Liderar e Aprender

Para os administradores e gestores de negócios da atualidade a liderança é um dos assuntos mais importantes. Empresas e profissionais mostram-se ávidos de informação sobre as melhores práticas de liderança. 

No entanto, a informação, só por si, não garante uma liderança eficaz. O que garante uma boa liderança são as atitudes certas de um líder e o seu compromisso com a equipa que lidera e com a organização que serve.

Um líder precisa assumir que não nasceu ensinado e que é um eterno aprendiz, mesmo ocupando exigentes funções de liderança. Só através da aprendizagem constante é que o líder empresarial poderá aprimorar as suas competências de liderança, nomeadamente as suas reações a problemas novos que sempre acontecem no dia-a-dia.

Antes de mais, é importante que o líder tenha humildade para descobrir os seus pontos fracos e saber como utilizar melhor as suas qualidades tendo em vista os resultados pretendidos. Depois de descobrir onde está e de ter definido o que pretende, o líder está pronto para aprender. Aprender para ser cada vez melhor na sua função de liderança.

Ora, aprender significa participar em cursos, seminários e congressos sobre liderança, ler os mais recentes autores e publicações sobre gestão de pessoas, frequentar grupos sobre liderança nas redes sociais, onde as novas tendências chegam mais rapidamente, ouvir os seus subordinados, dar e receber “feedback”, não deixando telefonemas ou e-mails por responder, além de partilhar experiências com outras pessoas.

O saber não ocupa lugar e aprender é fundamental para que um líder tenha sempre autoridade sobre a sua equipa. A autoridade da sabedoria.
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.