Quem não tem foco, não tem resultados
Nas palestras e cursos, as pessoas riem-se e acham que é brincadeira quando falo que "quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar que chegar é o seu destino".
Nessa altura eu peço para acompanharem o meu raciocínio: se eu quero ir para Lisboa, basta comprar um bilhete de comboio, avião ou ir de automóvel. Cheguei a Lisboa, e agora, para que zona de Lisboa é que eu quero ir? Como vou programar o GPS se não souber onde quero chegar?
Procurar o objetivo
Com a nossa vida pessoal e profissional é da mesma maneira.
A resposta para a questão "O que é que eu quero?", precisamos de ser objetivos, o mais diretos e precisos possível.
E a chave para encontrar a pesquisa é o foco. Por isso, as pessoas que não têm foco, que não traçam objetivos gerais e especificos bem definidos, também não vão ter os resultados que pretendem e, eventualmente, também nem sabem muito bem que resultados é que pretendem alcansar.
Oriento sempre os meus clientes a não caírem na armadilha da comodidade, aquela em que a pessoa diz " Ah, isso não depende de mim".
Concordo que há coisas que eu não controlo. Mas há muitas coisas para as quais a minha ação contribui. Há muitas situações para as quais é preciso ter atitude e sermos nós a tomar as decisões.
Um exemplo disso: "Eu quero um cargo em determinada empresa. Eu já fiz uma entrevista, mas não me ligaram. O que é que eu faço? Uma opção pode ser pegar no telefone e ligar para a empresa, com o objetivo de obter mais informação e saber que passos devo dar de seguida. O meu objetivo ainda não foi atingido. Então tenho que dar passos nesse sentido e alcançá-lo.
Foco em resultados
Sabendo para onde quer chegar, o profissional passa a ter o foco em resultados, isso permite que coloque as suas energias na direção dos seus objetivos específicos.
Mesmo sabendo que os caminhos profissionais raramente são lineares, por isso, nem tudo sai da forma que planeamos e que, muitas vezes, somos obrigados a nos reinventar e até mudar de área, o foco ajuda a mantermo-nos nos trilhos daquilo que queremos.
A pessoa focada em resultados não se distrai facilmente e vai à procura daquilo que determinou alcançar, de maneira disciplinada otimizando energia e recursos.
Análise do foco
Em 2012, quando comecei a minha empresa, todos os clientes que vinham até mim eram muito bem-vindos.
E qual a razão disso? É porque eu estava a começar a empreender e estava focada. Estava focada em ter clientes, mas todas as pessoas que existem à face da Terra eu quero ou tem características para que sejam meus clientes?
Eventualmente não. E o que aconteceu nos seis anos seguintes foi que começamos a fazer uma seleção das pessoas com quem trabalhávamos, pois queríamos pessoas comprometidas, responsáveis e que aceitassem o desafio de alcançar os objetivos que determinávamos.
Esse filtro é importante para termos consciência de quais são os clientes que queremos atender para desenvolver e fazer crescer o negócio.
Contudo, há situações, como ocorreu durante a pandemia, que é preciso analisar as condições e mudar o foco. Na verdade, em momentos como esse, que tudo extrapolou a ordem e o cotidiano das pessoas e empresas, a melhor alternativa é focar naquilo que realmente é importante.
Costumamos dizer que em tempo de guerra não se limpam armas, ou seja, devemos estar atentos e usar todos os recursos que tivermos para manter a empresa em atividade.
Nessa altura eu peço para acompanharem o meu raciocínio: se eu quero ir para Lisboa, basta comprar um bilhete de comboio, avião ou ir de automóvel. Cheguei a Lisboa, e agora, para que zona de Lisboa é que eu quero ir? Como vou programar o GPS se não souber onde quero chegar?
Procurar o objetivo
Com a nossa vida pessoal e profissional é da mesma maneira.
A resposta para a questão "O que é que eu quero?", precisamos de ser objetivos, o mais diretos e precisos possível.
E a chave para encontrar a pesquisa é o foco. Por isso, as pessoas que não têm foco, que não traçam objetivos gerais e especificos bem definidos, também não vão ter os resultados que pretendem e, eventualmente, também nem sabem muito bem que resultados é que pretendem alcansar.
Oriento sempre os meus clientes a não caírem na armadilha da comodidade, aquela em que a pessoa diz " Ah, isso não depende de mim".
Concordo que há coisas que eu não controlo. Mas há muitas coisas para as quais a minha ação contribui. Há muitas situações para as quais é preciso ter atitude e sermos nós a tomar as decisões.
Um exemplo disso: "Eu quero um cargo em determinada empresa. Eu já fiz uma entrevista, mas não me ligaram. O que é que eu faço? Uma opção pode ser pegar no telefone e ligar para a empresa, com o objetivo de obter mais informação e saber que passos devo dar de seguida. O meu objetivo ainda não foi atingido. Então tenho que dar passos nesse sentido e alcançá-lo.
Foco em resultados
Sabendo para onde quer chegar, o profissional passa a ter o foco em resultados, isso permite que coloque as suas energias na direção dos seus objetivos específicos.
Mesmo sabendo que os caminhos profissionais raramente são lineares, por isso, nem tudo sai da forma que planeamos e que, muitas vezes, somos obrigados a nos reinventar e até mudar de área, o foco ajuda a mantermo-nos nos trilhos daquilo que queremos.
A pessoa focada em resultados não se distrai facilmente e vai à procura daquilo que determinou alcançar, de maneira disciplinada otimizando energia e recursos.
Análise do foco
Em 2012, quando comecei a minha empresa, todos os clientes que vinham até mim eram muito bem-vindos.
E qual a razão disso? É porque eu estava a começar a empreender e estava focada. Estava focada em ter clientes, mas todas as pessoas que existem à face da Terra eu quero ou tem características para que sejam meus clientes?
Eventualmente não. E o que aconteceu nos seis anos seguintes foi que começamos a fazer uma seleção das pessoas com quem trabalhávamos, pois queríamos pessoas comprometidas, responsáveis e que aceitassem o desafio de alcançar os objetivos que determinávamos.
Esse filtro é importante para termos consciência de quais são os clientes que queremos atender para desenvolver e fazer crescer o negócio.
Contudo, há situações, como ocorreu durante a pandemia, que é preciso analisar as condições e mudar o foco. Na verdade, em momentos como esse, que tudo extrapolou a ordem e o cotidiano das pessoas e empresas, a melhor alternativa é focar naquilo que realmente é importante.
Costumamos dizer que em tempo de guerra não se limpam armas, ou seja, devemos estar atentos e usar todos os recursos que tivermos para manter a empresa em atividade.
"Quando o que importa fica claro, o que não importa também fica."
Cal Newport, Autor de “Trabalho Focado: Como Ter Sucesso Em Um Mundo Distraído”.
Cal Newport, Autor de “Trabalho Focado: Como Ter Sucesso Em Um Mundo Distraído”.