O impacto do ChatGPT em Portugal

O tema que está em quase todas as conversas entre profissionais, em Portugal, é o uso do ChatGPT, uma inteligência artificial - IA, que "conversa" com os humanos.

Para algumas pessoas, isto é uma ameaça aos empregos, para outras, uma grande oportunidade.

Qual é o seu posicionamento? Já pensou acerca disto? Vamos conversar um pouco sobre esta nova ferramenta.
 
 

O ChatGPT
 
Para explicar o que é e como funciona esta inteligência artificial, nada melhor do que perguntar à própria.
 
Foi o que eu fiz! E o resultado foi o seguinte:
   . Sou coach em Portugal. Como posso explicar aos meus clientes o que é o ChatGPT?
   . Olá! Pode explicar aos seus clientes que o ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, capaz de gerar textos e responder a perguntas em linguagem natural. É alimentado por enormes quantidades de dados e treinado para imitar a forma como as pessoas conversam. Assim, o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta para ajudar a responder a perguntas, gerar conteúdo ou mesmo ter conversas. É importante destacar que, apesar de ser muito avançado, esta ferramenta ainda não é capaz de substituir a interação humana e que as respostas geradas por ela são baseadas em informações aprendidas e não refletem necessariamente a opinião ou perspetiva de uma pessoa real.
 
ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e, em janeiro 2023 já contabilizava 100 milhões de inscritos, fato inédito no mercado digital. A sua base de dados está atualizada até ao ano 2021, o que significa que ele ainda não aprendeu sobre os acontecimentos após esta data.
 
 

Entendendo as aplicações e usos
 
Como podem ver, ele próprio se autodenomina "uma ferramenta".

E o que significa isso? Significa que ele não vai substituir humanos nos seus trabalhos e mas sim, ajudar a executar tarefas, tornando-as mais rápidas.
 
Entre os exemplos de aplicações, temos:
   . Gerar texto automático para descrições de produtos, resumos de notícias, traduções e outros tipos de conteúdo textual de forma rápida e precisa.
   . Atendimento a clientes por Chatbots podendo fornecer respostas a perguntas de utilizadores de maneira eficiente e personalizada. Também pode ser usado para catalogar as avaliações de produtos deixadas pelos consumidores.
   . Realizar pesquisas, sugerindo palavras-chave relevantes, categorizando dados e realizando outras tarefas relacionadas.
 
Como é uma tecnologia em constante evolução, em razão do "machine learning", inúmeras aplicações surgirão com o uso contínuo da ferramenta.
 
 

 Os empregos em risco
 
Em geral, as novas tecnologias chegam sempre para complementar as habilidades humanas, não para substituí-las completamente.

Vamos ver um exemplo que não tem ligação com o mundo digital, como a invenção da serra elétrica, que veio para substituir, com muitas vantagens e segurança, o cinzel, que é aquela ferramenta antiga, usada para cortar madeira, pedra e outros materiais.
 
Possivelmente, quando a serra elétrica foi lançada, muita gente pensou que estava prestes a perder o emprego. Contudo, o que vemos hoje é que essa ferramenta é usada por toda a gente, até como um eletrodoméstico.
 
Um outro exemplo, agora, mais próximo de nossa realidade é o atendimento on-line a clientes, que muitos locais web oferecem assim que as pessoas os acessam.
 
Dependendo da pergunta, o utilizador precisa de abrir uma página de produto ou de Perguntas e Respostas Frequentes (FAQ) para oferecer a resposta. Com as capacidades do ChatGPT é possível treinar esta ferramenta para propor respostas para o atendente, numa base contextualizada e em poucos segundos.

 

Os próximos passos
 
O ChatGPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial impactaram os profissionais do mundo todo.
 
Em Portugal não foi diferente e muitas discussões surgiram sobre suas aplicações, riscos, possibilidades e todo o tipo de questões.
 
Para esta situação, algumas reflexões e orientações podem acalmar os ânimos e motivar líderes e equipas a procurarem cada vez mais o aprimoramento pessoal e profissional.
 
Como citaram Ana Paula Laborinho e António Branco, num recente artigo Língua portuguesa e tecnologia: o futuro é agora para o www.publico.pt (09/02/2023), podemos afirmar sem medo de errar que "o futuro já está a acontecer"!
 
 Portanto, estas ferramentas chegaram para ficar e é fundamental desenvolver habilidades que sejam complementares às da IA, como
comunicação, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas.
 
Estas são habilidades valorizadas e difíceis de serem automatizadas, e ajudarão os profissionais a destacarem-se no mercado de trabalho e também, na vida pessoal.
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.