Qual é o meu custo para a empresa?

Quais são os fatores que influenciam no custo?
 
A pergunta do título deste artigo é bastante interessante, a mesma foi colocado por alguns clientes de Coaching. Ainda que poucos profissionais pensem sobre qual é o custo do funcionário para a empresa, ela é bem provocativa.
 
E a resposta ainda mais, um sonoro e objetivo: depende!
 
Mas, depende do quê? Quais são os fatores que influenciam no custo?
 
 

Diferentes contratos para diferentes situações
 
Em primeiro lugar, dependo do país em que está a trabalhar. Em Portugal, por exemplo, posso dizer que depende do tipo de acordo, se é por recibos verdes ou por contrato.
 
A Lei em Portugal prevê várias formas de contrato, por exemplo: a termo certo; a termo incerto; tempo parcial; intermitente; trabalhador estrangeiro não comunitário; sem termo e muitos outros.
 
No Brasil, atualmente existem 11 tipos diferentes de contratos de trabalho, entre eles temporário, por tempo determinado, por tempo indeterminado, estágios, entre outros.
 
Em ambos os países, a carga tributária processada nos recibos de vencimento varia conforme o tipo de contrato. Por isso, é importante para os profissionais de RH conhecerem detalhadamente a legislação, de forma a garantir a melhor contratação para o perfil das vagas e das necessidades da empresa.
 
 

Além de impostos
 
É sabido que o custo do funcionário para a empresa não é só o valor do salário visto que há vários encargos e obrigações e que podem até dobrar o valor pago pela entidade patronal.
 
Mas, além dos encargos, existem outros fatores que, muitas vezes, passam despercebidos pelos colaboradores e prestadores de serviços.
 
Podemos citar o investimento em formação e desenvolvimento de profissionais e equipas para aprimorar os seus conhecimentos e sua atuação e, com isso, alcançar os resultados propostos. Cursos, palestras, seminários,
programas de coaching para desenvolvimento pessoal, estágios e visitas a empresas no estrangeiro, entre outros; são fontes de crescimento para os colaboradores e estes, levarão esse conhecimento para toda a vida profissional e pessoal.
 
 

Conhecimento é para sempre
 
O conhecimento é um ativo intangível que o profissional adquire, conquistando uma vantagem competitiva para si e para a empresa.
 
Muitas empresas oferecem também, outros tipos de benefícios e vantagens, que podem variar da utilização de um automóvel da empresa em tempo integral, prémios por mérito e até receber quotas de participação ou ações da companhia.
 
O conhecimento, formação e benefícios oferecidos, são investimentos realizados pelas empresas e, por isso mesmo, devem obter o máximo dos resultados esperados, porém, nem sempre é assim que ocorre.
 
 

Uma contração errada e seus custos
 
Uma contratação equivocada pode resultar em prejuízos financeiros e sociais. O colaborador errado e no lugar errado, resultará num baixo desempenho da equipa, retrabalhos e rescisões de contrato.
 
Além disso, será necessária a abertura de novo processo de seleção, uma nova bateria de entrevistas, dinâmicas de grupo, e o novo contratado terá que passar por um período de adaptação e precisará de ser repetida formação, cursos etc.
 
Um estudo realizado pela consultoria dos EUA,
CareerBuider, constatou que 69% dos entrevistados relataram que uma contratação errada colocou operações em risco e uma grande pressão sobre as empresas.
 
Em termos de valores, 24% das empresas participantes no estudo relataram que uma má contratação custou bem mais de US$ 50,000 um número maior, de 41% das empresas informou um valor de mais de US$ 25,000. A pesquisa HRSC analisa isso ainda mais: pode custar mais de US$ 40,000 para substituir um funcionário executivo, e entre US$ 7,000 a 10,000 para substituir um colaborador de nível intermediário.
 
Com uma boa preparação técnica e orientações sobre comportamento, como de um programa de coaching, os profissionais do RH e os futuros colaboradores podem evitar os transtornos e garantir a contratação correta.
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