Geração Z

Prioridades mais valorizadas pela Geração Z no mercado de trabalho
 
No cenário atual, onde diferentes gerações coexistem no ambiente de trabalho, compreender as prioridades da Geração Z é fundamental para fomentar um ambiente colaborativo e produtivo.
 
Esta geração, nascida entre 1997 e 2010, traz consigo perspetivas únicas que estão alterar a dinâmica empresarial.
 
Conhecer as aspirações e expectativas deste grupo é um passo essencial para cultivar um ambiente de trabalho que promova crescimento, aprendizagem e inovação.
 
 

Flexibilidade e autonomia
 
Esta geração, nascida na transição do século 20 para o 21, portanto composta por nativos digitais, é caracterizada pela sua simplicidade, responsabilidade, autodidatismo e abordagem extremamente realista e lógica.
 
Desta forma, a Geração Z favorece flexibilidade e autonomia no trabalho, afastando-se de formatos tradicionais.
 
São profissionais que valorizam escolhas sobre quando e onde executar tarefas, procuram sempre um equilíbrio entre vida profissional e pessoal bem como o  bem-estar e a saúde mental é essencial para a Geração Z.
 
 

Aprendizagem contínua e desenvolvimento
 
Para a Geração Z, a aprendizagem e o desenvolvimento vão além da progressão de carreira.
 
Eles têm o estudo como prioridade, procuram entrar nos melhores cursos universitários, fazer intercâmbios no exterior e possuem inclinação para o empreendedorismo.
 
Este comportamento direciona a busca por mentorias e orientação, essenciais para adquirir competências que garantam empregabilidade atual e futura, especialmente nos campos inovadores e tecnológicos.
 
 

Cultura diversificada e inclusiva
 
Organizações que não refletem os valores da Geração Z, como diversidade, igualdade e sustentabilidade, terão dificuldade em atrair e reter estes jovens talentos.
 
A integridade destes valores é um ponto inegociável. Os "Zoomers", como são conhecidos, procuram a conexão com organizações que contribuem para um mundo mais sustentável.
 
 

Realização pessoal e o envolvimento com propósito
 
A Geração Z procura o envolvimento significativo e projetos estimulantes que agreguem valor à sociedade e a si próprios.
 
Desenvolver projetos paralelos, interna ou externamente, permite adquirir competências na área.
 
O comportamento
quiet quitting ou o mínimo esforço no trabalho, foi uma das maneiras da Geração Z se defender do Síndrome de Burnout e da falta de propósito de alguns trabalhos.
 
Uma opção que as empresas devem oferecer é a carreira baseada em projetos para manter esta geração comprometida.
 
 

O valor do salário
 
A remuneração é uma prioridade para a Geração Z, que encara o trabalho de forma transacional. O cenário económico desafiador tornou-os conscientes da importância salarial.
 
Muitos viram os seus pais enfrentarem dificuldades financeiras em tempos de recessão, e agora procuram estabilidade.
 
Esta geração está disposta a mudar de emprego para obter melhores condições salariais.
 
 

Apoio à Geração Z e às empresas
 
O programa de coaching pode contribuir de forma significativa para ampliar capacidades e orientar esta geração no desenvolvimento de uma carreira sólida e com propósito.
 
A orientação personalizada para jovens profissionais da Geração Z auxilia na atitude de enfrentar os desafios do mundo corporativo, tornando mais claras e consciente o planeamento da vida e da carreira e, assim, resultar em metas alcançáveis e realistas.
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