Desenvolvimento da liderança

As atitudes do líder

Enquanto muitos profissionais sonham em liderar equipas e projetos, poucos destes, dão o passo em frente e passam dos sonhos para procurar as formas objetivas de desenvolvimento da liderança.

Líderes natos podem até existir, mas, certamente, eles estão em constante aprendizagem e aperfeiçoamento das suas habilidades. Muitos artigos, palestras e até na literatura, descrevem as "características de um líder nato", listando algumas condições, até humanamente impossíveis, outras, de forma tão romantizada, que não caberia no ambiente empresarial.

A verdade é que a liderança precisa ser estimulada e aperfeiçoada continuamente. No famoso livro "O Monge e o Executivo", James Hunter define a liderança como uma "habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente para atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter”.

Mas, será que é só uma questão de influenciar pessoas? E mais, será que liderança está sempre relacionada a um cargo específico?

 

O caminho para trilhar

Já sabemos que ninguém acorda pela manhã e se autodenomina líder de uma equipa. Tampouco, o fato de ser promovido a líder de um departamento transforma o profissional da noite para o dia. Liderança diz respeito às atitudes e não ao cargo que possui.

Desta forma, o desenvolvimento da liderança é um processo. E, como todo o processo, ele significa que é um caminho para trilhar, com obstáculos a ultrapassar,
novos cenários para se adaptar, mas, também, com recompensas e muita aprendizagem.



Ser líder não é ser chefe

A autoridade do chefe vem do cargo que ocupa, enquanto que o líder demonstra conhecimento e domínio, influenciando, pelo exemplo, os colaboradores.

Um chefe, normalmente, decide sozinho as questões. O líder, por sua vez, envolve sua equipa nas tomadas de decisão, porque entende que os colaboradores têm o conhecimento de suas funções que precisa ser potencializado e que, desta forma, a decisão é melhor assimilada por todos.

Outra diferença importante, o chefe tende a encarar qualquer colaborador que se destaca como um perigo ao seu posto. O líder desenvolve as habilidades e potencialidades dos colaboradores, justamente para formar novos líderes.

Como escreveu Sun Tzu, no livro "A Arte da Guerra": "O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o ávaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada".



Maximizando o valor da equipa

Ser um profissional exemplar não transforma alguém em líder. É necessário possuir mais que conhecimento técnico, pois, as competências comportamentais serão determinantes para envolver e motivar a equipa.

No best-seller "Arte da Guerra", escrito por Sun Tzu, por volta de 476 a.C. o general e filósofo chinês orienta que os líderes precisam desenvolver algumas características para alcançar êxito nas suas ações.

Entre as mais importantes, destaco aquelas que estão diretamente relacionadas com as habilidades comportamentais e que, certamente, fazem toda a diferença no desempenho e resultados do líder, seus colaboradores e, claro, da empresa.

São elas:
  1. Apreço pelas pessoas: líderes gostam de pessoas e, junto com elas, procuram atingir os resultados esperados. Eles sabem que "sozinho pode ir mais rápido, mas, que juntos podem ir mais longe", ou seja, alcançar objetivos muito maiores. Esta característica do líder proporciona ainda a retenção de talentos para a empresa, uma vez que o líder consegue motivar e incentivar seus colaboradores, fazendo-os encontrar significados relevantes nas suas funções e tarefas.
  2. Comunicação objetiva: por conhecer as suas competências, o líder busca informar a todos de forma simples, objetiva e transparente. Equipa informada não se desvia do caminho combinado.
  3. Gestão de conflitos: cada pessoa tende a ter (e defender) seu ponto de vista; por isso, com empatia, o líder sabe ouvir seus colaboradores e mitigar possíveis conflitos.
  4. Treino da equipa: por desenvolver constantemente o autoconhecimento e obter resultados e, por sua vez, elevar sua autoconfiança, o líder sabe delegar funções e  proporcionar aos subordinados as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Um líder não tem medo de formar substitutos.
Entre tantas outras características que poderia apresentar, uma me chama sempre a atenção. Ela está presente nos mais destacados líderes, em nível mundial e, parece ser o combustível para todas as anteriores: amar o que faz! Quando o líder tem paixão por seu trabalho, atividades e resultados, geralmente, transforma-se num exemplo para os colaboradores.


Alinhando equipas para maior desempenho

Ao desenvolver as habilidades comportamentais já citadas, a liderança ainda deverá estar preparada para enfrentar, no dia a dia, os elementos da equipa que não se alinham com os objetivos, que parecem estar a rebelar-se contra os caminhos escolhidos.

Ao se deparar com esta situação e, por estar preparado para gerir os conflitos, o líder, com uma atitude clara e ativa para ouvir, deve questionar o colaborador "rebelde", incentivando-o a explicar seus motivos. O líder sabe que as pessoas são motivadas pelas suas necessidades!

Assim, com um diálogo franco e aberto, ele deve analisar atentamente o relatado, confrontando-o com os objetivos e, dependendo da situação, até com a Missão, Visão e Valor da empresa e, desta forma, trazer o colaborador de "volta à equipa".

Um bom exemplo disso, são os antigos mestres samurais, no Japão, ao treinar novos guerreiros. Eles entendiam que os alunos precisavam desenvolver as suas habilidades com liberdade, porém, atendendo à disciplina e às instruções. Aqueles que se desviavam do caminho eram ouvidos e recebiam novas chances de participar no agrupamento e mostrar que compreenderam as recomendações.

Porém, ao perceber que o aspirante a samurai, já não estava disposto a seguir as normas estabelecidas, os mestres convidavam-no a retirar-se, pois, uma atitude isolada e impensada, poderia colocar em risco a vida e segurança de todo o grupo, durante uma batalha.

Da mesma forma, nas empresas, ao perceber que um colaborador não apresenta sinais de mudança no seu comportamento e de querer crescer com a equipa, cabe ao líder retirar esse colaborador, a fim de manter a sua equipa coesa.

E, é dentro deste grupo unido que o líder vai identificar o seu sucessor. Aqueles colaboradores que unirem maior potencial com melhor desempenho, são os seus prováveis sucessores e, a liderança vai incentivar e apoiar cada vez mais estes elementos para que possam alçar novos voos, para o crescimento pessoal e da própria empresa.


O desenvolvimento da liderança é um desafio das empresas e dos colaboradores. É um processo dinâmico, contínuo e exige comprometimento e empenho das partes envolvidas, para que os resultados esperados sejam atingidos e até ultrapassados.
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