Endomarketing: O Segredo Bem Guardado das Empresas de Sucesso

Descubra como o endomarketing transforma o ambiente de trabalho e motiva equipas. Estratégias inovadoras geram resultados e atraem talentos, criando um ambiente positivo e inspirador.
ler mais

Qual é o seu objetivo

Como definir o seu objetivo
ler mais

Os desafios principais do empreendedorismo

A vida do empreendedor tem muitos desafios
ler mais

Empreendedorismo na prática: por onde começar?

Começar o empreendedorismo.
ler mais

8 passos para desenvolver a alta performance

Desenvolver a alta performance
ler mais

5 desafios da Liderança

Impacto da liderança nos gestores
ler mais

Aspectos importantes da Liderança

Aspectos importantes da liderança
ler mais

Líder passivo-agressivo

Caracterização do Líder Passivo-Agressivo
ler mais

Líder Passivo

Caracterização do Líder Passivo
ler mais

Líder Assertivo

Caracterização do Líder Assertivo
ler mais

Líder Transformacional

Caracterização do Líder Transformacional
ler mais

Líder Agressivo

Caracterização do Líder Agressivo
ler mais

Estilos de Liderança

4 tipos de líder.
ler mais

Alta performance para empreendedores

Boas práticas para os empreendedores atingirem a alta performance.
ler mais

Como atingir a alta perfomance no trabalho

Atingir a alta performance no trabalho exige foco, determinação e comprometimento dos profissionais, sejam eles líderes ou colaboradores; todos precisam de estar em evolução contínua e a procurar a constante superação.
ler mais

Faz sentindo manter a minha empresa ou não?

Manter uma empresa ou arranjar um emprego é uma dúvida comum entre os profissionais, principalmente, aqueles que estão sempre à procura de novos desafios. Vemos que a resposta não é simples, mas é possível encontrá-la.
ler mais

Como garantir perfomance na liderança

Para garantir a performance na liderança o profissional deve desenvolver habilidades e competências que promovam o bem-estar e envolvimento da sua equipa, entre elas está a sinceridade, adquirir poder e a comunicação assertiva.
ler mais

Mentoria para desenvolver habilidades de liderança

Mentoria para liderança é uma relação de desenvolvimento pessoal, onde o mentor orienta, ensina e apoia o profissional para os futuros desafios na sua carreira. É um processo de aprendizagem para mentor e mentorado.
ler mais

A importância do equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho

Para aproveitar ao máximo a vida, em todas as suas dimensões é necessário alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para isso, atitudes precisam de ser tomadas para viver com plenitude o trabalho e a vida social.
ler mais

Como lidar com o cansaço causado pela pandemia

A fadiga pandémica é uma realidade. Sintomas como nervosismo, ansiedade ou a sensação de estar no limite das forças, afetam várias pessoas. Existem alternativas para reduzir essas sensações e garantir o bem-estar físico e mental.
ler mais

6 sugestões de liderança para o trabalho híbrido

Novos tempos exigem novas posturas e, o trabalho híbrido chegou para ficar e está a exigir dos líderes e gestores mais do que adaptação. É preciso inovação, seja na forma de liderar a equipa ou de conduzir a empresa para o futuro.
ler mais

As resoluções não precisam de ser as minhas, mas as da minha equipa

Uma equipa determinada a procurar soluções exige treino constante e um líder seguro da capacidade dos intervenientes. Dar autonomia aos colaboradores é um dos passos para conseguir motivação e comprometimento de todos.
ler mais

A flexibilidade da liderança

Os bons líderes devem ser flexíveis e adaptáveis. Os líderes que acreditam que sabem tudo ou não precisam de aprender com a sua equipa provavelmente fracassarão. A flexibilidade da liderança é uma competência exigida atualmente.
ler mais

A coragem para dar um passo atrás

A vulnerabilidade, longe de mostrar fragilidade, demonstra a coragem e a maturidade de líderes e ainda, pode humanizar e transformar de forma positiva os ambientes empresariais e garantir a boa saúde mental dos profissionais.
ler mais

