Três passos para dizer não de uma forma empática e positiva

Existem diversas situações na vida profissional em que as pessoas dizem “sim” quando pretendiam dizer “não”, o que acaba por ser natural pois por um lado existem tarefas que mesmo não sendo as mais interessantes são importantes e devem ser realizadas e por outro lado, existem obrigações para com os nossos superiores, colaboradores, colegas ou clientes às quais por vezes temos mesmo de dar uma resposta.

Acontece que muitas vezes o “não” é aceitável mas acabamos por dizer “sim” a coisas que não queremos, por medo de contrariar a pessoa que nos pede, por querer demonstrar boa vontade, por receio de ser visto como “egoísta” ou até mesmo por uma questão cultural e educacional.

À primeira vista pode parecer algo ousado dizer “não” a um superior, a um colega de trabalho, ou até mesmo a um cliente, no entanto se dizer “sim” compromete a nossa capacidade de contribuir de forma satisfatória para aquilo que nos pediram e ainda coloca em risco outros projetos ou metas essenciais, dizer não torna-se um ato responsável, uma boa forma de gerir o nosso tempo e dedicarmos mais foco aos projetos que realmente interessam.

Exemplos em que podemos dizer “não”:
  • Dizer “não” a um negócio que não é uma mais-valia para a equipa/empresa
  • Dizer “não” para afirmar uma posição de liderança e autoridade na equipa
  • Dizer “não” a tarefas que colocam em risco compromissos assumidos com outras pessoas
  • Dizer “não” a coisas que não são do nosso interesse e não agregam valor à nossa vida
  • Dizer “não” a situações que nos causam grande desgaste físico e emocional
  • Dizer “não” a pensamentos e ideias negativas e destrutivas
  • Dizer “não” a determinados comportamentos e atitudes no local de trabalho
O problema para alguns de nós é existirem situações em que dizer “não” se torna uma situação estranha, por vezes constrangedora e difícil. Ainda assim, podemos aprender a dizer “não” de uma forma graciosa e compreensiva.

Dizer “não” é uma questão de prática por isso da próxima vez que tiver dificuldade em dizer “não” a alguém experimente colocar em prática estes três passos e diga “não”  de uma forma empática e positiva.

Etapa 1: Valorize a relação que tem com a outra pessoa
Ex: “Fico feliz de voltar a falar contigo.”
Ex: “Gostei de saber que estás envolvido no projeto X”
Ex: “É muito bom ouvir-te novamente”

Etapa 2: Agradeça sinceramente pela oportunidade
Obrigado por te lembrares de mim.”
“Agradeço por teres pensado em mim para esse projeto.”
“Fico contente por me teres escolhido para uma ideia tão apelativa.”

Etapa 3: Decline a oferta firme e polidamente
Ex: “Por diversos motivos não posso aceitar o que me pede.”
Ex: “De momento não posso mesmo aceitar essa proposta”.

Concluindo, se for como a maioria das pessoas o seu instinto natural é dizer “sim”, provavelmente para ajudar os outros quando está dentro das suas possibilidades.

Contudo, existem situações em que é importante saber dizer “não” e tal pode ser feito de uma forma firme, honesta e respeitosa. Pode praticar a sua resposta e ser mais focado e assertivo na sua tomada de decisão em relação às diversas solicitações da sua vida profissional onde dizer “não” é, muitas vezes, a melhor opção.

Pratique a forma empática de dizer “Não”, sempre que for a melhor opção!
 

 
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