Empreendedorismo na prática

O desejo de ser um empreendedor de sucesso transformou-se em objetivo de muitos profissionais, contudo, nem todos sabem como executar o empreendedorismo na prática do dia a dia.

O surgimento e a popularização das startups com as suas soluções inovadoras, com toda a mística alimentada pelo Vale do Silício, na Califórnia, agitou a dinâmica do mercado.

Contudo, ser um empreendedor não é para todas as pessoas, mesmo que seja profunda conhecedora das técnicas da sua área de atuação.



O que é ser um empreendedor?

Antes de qualquer definição, é preciso dizer que ser empreendedor é um grande desafio.

São muitas as definições. Alguns vão dizer que é aquele que investe num novo negócio como alternativa ao desemprego ou alternativa de carreira. Outros podem afirmar que é aquele que vê o que ninguém vê e transforma isso em produto ou serviço de sucesso.

Podemos dizer que essas duas afirmações estão corretas, mas incompletas. Ser empreendedor é mais do que isso.

É estar preparado para desafios diários, gerar empregos, liderar equipas e estar em constante procura da inovação e da aprendizagem.

Mesmo porque, empreendedorismo e inovação são conceitos que caminham lado a lado e que promovem o desenvolvimento constante. Não pode ficar somente como alternativa ao desemprego ou à mudança de carreiras.



As razões para empreender

Nas minhas formações e palestras, ao conversar com os participantes, consegui detetar três razões principais para ser empreendedor:
  • Satisfação pessoal, o prazer de criar algo do zero, poder ajudar outras pessoas e apresentar soluções para resolver um problema ou desejo dos consumidores.
  • Retorno profissional: é a forma que encontram para ter maior retorno financeiro do que ser empregado.
  • Aprendizagem contínua:  o empreendedorismo é uma aula sem fim, tanto a nível pessoal como profissional. O empreendedor precisa de lidar com desafios diários.
Existem muitas outras razões, cada qual com as suas e isso comprova que empreender é mais do que uma disposição para fazer um negócio correr bem.

E isso exige algumas características básicas que o profissional precisa de ter.



As características do empreendedor

Vou listar apenas três características que acredito serem essenciais para todos os empreendedores:

Criatividade: A criatividade é fundamental para estratégias do negócio, ela está a garantir que haja pontos diferenciadores nos produtos e serviços e que isso os tornem originais.
Adaptabilidade: Empreendedor e equipa devem-se adequar e realizarem-se de acordo com as habilidades e recursos atuais. Caso contrário, os sentimentos de insegurança e incapacidade podem levá-los a desistir do projeto.
Foco: É a chave para o sucesso e a realização de todas as etapas do projeto e para a superação dos desafios.

Deixo algumas dicas para manter o foco: desligar as multimídias que nos distraíam; pensar que produzimos mais por estarmos ligados a várias tarefas ao mesmo tempo é um engano porque não estamos a focar a nossa energia no que é importante.
 


O empreendedorismo na prática

Para quem se identificou com a definição e características de um empreendedor, é hora de começar a agir.

O primeiro passo é ter muito nítido e claro qual é a ideia de negócio e qual a solução que irá apresentar ao mercado.

E também, deverá responder questões como: a minha ideia de negócio é diferenciadora o suficiente dos outros negócios que existem?  O mercado tem procura para os meus serviços ou produtos?

É importante pesquisar, identificar e avaliar as oportunidades que existem. Com informações relevantes em mãos, é hora de agir.


Para começar o empreendedorismo, algumas ações são obrigatórias:

- Montar um plano de negócios: nele vai estar estruturado todo o processo e cada uma das fases do processo de implantação. Nele deve conter, por exemplo: nome da empresa, estudo de mercado que deverá fazer para conhecer a concorrência, a descrição dos produtos e serviços e a identificação dos seus pontos diferenciadores, o público-alvo e as suas personas.

- Montar um plano operacional: ele vai detalhar o como vai funcionar a sua empresa, os cargos e funções, os seus parceiros, os fornecedores e demais detalhes do dia a dia.

- Montar um plano financeiro: determinar o que vai precisar para o todo e seccionar por departamentos, qual vai ser a rentabilidade depois de vender, incluindo todos os custos inerentes da operação, qual vai ser a margem de lucro e retorno do investimento.

- Montar um plano de marketing: ter presença digital é obrigatório, assim, determine como vai divulgar e promover a sua empresa e produtos, quais são as pessoas ou agência especializada que realizará esse serviço.

Ser empreendedor e ter uma empresa pressupõe uma aprendizagem contínua, requer uma grande facilidade de adaptação às muitas adversidades.

Por isso, antes de iniciar o seu projeto é necessário garantir que está preparado para esses desafios com conhecimento necessário para esse processo para que o sucesso seja alcançado.
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