3 passos para ser selecionado pelos clientes

Ser escolhido pelos clientes é o desejo de todas as empresas, porém, isso não ocorre somente com lançamentos de produtos; estes precisam de ser inovadores e solucionar problemas. Caso contrário, são peças paradas na prateleira.
ler mais

7 passos para aumentar a minha lista de clientes

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tanto encantam o mundo pelo seu propósito para além da competição, podem também ser analisados como uma metáfora do mundo dos negócios e, principalmente, de como cativar clientes.
ler mais

O que faz sentido manter e o que faz sentido eliminar da minha empresa

Diante de tantos acontecimentos, estava a pensar em como as empresas podem chegar aos próximos dez anos. Uma das primeiras ações que me ocorre é eliminar processos, seja na produção ou na gestão dos negócios.
ler mais

5 passos para um processo de inovação

Inovação é o caminho que permite uma empresa alcançar o futuro. Líderes e colaboradores precisam de procurar constantemente novas ideias para produtos, serviços e processos. Veja os 5 passos para inovar.
ler mais

Eureca, descobri como evitar erros

O botão de evitar erros pode ser o sonho dos empreendedores. Leia neste texto como alguns erros, quando bem avaliados e enfrentados são a mola propulsora da criatividade e podem ser determinantes no sucesso do seu produto.
ler mais

Prosperar em tempos de crise

Enquanto alguns empreendedores simplesmente paralisam e não encontram alternativas, outros encaram a crise e saem à procura de novas possibilidades, atendendo aos problemas das pessoas e procurando formas de manter os negócios.
ler mais

Como monitorizar o desempenho dos elementos da sua equipa

Monitorizar o desempenho das equipas é muito mais que usar um software de monitorização de resultados, exige do líder proximidade com os intervenientes da equipa, feedbacks constantes e treinamentos, para alcançar os resultados.
ler mais

DiSC - perfil Conformidade

Conformidade sem nenhum traço de conformismo, esse é o Perfil C do DiSC, que tem características como perfeccionismo, disciplina, raciocínio analítico e detalhista e que tem grandes génios do século 20 que compõem o seu grupo.
ler mais

DiSC - perfil Estabilidade

Lidar com as emoções e adversidades, com total controlo da situação, são as características de quem apresenta S no teste DiSC, que é um elevado índice de estabilidade. Sempre a apoiar a equipa, é cooperativo, seguro e objetivo.
ler mais

Feedback dos clientes

Ouvir o que os clientes têm a dizer, a reclamar e a sugerir pode ser o diferencial de sucesso de uma empresa.
O feedback do cliente é uma poderosa ferramenta de melhoria de produtos, serviços e de condutas.
ler mais

DiSC - perfil Influência

Orientado para as pessoas, motivador, otimista e envolvente, o perfil I do teste DiSC foge da rotina, mas jamais de um bom desafio. Os influenciadores assumem o controlo e conduzem a equipa para segui-los em qualquer situação.
ler mais

Teste DiSC

O Teste DiSC é uma ferramenta utilizada por empresas, consultoras de RH e Coachs do mundo inteiro, pois a mesma define um padrão predominante do perfil das pessoas. Mas, o que a Mulher Maravilha (Wonder Woman) tem a ver com isto?
ler mais

Confundir problemas com as pessoas

É bastante comum depararmo-nos com situações em que se confunde o problema com a pessoa. E isto, geralmente, tira o foco do problema e da sua solução, para atacar a pessoa que falhou, mascarado pelas opiniões e críticas pessoais.
ler mais

Na liderança também temos de descartar o lixo

Sempre que temos um tema para tratar e não o trazemos para cima da mesa, fazemos com que o problema aumente! Ele continua a ser lixo e não percebemos que há um desperdício de energia apenas porque não tocamos no tema.
ler mais

A continuidade da empresa

Nas empresas, não existem "salvadores da pátria", é preciso que os sucessores estejam preparados técnica e pessoalmente para liderar equipas e alcançar os objetivos que proporcionem o crescimento e a continuidade da empresa.
ler mais

