Pedir para receber
Há uns tempos atrás estava a tomar um café e presenciei um episódio que quero partilhar consigo.
Mesmo à minha frente encontrava-se uma pessoa que, na altura do pedido, solicitou um café e um pão com manteiga. Confesso que não estava a prestar grande atenção, pois estava focada a consultar a minha agenda. Contudo não pude deixar de reparar que o pedido veio incompleto, faltava o desejado pão com manteiga a acompanhar o cafezinho.
O que é curioso foi o que sucedeu a partir daí. Estando eu treinada na leitura dos sinais da comunicação não-verbal, reparei que a linguagem corporal da pessoa traduzia um certo embaraço. A pessoa que estava a atender, reparando no mesmo que eu, perguntou se faltava alguma coisa.
“Ah, sabe, é que eu tinha pedido um pão com manteiga…”, respondeu a jovem, visivelmente pouco à vontade, com a face um pouco vermelha, e dificuldades na comunicação.
Lá veio o pão com manteiga, e com ele a seguinte reflexão: porque é que, por vezes, as pessoas têm tanta dificuldade em expressar o que desejam?
Porque é que existe tanta dificuldade na comunicação de um pedido lógico, válido e com toda a razão de ser?
Penso que isto tem a ver com o perfil comportamental da pessoa, com a educação, a cultura, o momento e também com a natureza do pedido em si: pedir um pão com manteiga não é a mesma coisa que pedir salsa à vizinha, pedir um aumento salarial ou pedir ao marido que nos acompanhe num evento no qual nem está muito interessado.
Por vezes existem obstáculos que nos impedem de fazer pedidos assertivos, mas penso que a solução não está em abafar os seus desejos, se é realmente isso que quer. A solução passa por trabalhar a sua comunicação de forma assertiva e praticar nas mais diversas situações do dia-a-dia, para obter melhores resultados.
Identifica alguma situação da sua vida profissional onde pretenda fazer um pedido de forma assertiva?
Vejamos de seguida alguns exemplos:
- Pedir mais tempo para terminar um projeto
- Pedir apoio administrativo
- Pedir ao seu superior mais responsabilidades e oportunidades de crescimento
- Pedir um aumento salarial
- Pedir um investimento para o seu projeto/empresa
- Pedir a um colega de trabalho para o apoiar numa tarefa
- Pedir à sua equipa uma atitude mais entrega e atitude
- Pedir a si mesmo um pouco mais de paciência, coragem ou determinação
Se sente dificuldade em fazer o seu pedido, procure identificar a crença responsável por esse bloqueio. Talvez ache que não seja adequado. Talvez não saiba como estabelecer essa comunicação. Talvez não acredite no resultado. Talvez esteja à espera do momento adequado, do timing perfeito ou das palavras certas.
Se esperar muito tempo para pedir aquilo que quer, corre o risco de ver o tempo passar e ficar com esse pedido por fazer. Por isso lanço-lhe o desafio para que, a partir de hoje, afirme claramente o pedido que deseja, com assertividade mas acima de tudo de forma estratégica:
>> Planeie o resultado pretendido
Não peça só por pedir, qual é o resultado que procura alcançar com o seu pedido? Afinal de contas, se você não sabe aquilo que quer e porque quer, dificilmente os outros vão compreender a razão de ser do seu pedido.
>> Seja claro e específico no seu pedido
Tal como na gestão dos objetivos, seja SMART quando executa o seu pedido. Ou seja, é importante que o seu pedido seja específico, realista, mensurável, alcançável e com uma data estabelecida!
>> Demonstre empatia
Se a resposta ao seu pedido não é a que estava à espera, pode demonstrar empatia e compreensão pela resposta da outra pessoa, contundo mantendo o seu pedido. “Compreendo que não esteja com muito tempo disponível, mas…”
>> Insista
Nem sempre vai conseguir que o seu pedido seja aceite à primeira. Pode ser que tenha de rever os seus argumentos, aguardar por uma altura mais favorável, contudo não desista. Insista no seu pedido até desbloquear a situação.
>> Seja educado
Um pedido não é uma ameaça nem um ultimato. Até pode acontecer que o seu interlocutor não aceite o seu pedido, mas quando isso acontecer mostre o seu apreço e agradeça.
>> Estabeleça um compromisso
Se por algum motivo o seu interlocutor não pode aceder ao seu pedido, procure uma solução que seja favorável para ambos, ou seja que gere um resultado ganha-ganha.
Concluindo, tem duas escolhas à sua frente. Pode escolher ser mais assertivo e usar algumas estratégias para pedir aquilo que deseja, ou pode simplesmente não pedir e lidar com as desvantagens dessa situação.
Para reflexão, procure responder a estas duas questões antes de efetuar o seu pedido:
- Porque é que eu estou a pedir isto?
- O que é que eu quero?
- Que benefícios posso obter com este pedido?
- Que obstáculos me impedem de pedir algo?
- Que estratégias posso utilizar para efetuar o meu pedido de forma assertiva?
