Reinventar o seu negócio ou a profissão

Como reinventar o seu negócio ou a profissão após a mudança de comportamento do público

Há mais de um ano que ouço, dos meus clientes e também em artigos e documentários, algumas perguntas "Como será a sua empresa após a pandemia?" ou então "Qual o futuro dos negócios pós-pandemia?". E, para mim sempre esteve muito claro que é preciso reinventar-se constantemente.

Assim, a pergunta que acredito ser a mais correta seria "Como reinventar a sua empresa durante a pandemia? Afinal, mesmo com a chegada das vacinas e de todos os cuidados já existentes, muitos países ainda enfrentam sérios riscos sanitários.

É preciso ser criativo nestes momentos, ou seja, o famoso "pensar fora da caixa".
 


Adapte-se para sobreviver

Nos primeiros momentos da pandemia, boa parte das pessoas, tanto gestores como colaboradores, ficaram paralisados, sem saber o que fazer.

Enquanto alguns lamentavam, outros procuravam e ainda continuam a procurar alternativas e oportunidades. E para estes, a criatividade falou e fala mais alto e muitas empresas promoveram algumas inovações.

Exemplo disso, foi o grupo voluntário de profissionais de várias áreas de formação que em Portugal se uniu para criarem ventiladores para cuidados intensivos, com um valor de produção muito inferior ao padrão. Outro exemplo foi a empresa brasileira de tecnologia Intelbras que aprimorou uma câmara térmica, para que funcionasse com inteligência artificial e detetasse a temperatura das pessoas que entravam na empresa; cerca de 15 pessoas por segundo, sem interromper o fluxo da fila das pessoas.

A câmara térmica informa, além da temperatura corporal, se a pessoa está a usar máscara e se a utiliza de forma correta, para evitar transmissão do vírus na fábrica.  Projetada inicialmente para uso próprio, o sistema desenvolvido já está pronto para ser comercializado para todo o mundo.



Descobrindo novos roteiros

Quando falamos em reinventar o seu negócio ou profissão, não podemos deixar de pensar no setor de turismo, assim como o setor cultural, que está entre os mais afetados. Com a pandemia, as pessoas evitam sair de casa e viagens de avião ainda parecem ser bastante arriscadas, bem como a passagem para outros países uma vez que as novas variantes têm tido uma grande revelação.

Como o "show não pode parar", as empresas saíram á procura de alternativas viáveis e seguras para oferecerem aos seus clientes. E, não apenas uma, mas duas delas estão a ser bem aceites pelo público.

A primeira engloba os roteiros nacionais, de curta duração, que os turistas estão a fazer com o seu próprio automóvel. São viagens curtas e as operadoras de turismo oferecem somente as hospedagens.

A outra alternativa é chamada de staycation, originária das palavras inglesas stay =ficar e vacation =férias), o que nada mais é que ser turista na própria cidade.

E esta possibilidade traz muitas vantagens para todos, os hotéis preenchem as suas vagas e o turista nativo economiza em deslocações, muitas das vezes conhecendo locais que nunca antes tinha conhecido, podendo desta forma aproveitar para investir numa hospedagem melhor ou por um período de tempo mais longo. Tudo isso, sem sair da própria cidade.



Reinventar sempre

Nas conversas com os meus clientes de coaching, a reinvenção de negócios e novas áreas de intervenção está sempre na pauta, pois, para empreendedores, gestores e colaboradores não é permitido acomodarem-se numa determinada situação ou posição.

O mercado é dinâmico e mesmo sem pandemia, exige criatividade e disposição, seja para ampliar as vendas ou criar diferenciais da concorrência.

Nos encontros de coaching, trabalhamos sempre algumas orientações e, para este momento de incerteza, quero oferecer aos leitores algumas delas.

Procurar parcerias duradouras com fornecedores é uma das ações importantes para qualquer negócio. Estas parcerias podem proporcionar redução de custos e melhores negociações em contratos. Como sabem, gosto da seguinte afirmação "sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe".

Outra ação importante é otimizar processos e, quando falo isto, não estou a dizer somente das linhas de produção. Colocar os colaboradores certos nas funções certas, de acordo com os seus pontos fortes e com as suas fragilidades, é uma otimização fenomenal, que aumenta a produtividade e ainda reduz custos.

E, como não poderia deixar de falar, adapte o seu negócio às necessidades do momento. A tecnologia, principalmente, está a oferecer a possibilidade de adaptação empresarial com elevada velocidade, no entanto, ela deve ser executada com planeamento, previsão do pretendido e com segurança.

Deixo aqui um norte para refletirem e aplicarem nas vossas vidas: Reinventar o seu negócio ou carreira não é mergulhar no desconhecido, ao contrário, é um processo elaborado de forma inteligente, criativa e centrado na procura do sucesso.
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