Performance com teletrabalho

Adaptação é o requisito para manter a performance com teletrabalho
 
Recentemente publicamos no blog um artigo sobre a gestão de equipas em trabalho remoto (teletrabalho), destacando que a organização, a comunicação e também o uso das ferramentas digitais disponíveis eram imprescindíveis. Mas
a produtividade é um desafio neste formato de trabalho. O teletrabalho, também chamado de home office, tornou-se, rapidamente a realidade de muitos, exigindo adaptações e, a performance da equipa passou a ser tão importante quanto sua produção.    



A produtividade e performance devem andar juntas
 
A produtividade deve ser entendida como cumprimento de tarefas e está ligada à execução. Já a performance tem um conceito mais amplo, ligado ao cumprimento de resultados e está relacionada com o futuro.
 
Por exemplo, uma equipa produz X unidades de peças ou serviços (produtividade) e com isso obtém Y como resultado, colocando a organização na liderança do mercado que atua (performance).
 
Desta forma, a produtividade ajuda a aumentar a performance e, esta última é pré-requisito para alcançar uma maior produtividade.



Como deve ser a performance com teletrabalho
 
Antes da pandemia, muitas equipas já haviam aderido ao teletrabalho e, por isso mesmo, criado uma metodologia de trabalho e traçado objetivos claros a ser alcançados. Porém, muitas pessoas depressa foram colocadas a trabalhar a partir de suas casas e várias etapas de preparação não foram realizadas devido à emergência.
 
O ponto de partida para bons resultados com teletrabalho é a confiança dos gestores e a responsabilidade, como contrapartida por parte da equipa.



Conexão para unir a equipa
 
Seguindo essa linha de raciocínio, a confiança e a responsabilidade estarão a gerar, de forma contínua, a autonomia da equipa, o cumprimento dos objetivos e, com isso, o cumprimento do propósito da organização. Para tal, os colaboradores precisam estar ligados entre si e com o gestor e, estes, em total sintonia com a organização. A isso se designa de engajamento / comprometimento.
 
E,
os gestores devem estar preparados para avaliar o trabalho de toda a equipa, sem dar excessiva importância ao tempo de resposta de uma mensagem ou tempo de horas trabalhadas. Ao contrário, devem destacar o quanto a equipa está comprometida, como é inovadora e criativa e ainda como as necessidades da organização ou dos clientes estão sendo atendidas.
 
Assim, o alto engajamento / comprometimento não ocorre sem conexão!



Evitar os excessos
 
Os horários mais flexíveis, o desenvolvimento das atividades com mais conforto e num ambiente mais pessoal, além da autonomia, são vantagens proporcionados pelo teletrabalho que exigem disciplina.
 
É importante que todos os membros da equipa e, incluindo o gestor, entendam e respeitem os seus limites. A gestão dos horários de trabalho é importante, não esquecendo, porém, de que todos têm uma vida pessoal. Sem limites entre o horário de trabalho e a vida pessoal, a performance do teletrabalho será comprometida, pois, todo o excesso é prejudicial.



Adaptação e novas perspectivas
 
Em tempos de pandemia, a adaptação à nova realidade é a maior exigência que desafia profissionais de todas as áreas. Os trabalhos têm de ser feitos, novas ferramentas foram rapidamente desenvolvidas e introduzidas nas organizações para facilitar as atividades e, também, para medir a performance do teletrabalho.
 
Diante de tantas mudanças bruscas e inesperadas, os gestores e as suas equipas envolvidos com teletrabalho, procuram a superação para si e para as empresas.
Definitivamente, entramos no século XXI!
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