Trabalho e reconhecimento
Trabalho muito e nunca vejo o reconhecimento do meu esforço
Uma das frases mais comuns que oiço quando começo um novo programa de coach é: "Estou cansado, pois, trabalho tanto e não sou reconhecido!" ou, "passei todo o fim-de-semana a procurar soluções para um problema e parece que ninguém notou o meu esforço".
Estas frases escondem diferentes significados, de acordo com o grau de expectativa que cada profissional coloca, naquilo que acredita ser o "seu valor".
Quando os sinais começam
É neste momento que as dificuldades, de levantar da cama e ir trabalhar todos os dias, começam a ficar cada vez mais pesadas.
A mente e o corpo estão a sinalizar ao profissional que é preciso analisar - ou reavaliar - se as próprias ações estão alinhadas com a conquista dos objetivos e das metas planeados. E, também é chegado o momento de procurar a motivação necessária.
Há muito tempo, as empresas perceberam que um colaborador motivado é mais criativo, proativo, está em constante crescimento pessoal e técnico, mantém o clima organizacional em níveis elevados, ou seja, é mais produtivo.
Reconhecimento entre os mais citados
Para termos uma noção mais clara de quanto o reconhecimento é importante para o desenvolvimento profissional, basta verificarmos os resultados da pesquisa anual do International Stress Management Association - ISMA.
Nos últimos 14 anos em que foi realizada a pesquisa, o item "reconhecimento" destaca-se dos demais. Em 2012, não aparecia entre os cinco primeiros itens, porém, a partir de 2015, ele atingiu o primeiro lugar, e 89% dos entrevistados informam que sofrem de stress por falta de reconhecimento no trabalho.
Os outros motivos mais citados pelos entrevistados foram: relacionamentos interpessoais (63%) e longas jornadas/falta de tempo (78%).
Como obter reconhecimento
Gestores e líderes devem estar atentos a esta questão, pois bónus ou prémios, normalmente não são encarados como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Por sua vez, os colaboradores também precisam de entender que, muitas vezes, os líderes também estão sobrecarregados e, por isso, não dão a atenção necessária a toda equipa.
Nesta situação, conversar com o líder pode ser a solução. Entretanto, deve ser um feedback sobre a situação e jamais um desabafo pessoal. Uma conversa sem julgamentos e ataques permitirá que haja diálogo e entendimento da situação.
Um comportamento que precisa ser evitado constantemente é fazer queixas para os demais membros da equipa. Conheci um líder que dizia sempre: "Não faça dos corredores um confessionário", quando falava daqueles colaboradores que reclamam dos chefes, da falta de reconhecimento, dos salários e de tudo mais.
O resultado disto é a desmotivação de toda a equipa, pois, aqueles que estavam satisfeitos, poderão passar a ver as situações sobre o prisma de quem reclama e comprometer todo o andamento dos trabalhos e dos resultados.
Pelo contrário, é muito mais produtivo conhecer quais os resultados que o líder espera do teu trabalho. Por vezes, o colaborador está a trabalhar para atingir um determinado resultado e este não é, nem de longe, o que a empresa precisa ou espera.
Novamente, o diálogo franco e objetivo é a melhor ferramenta. Não esqueça que quando todos sabem o caminho a percorrer, ninguém fica perdido pelo caminho. Parece óbvio, mas é a pura verdade.
Como último alerta, tenha sempre em mente que tempo de trabalho não significa nada quando falamos de reconhecimento profissional.
Não importa se são 15, 25 ou 35 anos a trabalhar na mesma empresa, o colaborador que imaginar que este tempo é garantia de reconhecimento está fadado a ter uma enorme deceção, que pode colocar em risco o desenvolvimento da carreira, além da autoestima e da segurança dos conhecimentos técnicos.
O líder ou colaborador que quer ser reconhecido, precisa de começar a medir a sua importância e valor, pelos resultados obtidos, refletindo sempre sobre os caminhos profissionais escolhidos e se estes caminhos estão a levar a alcançar os seus objetivos.
Para finalizar, deixo as palavras de Rubem Alves sobre o assunto "Valorizar o seu trabalho não é criar expectativa do reconhecimento alheio, o reconhecimento deve partir de si. Autovalorizar-se, este é o segredo!"
