Os 3 pilares das relações profissionais de excelência

No Verão passado um dos desafios pessoais a que me dediquei nos fins-de-semana foi cuidar das minhas árvores de fruto, uma vez que moro fora da cidade e gosto de aproveitar esse fator para tornar a minha casa mais funcional, bonita e sustentável.

Numa dessas alturas estava eu nas minhas “lides agrícolas” e reparei que uma das árvores mais jovens ainda tinha frutos muito pequeninos, e como tenho uma pessoa que me auxilia nessas tarefas perguntei-lhe porque é que a árvore ainda não dava frutos de tamanho mais considerável.

“As árvores são como as pessoas, Dr.ª Fátima!” – Respondeu-me na sua sabedoria “Temos de cuidar delas e estimá-las durante muito tempo até nascer algo de bom.”

É fascinante como a vida às vezes nos relembra os valores mais elevados em momentos inesperados.

Tal como as árvores se queremos dar fruto nas nossas relações profissionais é importante que respeitemos as suas fases de crescimento, tal como uma árvore que precisa de uma boa semente, de raízes fortes e acima de tudo, dedicação.  

Não comece pelo fruto sem olhar para a semente ;)

Aproveitando esta metáfora gostaria de fazer a ponte com o lado profissional e partilhar consigo uma reflexão sobre aquelas que considero serem os 3 pilares das relações profissionais de excelência.

Não pretendo com isto reduzir a complexidade e a riqueza das relações profissionais e humanas a uma simples “receita de 3 passos” mas sim partilhar consigo algumas considerações e estratégias que eu próprio utilizo nas minhas relações profissionais, para auto-reflexão e de forma a construir laços de empatia, respeito e partilha de valor.

Em primeiro lugar, a “semente” das relações começa pelo Conhecimento.

Em segundo lugar, é estabelecido o Relacionamento.

E por fim é gerado o fruto da Confiança.

Tal como uma árvore, para dar fruto é importante colocarmos o nosso foco, dedicação e comprometimento das diversas fases de crescimento.

Vamos falar então da primeira fase das relações profissionais, que é a fase do Conhecimento.

Num primeiro contacto com um potencial cliente, um futuro colaborador ou gestor, um parceiro para o seu novo projeto, o seu foco deve estar em conhecer o outro e em dar-se a conhecer a si mesmo.

Por isso procure perceber se está a focar-se no seguinte, durante o seu diálogo:

- Estou focado no meu cliente e nos seus valores pessoais e profissionais?
- Conheço e compreendo os valores profissionais da equipa a que pertenço?
- Sei quais são as caraterísticas comportamentais da minha equipa de trabalho e como gerir essas competências?
- Os meus potenciais clientes sabem quem eu sou e qual o nome da minha empresa?
- O meu comportamento está a transmitir aos meus parceiros o que pretendo?
- Pretendo conhecer novas pessoas, formas de pensar e agir?
- Estou disponível para conhecer e compreender melhor as pessoas à minha volta?

Ou seja a “semente” começa na abertura e disponibilidade para conhecer e a partir daí estabeleço o Relacionamento e o foco deve estar na empatia.

Perceba se na interação com os outros estes aspetos estão a ser tidos em consideração:

- Sou uma pessoa agradável para as outras pessoas?
- Respeito os meus colaboradores e as suas diferenças?
- Cumpro com aquilo que prometo nas minhas relações profissionais?
- Partilho uma missão em comum com os meus parceiros de negócio?
- Sou capaz de demonstrar empatia e colocar-me no lugar do outro?
- Pratico a
cortesia e demonstro uma atitude de abertura com o meu cliente?

Tal como uma árvore que dá fruto, se o seu foco está no conhecimento e no relacionamento, eu acredito que naturalmente uma relação profissional atinge a sua plenitude quando se atinge um patamar de Confiança mútua.

- Por norma as pessoas acreditam em mim e eu acredito nos outros?
- Demonstro a minha competência e excelência em tudo o que faço?
- Sou alguém que inspira confiança?
- Estabeleço relações transparentes e emocionalmente saudáveis nas relações profissionais?
- Transmito segurança?
- Acredito na visão da organização a que pertenço?
- Faço tudo o que está ao meu alcance para
gerar valor na vida das pessoas à minha volta?

Como Executive Coach e acima de tudo como Ser Humano eu acredito que devemos sempre colocar o máximo na nossa dedicação e empatia na construção de relações saudáveis, positivas e gratificantes, tal como costumo dizer a riqueza partilhada: eu cresço se os outros crescerem comigo, eu vou mais longe se as pessoas à minha volta forem longe comigo.

Para isso é importante cuidar das relações como uma árvore preciosa: lance a semente e dê o seu melhor, cultive com carinho e dê tempo. Na Natureza como na vida, não interessa a rapidez e o tamanho, mas sim a qualidade do fruto final ;)
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.