Trabalho e reconhecimento

O líder ou colaborador que quer ser reconhecido, precisa de começar a medir a sua importância e valor, pelos resultados obtidos, refletindo sobre os caminhos profissionais escolhidos e se estão a levar a alcançar os objetivos.
ler mais

Comunicação eficaz

Na comunicação eficaz é importante que cada palavra utilizada esteja realmente a comunicar o sentido exato que a mensagem quer transmitir.
ler mais

Planear antes de começar

"Não importa de que lado da cerca você saia. O que mais importa é sair. Nós não podemos progredir sem a tomada de decisões".
ler mais

Pensar e Planear

O planeamento é como que o sistema de GPS da empresa que indica as direções, informa as condições do tráfego e reajusta a rota, se necessário. Mas, quem vai percorrer o trajeto é o líder da empresa, o GPS apenas indica a rota.
 
ler mais

Reinvente-se ou inove a sua forma de pensar

Se está a pensar em dar uma volta na sua vida profissional, recorde algumas regras: não crie zona de conforto, que é rotina segura, mas sufocante; planeamento é importante, mas, ação é essencial; evite a procrastinação e estude.
ler mais

O novo desafio dos líderes na gestão emocional da equipa em teletrabalho

Os líderes bem preparados sabem que a motivação em teletrabalho, e também no trabalho presencial, é um processo interno. E este processo é individual, onde cada um vai agir e reagir da forma mais pessoal possível.
ler mais

Colaborador ou empreendedor

O colaborador empreendedor é aquele que busca a visão do negócio como um todo e vai além das suas atribuições, para encontrar ideias e soluções inovadoras.
ler mais

Influência interpessoal no trabalho

A liderança é a influência interpessoal exercida num grupo social, utilizando-se da comunicação para alcançar objetivos específicos. Como a liderança impacta significativamente no Capital Humano da empresa?
ler mais

Gestão de competências do líder

As empresas procuram líderes com competências alinhadas com as atividades e objetivos a atingir pela empresa.
Os líderes devem ampliar as suas competências.
Quais as competências que as empresas procuram para os seus líderes?
ler mais

Desenvolvimento da liderança

O desenvolvimento da liderança é um desafio das empresas e dos colaboradores. É um processo dinâmico, contínuo e exige comprometimento e empenho das partes, para que os resultados esperados sejam atingidos e até ultrapassados.
ler mais

Gestão da ansiedade no ambiente de trabalho

Aprender a gerir a ansiedade, além dos inúmeros benefícios para a saúde mental, também pode ser responsável por alavancar uma carreira profissional de sucesso.
 
ler mais

Motivação em teletrabalho

Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra. Os líderes devem estar próximos o suficiente para se relacionar com os outros, mas longe o suficiente para motivá-los.”
ler mais

Adaptações do líder aos novos cenários

Todos nós estamos a ver e sentir que o mundo passa por sensíveis mudanças. Para as empresas os desafios são ainda maiores e que estão sempre a exigir adaptações do líder aos novos cenários. 
ler mais

Vulnerabilidade na liderança

Para o líder de uma equipa tudo exige uma abertura emocional, o que representa vulnerabilidade.
No entanto, a vulnerabilidade e a coragem andam de mãos dadas, pois o resultado é sempre de êxito.
ler mais

A Nova Cultura Organizacional das Empresas

A cultura organizacional é o conjunto de normas formais e informais que determinam o comportamento e atitudes dos colaboradores e que influenciam diretamente como serão alcançados os objetivos e resultados da empresa.
ler mais

Comprometimento dos liderados

Cada colaborador é único em experiências e na sua própria história; portanto, o líder deve observar as diferentes personalidades e procurar  a abordagem que melhor se adapta com cada uma das pessoas.
ler mais

Sou bom mas quero ser melhor

Uma máxima muito citada por alpinistas ensina: "Quando chegar ao cume, continue a subir!" Este deve ser o pensamento vencedor de todos, líderes e membros das equipas, de todas as corporações.
 
