O que é ser um empreendedor

Guia para o desenvolvimento de empreendedores

Empreendedorismo não significa apenas abrir uma empresa. São diversos os significados que encontramos numa pesquisa rápida pela Internet.

Alguns defendem que é a "capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades,
desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

Outros dizem que "O empreendedorismo é a competência de criar um negócio do zero e gerenciar essa empresa de forma a gerar valor".

Posso dizer que é isso e muito mais. Na vida prática, ou seja, no dia a dia, o que vai pesar bastante são as características pessoais, pois o que diferencia um empreendedor de outros profissionais, é a sua capacidade de se adaptar e readaptar quantas vezes forem necessárias.

Neste artigo vou listar sete características que são fundamentais para o desenvolvimento de uma
mentalidade empreendedora. Vamos lá?



Resiliência

Ser empreendedor requer superar uma série de desafios. Se pretende ter sucesso, precisa de aprender a lidar com as mazelas que surjam e superá-las uma a uma, às vezes até várias ao mesmo tempo.

Resiliência é a famosa "dar a volta por cima". A pessoa resiliente não está isenta de problemas, contudo, é a maneira como ela os trata e resolve é que a tornam diferenciada, vezes sem conta até atingir os seus objetivos.



Liderança

Desenvolver a liderança é fundamental para o empreendedor!

Entre elas estão a capacidade de trabalhar em equipa, saber delegar funções e responsabilidades, aceitar e partilhar ideias e inspirar as pessoas que estão à sua volta para alcançar objetivos cada vez mais desafiadores.

Uma frase que com frequência me vem à mente é "Sozinhos vamos mais rápido, mas acompanhados vamos muito mais longe"! Principalmente se tivermos uma boa equipa.



Flexibilidade

A terceira, após a liderança, não pode ser outra, se não a flexibilidade.

Ter jogo de cintura para se adaptar aos diferentes tipos ou já estar recetivo para mudar de ideias caso seja necessário e aceitar, por vezes, o que parecem ser ideias contraditórias, como por exemplo, ideias sugeridas pelos outros elementos da nossa equipa e que numa primeira fase nos parecem estranhas. Muitas vezes são áreas de intervenção que não são do domínio do nosso conhecimento.



Organização

Esse é um tema vital para o empreendedor e envolve, além de conhecimento técnico, muita disciplina.

Ele precisará de criar o planeamento, gerir o tempo, cumprir prazos com clientes, fornecedores e colaboradores e, ao mesmo tempo, antecipar ameaças e oportunidades para o seu negócio.  E para que tudo isto aconteça. É necessário termos uma boa planificação e cumpri-la.

Além disso, ao analisar suas métricas e perceber que algo não está alinhado com os objetivos ou processos, reformular o que está planificado de acordo com a realidade atual.



Ambição

A ambição querer sempre mais e procurar o desenvolvimento constante.

Dessa forma, estudar as principais tendências e especializar-se cada vez mais. Algumas pessoas conotam a palavra ambição como sendo uma palavra negativa.

Mas neste caso, o objetivo é criar, saber sempre mais e estarmos disponíveis para ir sempre mais além, como um desafio pessoal e inovador.



Transparência

Ter razões sólidas para convencer os investidores e clientes, sempre de forma transparente e honesta, solidificando a confiança e evidenciando os motivos pelos quais os nossos produtos ou serviços são os mais apropriados às suas necessidades, às necessidades dos nossos clientes.
 
Quando não trabalharmos no patamar da confiança e da transparência, as pessoas podem adquirir os nossos serviços ou produtos uma vez, mas a probabilidade de o repetirem é muito baixa por não se sentirem bem atendidas ou até mesmo desconfiadas. Lembrem-se sempre que é mais difícil procurar um cliente novo do que manter um cliente já existente.



Autoconfiança

A autoconfiança é acreditar no nosso projecto, nas nossas ideias, sem descuidar do feedback e das opiniões dos outros.

Se é este percurso com o qual se identifica e deseja percorrer, tendo em conta alguns aspectos para o seu percurso até ao resultado final, defina as suas experiências.

Antes de mais, estamos a falar do seu negócio, da sua visão e da sua paixão. Por isso, o primeiro passo será sempre as suas metas, o que é que quer e como quer que isso aconteça.

E ainda, quando e com quem quer iniciar todo este processo.; e porquê que faz sentido colocá-lo em prática.

Estabeleça metas razoáveis, sem se subestima, mas também, sem se sujeitar à frustração de não atingir os objetivos que foram concebidos com demasiada ambição.

É mais fácil atingir metas e objetivos curtos. Dar pequenos passos faz com que a nossa capacidade de adaptação ao processo seja mais fácil.



Outras dicas

Faça o seu trabalho de casa, pesquise, informe-se antes de estabelecer metas para si e para o seu negócio. Não se esqueça Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Utilize formas de mensurar medir, medir, medir. Só com o feedback e com resultados palpáveis é que será possível analisar e corrigir ou investir mais.

Experimente! Se não mudar as estratégias que implementa, como poderá saber se está no caminho certo.

Inspire-se! Procure inspirar-se noutras pessoas e em outros locais que estão a implementar o que pretende! Todos nós precisamos de inspiração. Por muita que seja a criatividade da nossa mente, a inspiração tem várias formas de se apresentar e nem sempre é direta, mas no final do dia é o que nos ajuda a ter outra perspetiva, traçar novas metas, ou desenvolver novas ideias.

Aproveite o dia! Todos os dias são um bom dia para aprender, para reestruturar ou simplesmente para aproveitar o dia e a chegar mais perto do seu objetivo. Disfrute de todos os momentos, porque se há uma coisa que nunca se recupera é o tempo. Por isso, aproveite muito bem o seu tempo.

E, por fim, faça ótimos negócios.
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