Gestão de inovação

A gestão de inovação é um conceito tão amplo que numa pesquisa rápida pela Internet encontraremos as mais variadas explicações sobre o tema.
 
A mais sucinta e completa é também a que mais gosto e explica o seguinte: é o processo de gestão de todas as atividades e estratégias relacionadas com a inovação numa organização.
 
Ela envolve a motivação e aceitação por parte de toda a empresa, do surgimento de novas ideias, procedimentos e métodos, de maneira que permitam à organização manter-se competitiva num mercado em rápida mutação e atendam e até ultrapassem o que determina a cultura empresarial.
 
 

Os benefícios da gestão de inovação
 
A gestão da inovação pode trazer várias vantagens para uma empresa. Entre as principais estão:

   . Vantagem competitiva: A inovação permite que a empresa se destaque no mercado e ofereça produtos ou serviços únicos, o que pode levar a uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
 
   . Adaptação às mudanças do mercado: A reação rápida às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes proporciona à empresa manter-se entre os líderes de seu segmento.
 
   . Redução de custos: A inovação também pode ajudar a empresa a reduzir custos, por exemplo, através do desenvolvimento de novos processos de produção mais eficientes.
 
   . Atração e retenção de talentos: a gestão de inovação pode ser uma estratégia para reter e atrair talentos, além de reduzir a rotatividade de colaboradores.
 
   . Melhoria da eficiência: A eficiência pode aumentar, por meio do uso de tecnologia mais avançada ou automação de processos e isto representa redução do tempo e custos de produção.
 
 

Como implementar na empresa
 
O processo de implementação passa, necessariamente, por um ambiente que encoraje a criatividade e inovação, bem como o desenvolvimento de processos de avaliação e seleção de novas ideias.
 
Por consequência, envolve diretamente a cultura da empresa, e também o desenvolvimento de processos de monitorização do progresso de novas iniciativas.
 
Desta forma, a gestão da inovação requer um processo planeado e estruturado que envolve toda a organização.
 
 

As etapas
 
O primeiro passo é a empresa definir o significado de inovação para si própria e, em seguida, estabelecer critérios claros para avaliar o sucesso da gestão da inovação e os objetivos da empresa em relação à inovação e os principais desafios a serem enfrentados.
 
O passo seguinte é identificar as iniciativas de inovação existentes na empresa e avaliar a sua eficácia. Isto pode ajudar a identificar lacunas e oportunidades de melhoria na gestão da inovação.
 
Uma dica valiosa:  criar um sistema de governo para a gestão da inovação, com papéis e atuações e responsabilidades bem definidos.
 
Para motivação de colaboradores e equipas pode-se criar um placar ou painel para os campeões da inovação. Desta forma, a empresa consegue identificar as pessoas com capacidade para liderar o processo de inovação nos seus departamentos.
 
Criar planos de ação com especificações de metas e indicadores para cada iniciativa a ser lançada.
 
A tecnologia é a grande aliada da inovação. Por isso, líderes e gestores devem estar atentos e abertos às novas máquinas e ferramentas que chegam diariamente ao mercado.
 
E, por fim, utilizar dados, estatísticas, índices para monitorização, avaliação e correções que se fizerem necessárias. Sem indicadores

 
 “Não se gere o que não se mede,
não se mede o que não se define,
não se define o que não se entende,
e não há sucesso no que não se gere”

W. Edwards Deming (1900-1993)
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