Uma das frases mais comuns que oiço quando começo um novo programa de coach é: "Estou cansado, pois, trabalho tanto e não sou reconhecido!" ou, "passei todo o fim-de-semana a procurar soluções para um problema e parece que ninguém notou o meu esforço".
Estas frases escondem diferentes significados, de acordo com o grau de expectativa que cada profissional coloca, naquilo que acredita ser o "seu valor".
Quando os sinais começam
É neste momento que as dificuldades, de levantar da cama e ir trabalhar todos os dias, começam a ficar cada vez mais pesadas.
A mente e o corpo estão a sinalizar ao profissional que é preciso analisar - ou reavaliar - se as próprias ações estão alinhadas com a conquista dos objetivos e das metas planeados. E, também é chegado o momento de procurar a motivação necessária.
Há muito tempo, as empresas perceberam que um colaborador motivado é mais criativo, proativo, está em constante crescimento pessoal e técnico, mantém o clima organizacional em níveis elevados, ou seja, é mais produtivo.
Reconhecimento entre os mais citados
Para termos uma noção mais clara de quanto o reconhecimento é importante para o desenvolvimento profissional, basta verificarmos os resultados da pesquisa anual do International Stress Management Association - ISMA.
Nos últimos 14 anos em que foi realizada a pesquisa, o item "reconhecimento" destaca-se dos demais. Em 2012, não aparecia entre os cinco primeiros itens, porém, a partir de 2015, ele atingiu o primeiro lugar, e 89% dos entrevistados informam que sofrem de stress por falta de reconhecimento no trabalho.
Os outros motivos mais citados pelos entrevistados foram: relacionamentos interpessoais (63%) e longas jornadas/falta de tempo (78%).
Como obter reconhecimento
Gestores e líderes devem estar atentos a esta questão, pois bónus ou prémios, normalmente não são encarados como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Por sua vez, os colaboradores também precisam de entender que, muitas vezes, os líderes também estão sobrecarregados e, por isso, não dão a atenção necessária a toda equipa.
Nesta situação, conversar com o líder pode ser a solução. Entretanto, deve ser um feedback sobre a situação e jamais um desabafo pessoal. Uma conversa sem julgamentos e ataques permitirá que haja diálogo e entendimento da situação.
Um comportamento que precisa ser evitado constantemente é fazer queixas para os demais membros da equipa. Conheci um líder que dizia sempre: "Não faça dos corredores um confessionário", quando falava daqueles colaboradores que reclamam dos chefes, da falta de reconhecimento, dos salários e de tudo mais.
O resultado disto é a desmotivação de toda a equipa, pois, aqueles que estavam satisfeitos, poderão passar a ver as situações sobre o prisma de quem reclama e comprometer todo o andamento dos trabalhos e dos resultados.
Pelo contrário, é muito mais produtivo conhecer quais os resultados que o líder espera do teu trabalho. Por vezes, o colaborador está a trabalhar para atingir um determinado resultado e este não é, nem de longe, o que a empresa precisa ou espera.
Novamente, o diálogo franco e objetivo é a melhor ferramenta. Não esqueça que quando todos sabem o caminho a percorrer, ninguém fica perdido pelo caminho. Parece óbvio, mas é a pura verdade.
Como último alerta, tenha sempre em mente que tempo de trabalho não significa nada quando falamos de reconhecimento profissional.
Não importa se são 15, 25 ou 35 anos a trabalhar na mesma empresa, o colaborador que imaginar que este tempo é garantia de reconhecimento está fadado a ter uma enorme deceção, que pode colocar em risco o desenvolvimento da carreira, além da autoestima e da segurança dos conhecimentos técnicos.
O líder ou colaborador que quer ser reconhecido, precisa de começar a medir a sua importância e valor, pelos resultados obtidos, refletindo sempre sobre os caminhos profissionais escolhidos e se estes caminhos estão a levar a alcançar os seus objetivos.
Para finalizar, deixo as palavras de Rubem Alves sobre o assunto "Valorizar o seu trabalho não é criar expectativa do reconhecimento alheio, o reconhecimento deve partir de si. Autovalorizar-se, este é o segredo!"