Da minha parte, espero que a vida lhe dê em dobro a felicidade, sucesso e resultados que pedir.
Mesmo à minha frente encontrava-se uma pessoa que, na altura do pedido, solicitou um café e um pão com manteiga. Confesso que não estava a prestar grande atenção, pois estava focada a consultar a minha agenda. Contudo não pude deixar de reparar que o pedido veio incompleto, faltava o desejado pão com manteiga a acompanhar o cafezinho.
O que é curioso foi o que sucedeu a partir daí. Estando eu treinada na leitura dos sinais da comunicação não-verbal, reparei que a linguagem corporal da pessoa traduzia um certo embaraço. A pessoa que estava a atender, reparando no mesmo que eu, perguntou se faltava alguma coisa.
“Ah, sabe, é que eu tinha pedido um pão com manteiga…”, respondeu a jovem, visivelmente pouco à vontade, com a face um pouco vermelha, e dificuldades na comunicação.
Lá veio o pão com manteiga, e com ele a seguinte reflexão: porque é que, por vezes, as pessoas têm tanta dificuldade em expressar o que desejam?
Porque é que existe tanta dificuldade na comunicação de um pedido lógico, válido e com toda a razão de ser?
Penso que isto tem a ver com o perfil comportamental da pessoa, com a educação, a cultura, o momento e também com a natureza do pedido em si: pedir um pão com manteiga não é a mesma coisa que pedir salsa à vizinha, pedir um aumento salarial ou pedir ao marido que nos acompanhe num evento no qual nem está muito interessado.
Por vezes existem obstáculos que nos impedem de fazer pedidos assertivos, mas penso que a solução não está em abafar os seus desejos, se é realmente isso que quer. A solução passa por trabalhar a sua comunicação de forma assertiva e praticar nas mais diversas situações do dia-a-dia, para obter melhores resultados.
Identifica alguma situação da sua vida profissional onde pretenda fazer um pedido de forma assertiva?
Vejamos de seguida alguns exemplos:
- Pedir mais tempo para terminar um projeto
- Pedir apoio administrativo
- Pedir ao seu superior mais responsabilidades e oportunidades de crescimento
- Pedir um aumento salarial
- Pedir um investimento para o seu projeto/empresa
- Pedir a um colega de trabalho para o apoiar numa tarefa
- Pedir à sua equipa uma atitude mais entrega e atitude
- Pedir a si mesmo um pouco mais de paciência, coragem ou determinação
Se sente dificuldade em fazer o seu pedido, procure identificar a crença responsável por esse bloqueio. Talvez ache que não seja adequado. Talvez não saiba como estabelecer essa comunicação. Talvez não acredite no resultado. Talvez esteja à espera do momento adequado, do timing perfeito ou das palavras certas.
Se esperar muito tempo para pedir aquilo que quer, corre o risco de ver o tempo passar e ficar com esse pedido por fazer. Por isso lanço-lhe o desafio para que, a partir de hoje, afirme claramente o pedido que deseja, com assertividade mas acima de tudo de forma estratégica:
>> Planeie o resultado pretendido
Não peça só por pedir, qual é o resultado que procura alcançar com o seu pedido? Afinal de contas, se você não sabe aquilo que quer e porque quer, dificilmente os outros vão compreender a razão de ser do seu pedido.
>> Seja claro e específico no seu pedido
Tal como na gestão dos objetivos, seja SMART quando executa o seu pedido. Ou seja, é importante que o seu pedido seja específico, realista, mensurável, alcançável e com uma data estabelecida!
>> Demonstre empatia
Se a resposta ao seu pedido não é a que estava à espera, pode demonstrar empatia e compreensão pela resposta da outra pessoa, contundo mantendo o seu pedido. “Compreendo que não esteja com muito tempo disponível, mas…”
>> Insista
Nem sempre vai conseguir que o seu pedido seja aceite à primeira. Pode ser que tenha de rever os seus argumentos, aguardar por uma altura mais favorável, contudo não desista. Insista no seu pedido até desbloquear a situação.
>> Seja educado
Um pedido não é uma ameaça nem um ultimato. Até pode acontecer que o seu interlocutor não aceite o seu pedido, mas quando isso acontecer mostre o seu apreço e agradeça.
>> Estabeleça um compromisso
Se por algum motivo o seu interlocutor não pode aceder ao seu pedido, procure uma solução que seja favorável para ambos, ou seja que gere um resultado ganha-ganha.
Concluindo, tem duas escolhas à sua frente. Pode escolher ser mais assertivo e usar algumas estratégias para pedir aquilo que deseja, ou pode simplesmente não pedir e lidar com as desvantagens dessa situação.
Para reflexão, procure responder a estas duas questões antes de efetuar o seu pedido:
- Porque é que eu estou a pedir isto?
- O que é que eu quero?
- Que benefícios posso obter com este pedido?
- Que obstáculos me impedem de pedir algo?
- Que estratégias posso utilizar para efetuar o meu pedido de forma assertiva?
Da minha parte, espero que a vida lhe dê em dobro a felicidade, sucesso e resultados que pedir.