Vai tomar a iniciativa?
Antes de mais, feliz dia de S. Valentim.
E já que começámos com este tema tão interessante, deixe-me contar-lhe uma história.
Uma bela rapariga tem dois pretendentes que a querem convidar a sair. Um deles, tímido e nervoso, fica a olhar de longe, mas o medo de ser rejeitado prende-lhe as pernas e acaba por não se aproximar.
O outro é igualmente tímido, e as pernas também lhe tremem só de pensar no que pode acontecer. Contudo, à cabeça vem-lhe o seguinte pensamento “E se eu me aproximar? O que tenho a perder?” e lá acaba por controlar o nervosismo e avançar com o seu pedido.
Qual dos pretendentes é que acha que vai ter mais sorte? Não é difícil de adivinhar pois não?
Pois é, no amor como nos negócios e na vida, às vezes o que é preciso é ter INICIATIVA!
E deixando agora por momentos a bela rapariga e os seus dois pretendentes, vamos falar um pouco mais a sério sobre a importância da iniciativa nos dias de hoje.
Ouve-se falar que os líderes devem “ter iniciativa”, mas qual é o seu significado?
Ter iniciativa significa antecipar e tomar uma ação ao invés de esperar que alguém lhe diga o que fazer ou que as circunstâncias o obriguem a isso. É ser proativo tanto no reconhecimento como na resolução de problemas.
As pessoas com iniciativa estão constantemente a procurar formas de melhorar os seus métodos e sistemas e estão dispostos a pensar e agir de forma criativa de forma a atingir os seus objetivos.
Não só propõe soluções, mas fazem o trabalho necessário para que as coisas aconteçam.
Porque é tão importante nos dias de hoje a nível profissional?
Devido à competição global
Vivemos num mundo global e que nos obriga a estar um pé à frente da nossa concorrência e a desenvolver competências para manter a competitividade.
Porque vivemos numa era de inovação
Isto implica que as ideias que surgem devem ser implementadas imediatamente de modo a tornarem-se em produtos concretos. Adicionalmente as empresas devem competir e ter a iniciativa para se diferenciarem da concorrência
Pela existência de novos conceitos de produção
Implica que os profissionais devem ter a capacidade de tomar decisões e assumir a responsabilidade pelas mesmas. Ou seja devem demonstrar iniciativa. Devem conhecer o que se passa na sua área de trabalho e o que está a acontecer de novo para se manterem atualizados e tomarem as melhores decisões.
Pela mudança no conceito de emprego
Os profissionais cada vez mais sofrem com a insegurança do seu local de trabalho. Isto pode não ser visível numa estrutura rígida mas quando trabalham fora de uma estrutura mais tradicional ou mesmo como freelancer devem ser capazes de se automotivar e tomar as decisões que servem os seus interesses e carreira.
Como pode desenvolver a sua iniciativa
A iniciativa é sustentada em três pilares fundamentais: autonomia, proatividade e a persistência.
Autonomia tem a ver com a capacidade de decidir por si mesmo, ou seja não ser apenas um “seguidor” que faz aquilo que lhe mandam fazer ou que as circunstâncias exigem – vá mais longe daquilo que lhe é pedido e disponha-se a arriscar e a criar objetivos para si mesmo e a propor as suas próprias soluções.
Proatividade significa ter um foco de longo prazo e não esperar para tomar uma decisão até que a mesma tenha de ser tomada. O foco no longo prazo permite-lhe considerar as coisas que ainda estão para acontecer (novas exigências, problemas novos ou recorrentes, oportunidades emergentes), antecipar os desafios e trabalhar para os prevenir
Persistência é necessária para ultrapassar a resistência à mudança e os obstáculos que naturalmente vão surgir quando se propõe a ser proativo e a tomar decisões que o levam a sair da zona de conforto.
Coloque em prática!
Como qualquer competência a iniciativa requer prática, por isso deixamos-lhe de seguida algumas linhas orientadoras para ter mais iniciativa no seu dia-a-dia profissional:
- Vá mais longe que aquilo que é esperado de si
- Não desperdice oportunidades só porque à primeira vista lhe parecem desagradáveis
- Procure fortalecer-se em áreas de conhecimento fora da sua especialização
- Atualize-se, invista em formação e novo conhecimento, não se deixe estagnar
- Partilhe mais as suas ideias, e defenda o seu ponto de vista
- Considere cada dificuldade como uma oportunidade de crescimento
- Seja mais curioso e questione-se: “E se…?”
- Foque-se naquilo em que é bom e não pela oportunidade perfeita – isso não existe
Concluindo, costuma-se dizer que existem três tipos de pessoas no mundo: “as que fazem acontecer, as que veem acontecer e as que perguntam o que aconteceu.”
