O papel do coaching executivo para melhorar a comunicação entre os departamentos

Um líder precisa de desenvolver muitas habilidades e competências e, sem dúvida, melhorar a comunicação com os colaboradores e entre os departamentos é fundamental para alcançar objetivos.
 
Um dos fatores que mais impactam a liderança é a qualidade dos relacionamentos interpessoais. E este, serve-se da comunicação como meio para realizar as interações humanas.
 
 

O que é comunicação?
 
Ao digitar “O que é comunicação?”, em qualquer mecanismo de procura na Internet, milhões de resultados vão aparecer ou, então, se sairmos à rua a perguntar às pessoas, vamos receber as mais variadas respostas.
 
De forma geral, podemos entender a comunicação como um processo de troca de mensagens por intermédio da linguagem, falada ou escrita, ou de símbolos e de sinais.
 
Este processo torna os seres humanos capacitados a dialogar, apresentar ideias, discutir alternativas e soluções e, principalmente, procurar o bom entendimento entre si.
 
É fácil perceber que comunicar vai muito além do falar-ouvir-falar e, no âmbito profissional, torna-se uma poderosa ferramenta, seja para motivar ou persuadir. Porém, pode ser altamente destrutiva para as pessoas e empresas, quando usada para manipular, pois o efeito é tão devastador quanto a falta de comunicação, uma vez que ambas tem o poder de disseminar valores errados ou contrários aos defendidos pela empresa.
 
Um fenómeno bastante atual é o da “fake news” ou “notícias falsas”, que causam enormes prejuízos, muito maiores do que a simples desinformação. Um exemplo disso foi a quantidade de óbitos causados pelas mensagens negacionistas ou falsas sobre a ação do coronavírus Covid-19.
 
As Universidades
Massachusetts Institute of Technology -  MIT, nos EUA, e Oxford, no Reino Unido, fizeram estudos e comprovaram que as pessoas promovem e viralizam mais notícias falsas que as reais, principalmente nas redes sociais e aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.
 
 

A melhorar a comunicação
 
E o que o
coaching executivo tem a ver com tudo isto?
 
Muito! Ele pode melhorar a comunicação dos líderes e dos gestores, utilizando técnicas e ferramentas como a comunicação não violenta, o uso correto do feedback, adequação do tom de voz, entre outras.
 
O programa de coaching executivo, após avaliar os pontos positivos e aqueles que precisam de ser melhorados, trabalha para potencializar a comunicação verbal e a não verbal dos profissionais.
 
Entre estes pontos, destaca-se:
- Capacidade de ouvir as pessoas: Muitas vezes é mais importante saber ouvir e entender as pessoas do que falar. Há momentos em que é preciso captar o estado emocional da pessoa para complementar o que ela está a dizer.
Antes de começarmos a falar sobre um determinado assunto ou expressar algum sentimento, é extremamente importante ouvir atentamente e compreender o que o interlocutor falou ou demonstrou.
- Tom de voz: Muita gente confunde tom de voz com volume da fala. São duas coisas distintas. Enquanto o volume de voz pode ser alto ou baixo, o tom de voz pode ser suave, nervoso, enfático, agressivo, neutro etc. Isto significa que o tom de voz reflete o estado emocional de quem está a falar. Este detalhe faz muita diferença numa apresentação para clientes, delegar tarefas para a equipa ou motivar uma pessoa.
- Feedback – O coaching executivo orienta o cochee a procurar o feedback da sua equipa ou após a uma exposição em reuniões e negociações. Este retorno deve ser aproveitado para analisar e melhorar a comunicação em futuras apresentações.
O programa de coaching executivo procura ainda transformar o profissional num verdadeiro líder coach, desenvolvendo habilidades para empenhar equipas e inspirar pessoas.

 
"Bem dizer e bem ouvir, é a arte de conversar"
Ditado Popular
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.