Mentoria para desenvolver habilidades de liderança
A mentoria para liderança é algo valioso, podemos dizer que é como se o líder pudesse conversar com “eu do futuro” para pedir conselhos e orientações.
Tenho a certeza, numa situação como esta, que o líder do futuro teria sábios conselhos a partilhar com o seu “eu atual” e o ajudaria a melhorar muito e a preparar-se para os eventos que estão por ocorrer.
É com esta metáfora que explico aos meus clientes como é e porque é importante a mentoria de liderança, para ampliar o potencial do profissional.
O que é a mentoria
Numa procura rápida pela Internet encontramos diferentes definições para a mentoria ou mentoring.
Vamos considerar que a mentoria é uma relação de desenvolvimento pessoal, onde um profissional mais experiente auxilia outro profissional (“mentee” ou mentorado).
O profissional com mais experiência vai transmitir de maneira informal o seu conhecimento, apoio e capital social que entenda ser relevante para o aprendiz.
A mentoria para liderança é um processo que envolve comunicação direta e bastante objetiva entre os envolvidos. Em geral, este processo é presencial, tendo o mentor e o mentorado atuando juntos durante um determinado período de tempo.
As diferenças
É importante destacar que o programa de coaching é diferente do mentoring.
No coaching o profissional é orientado, de forma estruturada e atendendo a uma metodologia específica, a alcançar objetivos específicos, por meio do desenvolvimento das suas habilidades e do autoconhecimento.
Já a mentoria também procura o desenvolvimento da pessoa, mas de maneira mais informal, onde os mentores estão concentrados na carreira do profissional e nos trabalhos que ele desenvolverá num futuro próximo, como é o caso de ser promovido de categoria.
As formas de aprender
Existem duas formas de orientar o mentorado neste processo. Ele pode aprender enquanto observa o mentor a agir, ou ainda, aprender fazendo junto com o mentor.
Aprender observando
Ter o privilégio de observar grandes líderes a atuar é uma experiência inesquecível.
Poder entender como o mentor utiliza as suas habilidades para se comunicar com as equipas, como ele as envolve, motiva e impulsiona para alcançar os objetivos, certamente será marcante para o aprendiz.
A mesma situação é válida para o mentorado, que vai perceber como o mentor o treina para as tarefas e como se dirige a ele. Tudo isso vai ampliar a sua aprendizagem sobre a gestão de pessoas, avalie como uma equipa gosta de ser tratada pelos seus superiores.
Aprender fazendo
O mentor experiente estimula o aprendiz a ser proativo, a aprender de uma das melhores formas, que é poder executar o trabalho.
Participar das atividades fará com que o mentorado compreenda todo o processo de realização das tarefas e, com isto, se preparar para alcançar metas mais desafiadoras. É comum o mentor contextualizar as atividades e deixar o mentorado executar.
Além de tirar o aprendiz da zona de conforto e oferecer desafios práticos e reais do dia a dia, o mentor consegue subsídios para avaliar os cenários e, sempre que possível, criar novos cenários, para que juntos possam analisar e entender situações futuras.
A mentoria bem sucedida
Vários fatores são determinantes para o sucesso de uma mentoria para a liderança. Este é um processo que exige responsabilidades mútuas, onde ambos estão a aprender e a ensinar numa troca constante.
Abaixo apresento os fatores que podem garantir o fracasso ou o sucesso da mentoria para liderança:
Tenho a certeza, numa situação como esta, que o líder do futuro teria sábios conselhos a partilhar com o seu “eu atual” e o ajudaria a melhorar muito e a preparar-se para os eventos que estão por ocorrer.
É com esta metáfora que explico aos meus clientes como é e porque é importante a mentoria de liderança, para ampliar o potencial do profissional.
O que é a mentoria
Numa procura rápida pela Internet encontramos diferentes definições para a mentoria ou mentoring.
Vamos considerar que a mentoria é uma relação de desenvolvimento pessoal, onde um profissional mais experiente auxilia outro profissional (“mentee” ou mentorado).
O profissional com mais experiência vai transmitir de maneira informal o seu conhecimento, apoio e capital social que entenda ser relevante para o aprendiz.
A mentoria para liderança é um processo que envolve comunicação direta e bastante objetiva entre os envolvidos. Em geral, este processo é presencial, tendo o mentor e o mentorado atuando juntos durante um determinado período de tempo.
As diferenças
É importante destacar que o programa de coaching é diferente do mentoring.
No coaching o profissional é orientado, de forma estruturada e atendendo a uma metodologia específica, a alcançar objetivos específicos, por meio do desenvolvimento das suas habilidades e do autoconhecimento.
Já a mentoria também procura o desenvolvimento da pessoa, mas de maneira mais informal, onde os mentores estão concentrados na carreira do profissional e nos trabalhos que ele desenvolverá num futuro próximo, como é o caso de ser promovido de categoria.
As formas de aprender
Existem duas formas de orientar o mentorado neste processo. Ele pode aprender enquanto observa o mentor a agir, ou ainda, aprender fazendo junto com o mentor.
Aprender observando
Ter o privilégio de observar grandes líderes a atuar é uma experiência inesquecível.
Poder entender como o mentor utiliza as suas habilidades para se comunicar com as equipas, como ele as envolve, motiva e impulsiona para alcançar os objetivos, certamente será marcante para o aprendiz.
A mesma situação é válida para o mentorado, que vai perceber como o mentor o treina para as tarefas e como se dirige a ele. Tudo isso vai ampliar a sua aprendizagem sobre a gestão de pessoas, avalie como uma equipa gosta de ser tratada pelos seus superiores.
Aprender fazendo
O mentor experiente estimula o aprendiz a ser proativo, a aprender de uma das melhores formas, que é poder executar o trabalho.
Participar das atividades fará com que o mentorado compreenda todo o processo de realização das tarefas e, com isto, se preparar para alcançar metas mais desafiadoras. É comum o mentor contextualizar as atividades e deixar o mentorado executar.
Além de tirar o aprendiz da zona de conforto e oferecer desafios práticos e reais do dia a dia, o mentor consegue subsídios para avaliar os cenários e, sempre que possível, criar novos cenários, para que juntos possam analisar e entender situações futuras.
A mentoria bem sucedida
Vários fatores são determinantes para o sucesso de uma mentoria para a liderança. Este é um processo que exige responsabilidades mútuas, onde ambos estão a aprender e a ensinar numa troca constante.
Abaixo apresento os fatores que podem garantir o fracasso ou o sucesso da mentoria para liderança:
- Os objetivos definidos para o mentorado.
- Logística do processo (como, quando e onde ocorrerão as reuniões e comunicações).
- Determinar previamente quais são e como serão tratadas informações confidenciais
- Determinar previamente quais são e como serão tratadas informações confidenciais
- Determinar o âmbito de responsabilidade de cada uma das partes.
- Bom senso de ambos para resolver questões que não estão previstas na mentoria.
- Delimitar o tempo para o início e fim da mentoria.
Finalmente, a mentoria para liderança procura oferecer aos participantes, mentor e mentorado, a oportunidade de interação, partilha de conhecimentos, criação de novos repertórios e a possibilidade de alcançar o ponto máximo de uma grande mentoria e de um grande líder, que é poder ser a melhor versão de si mesmos.
Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.
Ricardo Reis, 14-2-1933 (heterônimo de Fernando Pessoa)