.
Por isso, é importante lembrar que uma cultura organizacional humanizada vai além das operações e processos tradicionais.
É um modelo que valoriza a conexão humana, construindo equipas resilientes e de alto desempenho.
É também composta por três elementos fundamentais: comunidade, gestão de desempenho ágil e empatia/pertença.
Comunidade para restaurar as conexões humanas
A base de toda a empresa é a comunidade interna que ela consegue construir ao longo da sua existência e que, muitos especialistas denominam de capital humano.
Por essa razão, em caso de teletrabalho ou formato híbrido, é necessário fortalecer os relacionamentos e utilizar a tecnologia para disseminar emoções positivas.
Reconhecimento, celebração e compartilhamento são elementos-chave para construir uma comunidade forte.
Gestão de desempenho ágil
A gestão ágil enfatiza aprendizagem contínua, feedback frequente, construção de confiança e conexão com a comunidade.
É preciso colocar as pessoas no centro das decisões para impulsionar a colaboração e experimentação.
Empatia e sentimento de Pertença
A empatia é uma ferramenta poderosa, que cria pontes para relacionamentos mais francos e duradouros.
Celebrar sucessos, apoiar colegas, compartilhar emoções positivas são práticas que promovem a empatia e sentimento de pertença dos integrantes das equipas.
É preciso que a liderança promova um ambiente que crie condições e que encorajem o sentimento de pertença, um aspeto fundamental para uma cultura organizacional humanizada.
Cultura do desenvolvimento
Promover uma cultura que valoriza e motiva a aprendizagem contínua é outro pilar importante para a humanização das decisões.
Para superar desafios presentes e futuros é preciso estar preparado para eles e, a capacitação é a ferramenta indicada e que se deve tornar sistemática nas empresas.
Humanizar as decisões
A frase "não é pessoal, são apenas negócios" desconsidera o impacto emocional das decisões, por isso deve ser evitada no ambiente de trabalho.
A comunicação transparente e não violenta é essencial para o desenvolvimento e manutenção de uma cultura organizacional humanizada.
A empatia deve transcender cargos e é preciso incentivar a sua criação e utilização também entre as linhas hierárquicas.
Cultivar empatia entre líderes e equipas contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e compreensivo.
Limites para manter o equilíbrio
É necessário que a liderança consiga estabelecer limites claros e que estes sejam do conhecimento de todos os integrantes da equipa.
Com limites bem definidos promove-se a responsabilidade e a segurança psicológica.
Humanizar o ambiente de trabalho começa por reconhecer as contribuições de todos e também de comunicar limites de forma clara.
Os benefícios de uma cultura organizacional humanizada
A cultura organizacional humanizada traz diversos benefícios para as empresas, incluindo:
. Melhor saúde mental e bem-estar dos colaboradores: colaboradores que se sentem valorizados e respeitados costumam apresentar maior equilíbrio e positividade. Isto reflete-se numa diminuição do stress, da ansiedade e da depressão, bem como num aumento da satisfação no trabalho.
. Maior produtividade: comprovadamente, colaboradores que se sentem felizes e motivados são mais produtivos. Isto ocorre porque eles estão mais propensos a auto motivarem-se, envolverem-se com o trabalho e a darem o seu melhor.
. Melhor clima organizacional: um ambiente de trabalho humanizado é mais harmonioso e colaborativo. Isto reflete-se numa diminuição de conflitos e num aumento da confiança e do respeito entre os colaboradores.
. Melhor reputação da empresa: empresas que adotam uma cultura organizacional humanizada são mais bem vistas pelos clientes, investidores e outros stakeholders. Isto pode traduzir-se em maior fidelidade do cliente, atração de talentos e investimento.
Líderes como agentes da transformação
As mudanças são desafiadoras e os líderes devem estar cientes que são os principais agentes de transformação.
São eles que praticam a cultura organizacional no dia a dia da empresa e devem estar à frente dos colaboradores nos processos de transformação das empresas.
Num mundo onde o stress se torna mais prevalente, uma cultura organizacional humanizada é uma necessidade urgente.
Empresas que adotam a autenticidade, diversidade e empatia criam não apenas ambientes de trabalho saudáveis, mas também equipas mais produtivas e resilientes.
Num mundo em constante evolução, a procura por um ambiente de trabalho mais humano tem ganho destaque.
As empresas percebem que priorizar a experiência humana é crucial para o sucesso sustentável e, cada vez mais vemos que a cultura organizacional humanizada impacta na saúde mental e produtividade dos colaboradores.
O que é uma cultura organizacional humanizada
Muitos líderes consideram que a cultura organizacional é algo difícil de colocar em prática.