ler mais

Performance com teletrabalho

Definitivamente, entramos no século XXI!
Diante de tantas mudanças bruscas e inesperadas, os gestores e as suas equipas envolvidas com teletrabalho, procuram a superação para si e para as empresas.
ler mais

Liderança em tempo de crise

Nos momentos de crise, quando é fácil abater-se com o desânimo, o líder deve encorajar as pessoas e destacar as suas ações, ampliando a motivação e o compromisso com os objetivos propostos.
 
ler mais

Mentoring: da Odisseia aos grupos de desenvolvimento

Mentoring, individual ou em grupo, contribui para desenvolver a liderança, a motivação da equipa e ainda para atingir mais e melhores resultados.
Quer saber como elevar a liderança e colocar a equipa em alto rendimento?
ler mais

Mentoria para o desenvolvimento da liderança

A mentoria e o coaching são metodologias e ferramentas para aumentar a capacitação na liderança.
Quer saber como a mentoria também desenvolve líderes?
ler mais

Como gerir equipas remotas

Organizar equipas a trabalhar a partir de casa (teletrabalho).
Gerir a dinâmica, regras e expectativas.
Ferramentas colaborativas para suportar a comunicação e a realização de reuniões virtuais.
Qualidade de vida dos colaboradores.
ler mais

Legado e propósito nas empresas

A nova geração de colaboradores procura escrever o próprio nome na história de forma positiva.
Estamos na Era do legado e do propósito nas empresas.
ler mais

Líder com impacto positivo na equipa

Ser líder com impacto positivo na equipa.
O domínio de competências e de dinâmicas, por parte do líder e da sua equipa, é fator de sucesso para o desempenho da equipa.
Conheça soluções para os desafios de liderança.

 
ler mais

Liderança nesta década

Conhece as tendências de liderança para esta década?
O que precisa desenvolver para estar na liderança em 2020?
Procurar ajuda profissional é um caminho assertivo e inteligente quando o assunto é rever a rota ou traçar novas metas.
ler mais

Planeamento para atingir objetivos

Ainda tem 10 meses para fazer 2020 valer a pena. O prenúncio de uma nova década.
Assuma o comando e faça diferente.
Tire sonhos e planos do papel de maneira consciente e generosa.
Você pode e deve ir além!
ler mais

5 estratégias para tornar as suas reuniões altamente produtivas

Como tornar as reuniões altamente produtivas?
ler mais

Avaliação de Desempenho - erros comuns

A avaliação, no conceito da gestão de equipas, é uma ferramenta fundamental na verificação do potencial de cada pessoa e da eficiência e eficácia dos métodos de trabalho.
ler mais

O líder é um “escultor” de pessoas

O líder ao focar-se no melhor que as pessoas têm, transforma todo esse potencial em ação, resultados e sucesso.
 
ler mais

Se pensa desistir. pense nisto primeiro

Os desafios fazem parte da vida das pessoas contribuindo os mesmos para crescer, fortalecer, evoluir e alcançar objetivos.
 
ler mais

Comece o ano sem problemas, mas com desafios

Costumo dizer aos meus clientes que o foco deve estar na solução e não no problema.
ler mais

Os 7 desafios do gestor de equipas

Na sua “jornada” como gestor de equipas, existem 7 desafios que precisa superar para alcançar os objetivos definidos.
Conheça os desafios no artigo desta semana.


 
ler mais

Deve envolver os seus colaboradores na tomada de decisão?

A participação dos colaboradores na tomada de decisão pode ser uma ótima estratégia para os bons resultados da sua empresa. Conheça as melhores estratégias para tornar essa participação eficaz. 
ler mais

Chefes e colaboradores, como se relacionam?

De um lado, quatro tipos de “chefes” que se calhar até já encontrou na sua vida profissional. Do outro lado, as melhores estratégias para os colaboradores na sua relação com os “chefes”.
 
ler mais

As empresas são as pessoas

As pessoas são o motor que dá vida à estratégia empresarial, e cujo potencial intelectual e criativo faz toda a diferença no sucesso de uma organização.
 
ler mais

Tome conta do conflito antes que ele tome conta de si

Na gestão de conflitos em contexto profissional, é essencial estar atento aos sinais de escalada de conflitos. Trabalhe estes aspetos com a sua equipa e tome conta do conflito, antes que ele tome conta de si (e da sua empresa).
 
ler mais

Seja o líder que toda a equipa quer seguir

Um dos grandes desafios da liderança é criar e manter uma equipa produtiva e motivada. Para isso é essencial adotar estratégias que permitam reter os melhores talentos.