Desenvolva a sua iniciativa, e faça acontecer!
E já que começámos com este tema tão interessante, deixe-me contar-lhe uma história.
Uma bela rapariga tem dois pretendentes que a querem convidar a sair. Um deles, tímido e nervoso, fica a olhar de longe, mas o medo de ser rejeitado prende-lhe as pernas e acaba por não se aproximar.
O outro é igualmente tímido, e as pernas também lhe tremem só de pensar no que pode acontecer. Contudo, à cabeça vem-lhe o seguinte pensamento “E se eu me aproximar? O que tenho a perder?” e lá acaba por controlar o nervosismo e avançar com o seu pedido.
Qual dos pretendentes é que acha que vai ter mais sorte? Não é difícil de adivinhar pois não?
Pois é, no amor como nos negócios e na vida, às vezes o que é preciso é ter INICIATIVA!
E deixando agora por momentos a bela rapariga e os seus dois pretendentes, vamos falar um pouco mais a sério sobre a importância da iniciativa nos dias de hoje.
Ouve-se falar que os líderes devem “ter iniciativa”, mas qual é o seu significado?
Ter iniciativa significa antecipar e tomar uma ação ao invés de esperar que alguém lhe diga o que fazer ou que as circunstâncias o obriguem a isso. É ser proativo tanto no reconhecimento como na resolução de problemas.
As pessoas com iniciativa estão constantemente a procurar formas de melhorar os seus métodos e sistemas e estão dispostos a pensar e agir de forma criativa de forma a atingir os seus objetivos.
Não só propõe soluções, mas fazem o trabalho necessário para que as coisas aconteçam.
Porque é tão importante nos dias de hoje a nível profissional?
Devido à competição global
Vivemos num mundo global e que nos obriga a estar um pé à frente da nossa concorrência e a desenvolver competências para manter a competitividade.
Porque vivemos numa era de inovação
Isto implica que as ideias que surgem devem ser implementadas imediatamente de modo a tornarem-se em produtos concretos. Adicionalmente as empresas devem competir e ter a iniciativa para se diferenciarem da concorrência
Pela existência de novos conceitos de produção
Implica que os profissionais devem ter a capacidade de tomar decisões e assumir a responsabilidade pelas mesmas. Ou seja devem demonstrar iniciativa. Devem conhecer o que se passa na sua área de trabalho e o que está a acontecer de novo para se manterem atualizados e tomarem as melhores decisões.
Pela mudança no conceito de emprego
Os profissionais cada vez mais sofrem com a insegurança do seu local de trabalho. Isto pode não ser visível numa estrutura rígida mas quando trabalham fora de uma estrutura mais tradicional ou mesmo como freelancer devem ser capazes de se automotivar e tomar as decisões que servem os seus interesses e carreira.
Como pode desenvolver a sua iniciativa
A iniciativa é sustentada em três pilares fundamentais: autonomia, proatividade e a persistência.
Autonomia tem a ver com a capacidade de decidir por si mesmo, ou seja não ser apenas um “seguidor” que faz aquilo que lhe mandam fazer ou que as circunstâncias exigem – vá mais longe daquilo que lhe é pedido e disponha-se a arriscar e a criar objetivos para si mesmo e a propor as suas próprias soluções.
Proatividade significa ter um foco de longo prazo e não esperar para tomar uma decisão até que a mesma tenha de ser tomada. O foco no longo prazo permite-lhe considerar as coisas que ainda estão para acontecer (novas exigências, problemas novos ou recorrentes, oportunidades emergentes), antecipar os desafios e trabalhar para os prevenir
Persistência é necessária para ultrapassar a resistência à mudança e os obstáculos que naturalmente vão surgir quando se propõe a ser proativo e a tomar decisões que o levam a sair da zona de conforto.
Coloque em prática!
Como qualquer competência a iniciativa requer prática, por isso deixamos-lhe de seguida algumas linhas orientadoras para ter mais iniciativa no seu dia-a-dia profissional:
- Vá mais longe que aquilo que é esperado de si
- Não desperdice oportunidades só porque à primeira vista lhe parecem desagradáveis
- Procure fortalecer-se em áreas de conhecimento fora da sua especialização
- Atualize-se, invista em formação e novo conhecimento, não se deixe estagnar
- Partilhe mais as suas ideias, e defenda o seu ponto de vista
- Considere cada dificuldade como uma oportunidade de crescimento
- Seja mais curioso e questione-se: “E se…?”
- Foque-se naquilo em que é bom e não pela oportunidade perfeita – isso não existe
Concluindo, costuma-se dizer que existem três tipos de pessoas no mundo: “as que fazem acontecer, as que veem acontecer e as que perguntam o que aconteceu.”
Desenvolva a sua iniciativa, e faça acontecer!