Isto pode até ser explicado pelo fato de ser baseada em valores, comportamentos, hábitos e crenças, muitas vezes não explícitos ou facilmente visíveis, mas que são adotados por todas as pessoas, mas de forma individualizada.
Por isso, é importante lembrar que uma cultura organizacional humanizada vai além das operações e processos tradicionais.
É um modelo que valoriza a conexão humana, construindo equipas resilientes e de alto desempenho.
É também composta por três elementos fundamentais: comunidade, gestão de desempenho ágil e empatia/pertença.
Comunidade para restaurar as conexões humanas
A base de toda a empresa é a comunidade interna que ela consegue construir ao longo da sua existência e que, muitos especialistas denominam de capital humano.
Por essa razão, em caso de teletrabalho ou formato híbrido, é necessário fortalecer os relacionamentos e utilizar a tecnologia para disseminar emoções positivas.
Reconhecimento, celebração e compartilhamento são elementos-chave para construir uma comunidade forte.
Gestão de desempenho ágil
A gestão ágil enfatiza aprendizagem contínua, feedback frequente, construção de confiança e conexão com a comunidade.
É preciso colocar as pessoas no centro das decisões para impulsionar a colaboração e experimentação.
Empatia e sentimento de Pertença
A empatia é uma ferramenta poderosa, que cria pontes para relacionamentos mais francos e duradouros.
Celebrar sucessos, apoiar colegas, compartilhar emoções positivas são práticas que promovem a empatia e sentimento de pertença dos integrantes das equipas.
É preciso que a liderança promova um ambiente que crie condições e que encorajem o sentimento de pertença, um aspeto fundamental para uma cultura organizacional humanizada.
Cultura do desenvolvimento
Promover uma cultura que valoriza e motiva a aprendizagem contínua é outro pilar importante para a humanização das decisões.
Para superar desafios presentes e futuros é preciso estar preparado para eles e, a capacitação é a ferramenta indicada e que se deve tornar sistemática nas empresas.
Humanizar as decisões
A frase "não é pessoal, são apenas negócios" desconsidera o impacto emocional das decisões, por isso deve ser evitada no ambiente de trabalho.
A comunicação transparente e não violenta é essencial para o desenvolvimento e manutenção de uma cultura organizacional humanizada.
A empatia deve transcender cargos e é preciso incentivar a sua criação e utilização também entre as linhas hierárquicas.
Cultivar empatia entre líderes e equipas contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e compreensivo.
Limites para manter o equilíbrio
É necessário que a liderança consiga estabelecer limites claros e que estes sejam do conhecimento de todos os integrantes da equipa.
Com limites bem definidos promove-se a responsabilidade e a segurança psicológica.
Humanizar o ambiente de trabalho começa por reconhecer as contribuições de todos e também de comunicar limites de forma clara.
Os benefícios de uma cultura organizacional humanizada
A cultura organizacional humanizada traz diversos benefícios para as empresas, incluindo:
. Melhor saúde mental e bem-estar dos colaboradores: colaboradores que se sentem valorizados e respeitados costumam apresentar maior equilíbrio e positividade. Isto reflete-se numa diminuição do stress, da ansiedade e da depressão, bem como num aumento da satisfação no trabalho.
. Maior produtividade: comprovadamente, colaboradores que se sentem felizes e motivados são mais produtivos. Isto ocorre porque eles estão mais propensos a auto motivarem-se, envolverem-se com o trabalho e a darem o seu melhor.
. Melhor clima organizacional: um ambiente de trabalho humanizado é mais harmonioso e colaborativo. Isto reflete-se numa diminuição de conflitos e num aumento da confiança e do respeito entre os colaboradores.
. Melhor reputação da empresa: empresas que adotam uma cultura organizacional humanizada são mais bem vistas pelos clientes, investidores e outros stakeholders. Isto pode traduzir-se em maior fidelidade do cliente, atração de talentos e investimento.
Líderes como agentes da transformação
As mudanças são desafiadoras e os líderes devem estar cientes que são os principais agentes de transformação.
São eles que praticam a cultura organizacional no dia a dia da empresa e devem estar à frente dos colaboradores nos processos de transformação das empresas.
Num mundo onde o stress se torna mais prevalente, uma cultura organizacional humanizada é uma necessidade urgente.
Empresas que adotam a autenticidade, diversidade e empatia criam não apenas ambientes de trabalho saudáveis, mas também equipas mais produtivas e resilientes.
"A mente humana necessita de estabilidade cognitiva
e qualquer desafio a uma suposição básica
irá libertar ansiedade e atitude defensiva"
Edgar Schein - Professor Sloan School of Management - MIT
e qualquer desafio a uma suposição básica
irá libertar ansiedade e atitude defensiva"
Edgar Schein - Professor Sloan School of Management - MIT