Está a manter o "ouro" que tem entre mãos? 



 
ler mais

Tenha muita autoconfiança...na dose certa

A falta de confiança pode estagnar o crescimento, mas será que existe um patamar a partir do qual a autoconfiança se transforma em “excesso de confiança”?

Encontre a "dose" certa de autoconfiança e concretize os seus objetivos. 


 
ler mais

5 sinais de que a sua equipa precisa do líder agora

No contexto da gestão de equipa existe um tipo de sinais aos quais o líder deve estar de “olhos e ouvidos bem abertos”. São sinais de “alerta”, mas também oportunidades de melhoria. Está atento a esses sinais? 
ler mais

A sua equipa é resistente à mudança?

Está a encontrar focos de resistência à mudança na sua equipa? Conheça as estratégias para gerir o processo de mudança de forma mais eficaz. 
ler mais

Quando foi a última vez que escolheu um caminho diferente?

Na vida empresarial surgem muitas vezes momentos de “encruzilhada” que levantam a seguinte questão: “E agora, que caminho escolher?”
 
ler mais

Um conflito, seis respostas - qual delas vai escolher?

Se tem atualmente uma situação de conflito profissional que quer resolver, já pensou na resposta que vai dar a essa situação?

Neste artigo partilho as seis respostas mais comuns a uma situação de conflito. Já escolheu a sua? 
ler mais

Como está a pontualidade na sua empresa?

A pontualidade é um cartão-de-visita que traduz rigor, organização e respeito pelo tempo dos outros. Saiba o que pode ainda melhorar. 
ler mais

A sua empresa é eficaz ou eficiente?

Qual considera ser o fator mais importante na gestão de uma empresa, a eficácia ou a eficiência? 
 
ler mais

Confiança, o valor fundamental da liderança

A confiança é o pilar das relações positivas, gratificantes e valiosas, e assume um papel fundamental quando o tema é liderança. 

Neste artigo, trazemos-lhe algumas estratégias para desenvolver a confiança na liderança.

 
ler mais

Ser feliz exige muita prática

Quer encontrar uma solução para a falta de motivação que tem sentido com frequência? 

Se sente que precisa de uma dose extra de energia motivadora, talvez seja uma boa ideia potenciar a força que tem em si - a automotivação. 
ler mais

¿Qué se busca en un directivo?

Carlos López Navaza,professor na Galicia Business School,partilha neste artigo a sua visão sobre o que significa liderar em contexto profissional. Se procura obter uma nova perspetiva do significado de liderança, não deixe de ler.
ler mais

5 atitudes de liderança para um mindset vencedor

O que faz um mindset vencedor? Neste artigo partilho consigo 5 perspetivas, 5 estratégias para a sua liderança: abundância, superação, excelência, humildade e persistência. 
ler mais

Será a humildade uma competência essencial na liderança?

Existem diversas competências que normalmente associamos à liderança, como por exemplo o foco, integridade, planeamento estratégico, entre outros. 

E a humildade, será uma competência essencial para os líderes? 
ler mais

Quem ganha a primeira hora ganha o dia inteiro

Existem alguns hábitos que quando aplicados ao acordar podem influenciar de uma forma positiva o resto do dia, predispondo com a atitude e energia necessária para superar todos os desafios. Ganhe a primeira hora com estas dicas.
 
ler mais

A natureza de acreditar em si e nas suas capacidades

Já alguma vez lhe aconteceu sentir-se influenciado pelas palavras e atitudes das pessoas à sua volta e alterar as suas ações em função disso? Entenda neste artigo a importância da atitude proativa e de seguir aquilo que acredita. 
ler mais

