Quer ir de férias sem excesso de peso?

Estou a falar-lhe do peso da bagagem. Sim daquele peso que muitas vezes levamos para férias, de assuntos de trabalho que ficam por resolver e nos impedem de tirar partido do prazer das férias!

Apesar das férias serem uma época para relaxar e esquecer durante uns tempos o stress e as preocupações, às vezes teimamos em levar “carga extra” na mala - o trabalho. É cada vez mais frequente, as pessoas não conseguirem gozar o período de férias sem estarem constantemente com sentimento de culpa a pensar no trabalho que deixaram para fazer.

O ‘workaholic’ é um termo da gíria inglesa que identifica as pessoas que por motivos de perfecionismo, hábito, cultura, necessidade de sobrevivência ou até mesmo devido à conjetura económica ou elevada competitividade no mercado de trabalho, não conseguem “desligar” das suas responsabilidades profissionais, e ficam a pensar no trabalho e em tudo o que têm para fazer nos períodos de pausa.

Este comportamento em relação ao trabalho, manifesta-se principalmente nos períodos de férias. A longo prazo, este comportamento pode prejudicar a produtividade e a saúde, originando crises de ansiedade, dores de cabeça ou mesmo insónias.

Como sente a necessidade de ter todos os aspetos do seu trabalho sob controlo, a pessoa vê as férias como uma ‘ameaça’ ao seu perfecionismo, pois receia que o facto de ficar muito tempo sem “fazer nada” vá dar origem a trabalho redobrado quando voltar. Claro que em algumas situações isto acontece, mas o fato de ficar a pensar nisso durante as férias não vai resolver a situação.

Para que isso não aconteça,uma das alternativas é fazer uma lista das situações que estão pendentes. Analise o que é mesmo urgente e tem que ser tratado e o que pode aguardar para o seu regresso. Das situações que têm que ser mesmo tratadas, veja quais são as que pode delegare a quem o pode fazer.
Em muitos casos, a tendência é dizer “mas ninguém faz isto como eu!” Até pode ser verdade, mas de certeza que existem tarefas que podemser delegadas e é dessas que estamos a falar.

Faça-o com a maior antecedência possível a alguém da sua confiança,dessa forma poderá relaxar sabendo que alguém competente está a salvaguardar as suas funções e que só o irá contatar em caso de necessidade. Prepare instruções claras acerca da forma como as situações devem ser resolvidas ou encaminhadas.

Em relação ao seu correio eletrónico, crie uma resposta automática na sua caixa de correio, indicando o período em que estará de férias e se possível deixe o contato da pessoa a quem delegou responsabilidades. Faça o possível para desligar os dados móveis do telemóvel, para não ter a tentação de constantemente ver se chegou algum email importante e se for mesmo necessário, reserve uma hora do dia para resolver eventuais emergências, por exemplo ao fim do jantar.

Se ocupa uma posição de responsabilidade que o impossibilite de estar muito tempo ausente do local de trabalho, pondere dividir as suas férias em períodos mais curtos ao longo do ano. Planeie as suas férias e ocupe os seus dias com atividades interessantes. Aproveite para sair da rotina e fazer coisas que não tem oportunidade de fazer ao longo do ano, como ler um livro, conviver com a família e amigos, fazer novas amizades, uma atividade desportiva que anda a adiar, conhecer um local ou simplesmente relaxar, se for uma coisa que goste de fazer.

Ouse fazer diferente, mas não caia na tentação de sobrecarregar os seus dias e fazer das suas férias e das férias das pessoas que o acompanham uma agenda rígida com tarefas a serem cumpridas. Seja organizado q.b. mas evite cair no exagero. Valorize a sua saúde e dê o merecido descanso à sua mente.

Boas férias e até já.

Fátima Sendim
Executive Coach

 
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.