Prosperar em tempos de crise

Uma solução que surge de um problema

Na década de 1970, nos EUA, o cientista Dr. Spencer Silver enquanto procurava uma super-cola para a empresa 3M, acabou por desenvolver um adesivo fraco, de baixa aderência, que não correspondia às necessidades da encomenda do cliente. Entretanto, o seu amigo, o também cientista Arthur Fry estava às voltas com partituras a cair, quando cantava no coral da igreja, nos fins-de-semana.

Doutor Fry, no meio da papelada que voava, pensou em formas de fixá-los na parede, mas, os adesivos que a 3M produzia eram muito fortes e iriam destruir os papéis e até as paredes. Foi quando ele se lembrou do "produto errado” do Dr. Silver.

Então, o Dr. Silver começou a fazer testes na sua casa e a distribuir amostras, em forma de marca-livros e recados. Em poucas semanas, outras pessoas do laboratório começaram a pedir mais, e assim percebeu que tinha um grande produto nas mãos e ainda ninguém tinha aquela tecnologia.

Certamente, nesta altura, já pode perceber que estou a falar do famoso Post-It, que acompanha e salva profissionais e estudantes em muitas situações de planeamento e recados nas portas do frigorífico.



Em tempos de crise, existem os que choram e os que vendem lenços

Ao falar de oportunidade na crise, não estou a citar o significado da palavra crise, em chinês, que já se transformou em lenda e é repetida em muitas palestras e cursos sobre empreendedorismo.

Os caracteres que formam o ideograma "weiji” não significam "perigo" e “oportunidade", como queria o então senador e candidato à presidência dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, em 1959, ao discursar para os alunos do United Negro College Fund, no estado de Indiana, ele disse a frase: “A palavra crise, em chinês, é composta de dois caracteres – um representa perigo e outro representa oportunidade".

Na intenção de motivar a população, esta frase transformou-se numa das preferidas de autores de autoajuda, apesar dos significados não corresponderem à verdade,
esta lenda linguística tem alimentado oradores e empreendedores em vários recantos do mundo.



A atitude faz toda a diferença

Entretanto, não há como negar que toda a situação negativa tem o seu lado positivo e que se pode tornar numa aprendizagem e possibilitar, como diz o ditado, "dar a volta por cima".

De forma geral, todo o empreendedor sabe que não existe ambiente 100% ideal para o lançamento de um produto ou serviço e que são inúmeras as barreiras de entrada no mercado, desde os concorrentes, passando pela rejeição do público às novidades, ou então, qualquer outra, do amplo leque de dificuldades.

O que vai mudar a realidade é a
atitude do profissional, a forma de reagir e construir possibilidades e situações mais positivas.

Quer um exemplo que está no dia a dia de muita gente?



Transformando problemas em produtos

Doutor Arthur Fry, hoje palestrante famoso, ensina nas suas apresentações a diferenciar uma boa ideia de uma solução ruim, ou apenas normal.

Ele afirma que a "inovação é quando as pessoas compram o seu produto e ele ajuda a transformar os velhos hábitos em novos padrões". Desta forma, a ideia só será realmente boa quando ela é validada pelas pessoas, ou seja, quando ela resolver o problema delas.

E, o "grande segredo" para conseguir isso não tem nada de místico ou complicado, é simplesmente ouvir com atenção as pessoas e entender as suas dores ou desafios, e a partir daí procurar criar algo que seja útil e consiga sanar o problema.



Ouvir as dores dos clientes

Em tempos de crise, as dores e os desafios dos clientes podem ficar ainda mais em evidência e se, ao invés de seguir o fluxo das lamentações, o empreendedor mudar a sua atitude e escutar os seus clientes, certamente, poderá encontrar soluções inteligentes.

Foi o caso da
Freelas, uma plataforma digital criada em junho de 2020, com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino, autonomia financeira e as denúncias de violência contra a mulher. A iniciativa foi da empresa de Economia Criativa, ColetivA DELAS.

A plataforma conta hoje com mais de 200 profissionais inscritas e oferece serviços em inúmeras áreas como arquitetura, assessoria de imprensa, projetos, marketing, artes plásticas, beleza, moda, confeção, registro de marcas e patentes e sonorização, entre tantas outras.

Como coach, estou a orientar os meus clientes no sentido de que enfrentem as crises com otimismo, que estabeleçam metas possíveis, pois atingir objetivos menores é a alavanca para alcançar uma meta maior.

E completo, jamais se esqueça de que um fracasso ou derrota, não define o valor de um profissional, porém, demonstra que ele está a lutar.

A propósito, a tradução mais segura de weiji é “momento crucial de perigo”, e é mais útil para alertar os incautos do que motivar a procura de oportunidades.
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.