Pensar e Planear

Quando a concorrência está a torcer por si
 
É quarta-feira, dia da apresentação do planeamento de 2021 para toda a equipa! No entanto, aquela encomenda que chegou fora de prazo e sem consultar, pensar e planear, foi prometida para quinta-feira e consequentemente alterou a rotina de trabalho da empresa e apoderou-se da atenção de todos, ocupando imenso tempo e também horas extra.
 
Resultado, se esta reunião viesse a ocorrer, obviamente ela deveria ter sido cancelada, não haveria plano estratégico para apresentar à equipa!
 
E, com isto, os trabalhos para 2021 começariam totalmente sem norte, pois, seriam a repetição de todos os dias sem a existência de uma estratégia.

 

A rotina
 
Isto parece ficção, pois mas não é. Este é o cenário caótico, muitas vezes “cómico”, ficamos a imaginar pessoas a correrem para todos os lados, sem saberem o que fazer exatamente; que começam a atingir níveis de stress elevados, por quererem fazer tudo aquilo que tem que ser feito, num curto espaço de tempo, os conflitos a serem uma constante, as pessoas a dizerem aos colegas aquilo que não era suposto dizerem, pois o rancor muitas vezes fica e a boa relação da empresa e dos departamentos fica abalada por longos períodos de tempo. E tudo isto porquê? Porque não existem processos nem procedimentos nem se avaliam as situações que são benéficas para o negócio e aquelas situações que causam grandes prejuízos a vários níveis.
 
Muitas empresas vivem essa realidade no seu dia a dia. São negócios, muitas vezes promissores, mas, por não conseguirem tempo para pensar e planear, perdem-se na rotina e, quase sempre, na repetição de processos onerosos e que se traduzem em prejuízos.
 
O planeamento é um tema extenso e, diferentes autores oferecem diferentes conceitos e práticas para executá-lo.
 
 

O conceito de planeamento
 
Podemos entender que o planeamento, é o estudo realizado com base em análises internas e externas, com uma metodologia apropriada, fazendo uma planificação estruturada com atividades e intervenientes do negócio, e isto possibilita analisar a rentabilidade do processo para a empresa, produto ou serviço, proporcionando conclusões para o desenvolvimento de estratégias, para a definição de um plano tático e operacional, que permita que a empresa alcance os seus objetivos.
 
Assim, teremos um planeamento focado em resultados e no crescimento sustentado, e isso, devidamente provado e comprovado por métricas, análises e indicadores claros e reais.
 
 

O GPS da empresa
 
Para muitos empreendedores ou líderes de equipas, números e indicadores reais são motivos de preocupações e, aqueles que optam por distorcer ou esconder esses resultados, escolhem um caminho perigoso para os negócios.
 
Outros podem dizer que o planeamento atrapalha o andamento dos trabalhos, ao tornar tudo mais burocrático. Grande engano, o planeamento é um grande aliado de toda a empresa, quer seja no campo operacional, de gestão ou decisório.
 
Há aqueles que, após apresentarem o planeamento, ficam a criar expectativas de resultados imediatos. Para estes, a frustração pode ser grande, pois, exige acompanhamento constante, com análises e ajustes periódicos. Nada acontece de um dia para o outro.
 
Um
planeamento rigorosamente desenvolvido proporciona o entendimento do empreendimento como um todo, facilitando a tomada de decisões, mesmo quando as ações que precisam de ser tomadas não sejam tão agradáveis para o momento.
 
É muito importante que os líderes e gestores tenham em mente, a partir dos resultados do planeamento, que devem traçar metas e objetivos reais, que sejam possíveis de alcançar com a equipa e estrutura que a empresa possui.
 
Isto possibilita visualizar oportunidades e cenários com grande possibilidade de se tornarem reais, saindo do papel, em direção ao mercado que atuam, criando um posicionamento competitivo sólido e de diferenciação face à concorrência.
 
Para exemplificar, podemos pensar no planeamento como o sistema de GPS da empresa. Ele indica as direções, informa as condições do tráfego e mais, reajusta a rota, caso haja algum engano ou desvio. No entanto, quem vai percorrer o trajeto é o motorista - líder da empresa, o GPS apenas indica a rota.
 
O título no início deste artigo "Quando a concorrência está a torcer por ti" é uma provocação, em tom de ironia, àqueles tão atarefados (e desorganizados) que não têm tempo nem de piscar um olho, quanto mais de pensar e planear nas suas empresas.
 
Estas pessoas, certamente, estão a "trabalhar para a concorrência", pois, quanto menos visão dos seus próprios negócios tiverem, mais os concorrentes vão ganhar o mercado e o resultado.
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.