Gestão emocional nas empresas
Emoção X Desafio - Gestão emocional nas empresas
"Respire, conte até dez e depois responda". Provavelmente todos nós já ouvimos este conselho ao menos uma vez na vida e, esta frase é a base da gestão emocional.
Entender, avaliar e, só depois agir para enfrentar ou resolver as diferentes situações que surgem durante a nossa vida é uma conquista pessoal e é alcançada com a repetição do comportamento e disciplina.
Este é um processo que todos os líderes precisam de dominar e aplicar no seu dia a dia, para terem maior capacidade de tomarem uma atitude sábia e que, realmente, apresente bons resultados.
O que é gestão emocional
A gestão emocional é uma abordagem que se concentra na compreensão e na gestão das emoções das pessoas, nos mais diferentes ambientes e etapas da vida.
É com a gestão das emoções que conseguimos atuar no ambiente em que estamos, pois permite a comunicação mais objetiva e tomar decisões melhores e de forma mais centrada e tranquila.
Por isso, esta é uma habilidade fundamental dentro do ambiente organizacional.
No ambiente de trabalho
A gestão emocional possibilita a identificação e a expressão das emoções, desenvolvendo as habilidades para lidar com as emoções dos outros e, com isso criar um ambiente de trabalho positivo e saudável.
Isso pode incluir a implementação de programas de treinamento, a criação de canais de comunicação abertos e a promoção de práticas de bem-estar no local de trabalho.
A gestão emocional também pode ser usada para avaliar a cultura empresarial e identificar as áreas que precisam de ser melhoradas, por exemplo: a promoção de uma cultura de feedback positivo e a garantia de que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados.
Como aplicar a gestão emocional nas empresas?
A seguir deixo algumas formas de aplicar a gestão emocional no ambiente de trabalho:
"Respire, conte até dez e depois responda". Provavelmente todos nós já ouvimos este conselho ao menos uma vez na vida e, esta frase é a base da gestão emocional.
Entender, avaliar e, só depois agir para enfrentar ou resolver as diferentes situações que surgem durante a nossa vida é uma conquista pessoal e é alcançada com a repetição do comportamento e disciplina.
Este é um processo que todos os líderes precisam de dominar e aplicar no seu dia a dia, para terem maior capacidade de tomarem uma atitude sábia e que, realmente, apresente bons resultados.
O que é gestão emocional
A gestão emocional é uma abordagem que se concentra na compreensão e na gestão das emoções das pessoas, nos mais diferentes ambientes e etapas da vida.
É com a gestão das emoções que conseguimos atuar no ambiente em que estamos, pois permite a comunicação mais objetiva e tomar decisões melhores e de forma mais centrada e tranquila.
Por isso, esta é uma habilidade fundamental dentro do ambiente organizacional.
No ambiente de trabalho
A gestão emocional possibilita a identificação e a expressão das emoções, desenvolvendo as habilidades para lidar com as emoções dos outros e, com isso criar um ambiente de trabalho positivo e saudável.
Isso pode incluir a implementação de programas de treinamento, a criação de canais de comunicação abertos e a promoção de práticas de bem-estar no local de trabalho.
A gestão emocional também pode ser usada para avaliar a cultura empresarial e identificar as áreas que precisam de ser melhoradas, por exemplo: a promoção de uma cultura de feedback positivo e a garantia de que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados.
Como aplicar a gestão emocional nas empresas?
A seguir deixo algumas formas de aplicar a gestão emocional no ambiente de trabalho:
. Treinamento: oferecer programas de desenvolvimento para ajudar o colaborador a compreender e a gerir as suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
. Feedback e canais abertos de comunicação: Fornecer feedback regular e construtivo e criar canais de comunicação para orientar e valorizar os colaboradores.
. Bem-estar: Promover práticas de bem-estar no local de trabalho, como exercícios, meditação e programas de saúde mental.
. Liderança: Ensinar líderes e gestores a trabalhar com as emoções próprias e dos colaboradores, a fim de construir relacionamentos saudáveisentre eles.
. Bem-estar: Promover práticas de bem-estar no local de trabalho, como exercícios, meditação e programas de saúde mental.
. Liderança: Ensinar líderes e gestores a trabalhar com as emoções próprias e dos colaboradores, a fim de construir relacionamentos saudáveis
. Incentivos: Oferecer incentivos para equipas e colaboradores, como forma de engajamento.
Aplicar na vida pessoal
Já vimos que a gestão emocional possibilita encontrar melhores alternativas e soluções mediante os desafios que a vida nos apresenta.
Então eu pergunto: Que emoções é que costumam sentir face aos vossos desafios? É uma sensação de desassossego, de raiva, de tolerância, paciência ou de orgulho?
Nas minhas palestras e cursos, peço com frequência para os participantes escreverem esta pergunta, para que possam utilizar perante um grande desafio.
E oriento sempre para a necessidade de começar a colocar em si as emoções e o resultado que queira obter.
Observe este exemplo: eu abri uma empresa, tem corrido muito bem, e agora, quero começar a trabalhar com o mercado internacional e vender para Espanha, França e Itália.
Agora imagine que eu sou a gestora e diante destes desafios estou a dizer: o que será que eu vou conseguir? Se calhar eu não vou ser capaz! Se calhar eu não vou ter equipa! Se calhar não vou ter produto!
O que é que está a acontecer a mim própria? Esta não é a emoção ideal e, em pouco tempo, toda minha estrutura física também será afetada por este tipo de comportamento.
E por fim, deixo meu conselho: