Se quer novas respostas, mude as suas perguntas

Um dia destes estava a falar com uma cliente sobre uma situação da sua atividade profissional que lhe estava a causar alguma intranquilidade.

“Tenho dificuldade em comunicar com a minha equipa.” – dizia-me ela. “ Por vezes sinto que não há o feedback necessário, e que os colaboradores têm dificuldade em responder às questões que lhes coloco.”

Neste ponto respondi-lhe: “Se quer novas respostas, experimente mudar as suas perguntas. Afinal de contas, como dizia o Paulo Coelho, no dia em que encontrei todas as respostas, mudaram todas as perguntas. Se calhar está na altura de fazer o mesmo, pois as respostas que hoje tem já não lhe servem.” 

Se tivesse que lhe sugerir uma estratégia de executive 
coaching para aplicar no seu dia-a-dia e desenvolver a sua comunicação a nível profissional, seria a de saber fazer perguntas.

Fazer as perguntas certas é uma das melhores estratégias de executive coaching que pode utilizar para desenvolver a sua comunicação a nível profissional, pois permitem-lhe iniciar e manter conversas, dinamizar o discurso, conhecer melhor os outros, esclarecer situações e demonstrar interesse.

Ao fazer perguntas estamos a ajudar o  interlocutor a compreender o nosso ponto de vista e a questionar as situações de uma forma diferente, sendo por isso uma estratégia muito utilizada no executive coaching quando se pretende que as pessoas encontrem determinadas respostas, obtenham conhecimento, clarifiquem pensamentos e atitudes e se consciencializem de quais são os seus valores.

Partilho 4 tipos de perguntas específicas, que costumo utilizar nas minhas sessões de executive coaching, e que pode também utilizar a partir de agora para aumentar a eficácia na sua comunicação.


- Perguntas abertas
Ao contrário das perguntas fechadas, que resultam numa resposta concreta (p.e. uma pergunta cuja resposta é “sim” ou “não”) as perguntas abertas permitem uma maior liberdade na comunicação e encorajam o interlocutor a uma maior reflexão.

“Qual é a sua opinião sobre executive coaching?”
“ Como é que se revê nesta situação?”


- Perguntas positivas
As perguntas positivas focam-se na valorização dos saberes, conhecimentos e motivação do interlocutor, gerando como o nome indica um sentimento mais positivo na comunicação.

“ O que é que aprecia mais em si?”
“ O que é que mais gosta de fazer na sua vida profissional?”


- Perguntas facilitadoras
Nas sessões de executive coaching as perguntas servem como um incentivo à comunicação e podem funcionar como um “quebra-gelo”, contudo respeitando sempre o direito à privacidade do interlocutor.

“ Qual o seu objetivo para hoje?”
“ Qual é a sua opinião acerca deste trabalho?”


- Perguntas de desenvolvimento
Estas perguntas são muito utilizadas pelos profissionais de executive coaching e procuram gerar no interlocutor uma tomada de consciência em relação às suas próprias motivações.

“ O que já fez para concretizar esse
objetivo?”
“Qual é o passo que pretende dar a seguir?”

Concluindo as perguntas tem um papel muito importante na comunicação humana e quando formuladas de uma forma eficaz agregam grande valor à sua interação com o interlocutor, quer seja numa sessão de coaching, numa venda ou na comunicação com a equipa, uma vez que levam a pessoa a pensar de forma proativa acerca de um determinado assunto, coisa que muitas vezes não tem tempo de fazer por estar a viver numa espécie de “piloto-automático.”

Por isso se quer obter novas respostas, mude as suas perguntas.

 
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