LA HERENCIA EMPRESARIAL

A passagem de testemunho é um dos grandes desafios na vida das empresas. Sendo assim é fundamental refletir sobre a "herança" empresarial e sobre os desafios que se devem ter em conta quando chega a hora da mudança. 
ler mais

Dar un paso atrás - Teoría de la Yenka

Será que está a “bailar la yenka” na sua empresa e ainda não se apercebeu? :)

Deixar de “bailar la yenka” resume-se à necessidade de DELEGAR, um termo muitas vezes falado mas nem sempre colocado em prática nas empresas.


 
ler mais

Os Programas de Saúde e Bem-estar nas empresas dão retorno financeiro?

O Professor Nuno Pacheco, CEO da Tendência Fundamental Lda. e fundador do projeto Time to Wellness convida-o a refletir na importância de apostar em Programas de Saúde e Bem-Estar nas empresas. 
ler mais

Está a construir relações ganha-ganha na sua empresa?

Neste artigo falamos da simbiose e da importância de construir relações vencedoras nas organizações, nas empresas e nas equipas. 
ler mais

Tema quente num almoço entre amigos

Num almoço entre amigos gestores surgiu este tema "quente", que deu origem a algumas reflexões que agora partilho consigo. 
ler mais

8 Mulheres que mudaram o Mundo

Neste dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, partilhamos consigo a visão inspiradora de 8 Mulheres que mudaram o Mundo. 
ler mais

Qual é a sua obra-prima?

O que está a fazer hoje para desenvolver todo o seu potencial humano?
ler mais

Vai tomar a iniciativa?

Considera-se uma pessoa com iniciativa? Leia neste artigo como pode desenvolver esta competência tão importantes atualmente. 
ler mais

Os 7 ingredientes da resiliência

A resiliência é uma competência que pode desenvolver para lidar com os desafios e dificuldades de uma forma mais eficaz, tendo em conta os 7 pontos que partilhamos consigo neste artigo. 
ler mais

Uma questão de neurónios

É possível gerar novos neurónios na vida adulta? Compreenda melhor de que forma alguns comportamentos contribuem para uma maior longevidade e saúde do seu cérebro. 
ler mais

As 7 qualidades da liderança que mais se destacam

De acordo com o autor e palestrante Brian Tracy, existem 7 qualidades na liderança que se destacam em relação a todas as outras, e que partilhamos consigo neste artigo. 
ler mais

Já definiu os seus objetivos para 2018?

Neste artigo partilhamos consigo dois modelos para definir os seus objetivos: SMART e CLEAR. 
ler mais

3 Resoluções para 2018

No último post do ano partilhamos consigo 3 dicas para que possa começar o novo ano com o pé direito e em 2018 atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. 
ler mais

Feedback eficaz: como o oferecer?

Neste artigo apresentamos algumas das principais orientações para oferecer feedback de uma forma positiva e eficaz. 
ler mais

Os 3 hábitos da inteligência emocional na gestão de equipas

Partilhamos consigo  3 hábitos da inteligência emocional que pode implementar na sua equipa a partir de hoje. 
 
ler mais

Treinar o músculo da autoconfiança

Ao longo da sua vida com certeza já teve dias em que saiu de casa com vontade de mudar o mundo, achando que dessa vez é que era, que ia fazer a diferença,
ler mais

Domine as suas reuniões

Já alguma vez calculou o custo de uma reunião presencial para a sua empresa?
ler mais

Rentabilize o seu tempo

Já alguma vez esteve sentado à espera de ser atendido pelo seu dentista? Já deu por si à espera do seu chefe para a reunião que tinha marcada e com tempo de sobra entre compromissos no seu cronograma?
ler mais

As empresas e os seres humanos

As empresas bem geridas e bem lideradas não são organizações isoladas. Pelo contrário, são organizações ligadas em rede com o meio envolvente. Estão envolvidas com a comunidade, com os consumidores e com os seus colaboradores.
ler mais

Os 5 Desafios De Uma Equipa

ler mais

As 5 Tentações de Um Executivo

ler mais

As Obsessões De Um Executivo Extraordinário

ler mais

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.