Como está a pontualidade na sua empresa?

Ao longo do tempo, tenho-me apercebido de alguns aspetos não negociáveis no contexto do comportamento profissional, e que verifico serem comuns a muitos dos profissionais e líderes de excelência com quem tenho o privilégio de trabalhar e conhecer.

Ou seja, independentemente da área do negócio, do estado atual da empresa, dos diferentes perfis comportamentais, dos objetivos de cada pessoa, existem aspetos da vida profissional e da liderança que não podem ser minimizados ou sequer negociados, como por exemplo o profissionalismo, o empenho, o foco na qualidade do resultado final, o sentido de equipa, entre outros.

Hoje gostaria de partilhar consigo um dos aspetos a nível profissional que para mim é absolutamente fundamental: a pontualidade.

Talvez não concorde comigo, e até pode considerar que ser “flexível” na pontualidade é aceitável ou uma necessidade no ritmo alucinante do dia-a-dia. Por outro lado, conheço pessoas que são um autêntico “relógio” afinado ao segundo!

Confesso que por vezes também tenho imprevistos mas, ainda assim, faz parte da minha maneira de ser e estar “dar corda ao relógio” e ser pontual. Por isso hoje quero falar consigo da pontualidade, e porque acho este aspeto tão fundamental a nível profissional (e, já agora, a nível pessoal).

A gestão do tempo e a forma como o mesmo é utilizado em contexto profissional traduz uma determinada postura e
atitude, que se não for eficaz pode levar a situações de fricção. Nesse particular quando existem situações de falta de pontualidade, quer seja nas diversas relações profissionais ou na gestão de equipas, esse é um sinal claro que ainda existem algumas melhorias a implementar na gestão do tempo.

Tal como o seu look, a forma como se expressa, a postura, os conhecimentos ou competências técnicas, a pontualidade é um dos principais cartões-de-visita de um profissional de excelência.

Ser pontual transmite à partida um traço de caráter que traduz organização, método, responsabilidade e, principalmente, respeito pelo tempo dos outros.

Isto é válido para qualquer relação profissional, quando agenda uma reunião com um potencial cliente, na negociação com um possível fornecedor, na escolha dos seus parceiros de negócio, na gestão da sua equipa de trabalho, a pontualidade conta, e muito!

No caso particular da gestão das empresas, se atualmente está a verificar situações recorrentes de falta de pontualidade, esta é uma boa oportunidade para rever a sua estratégia de gestão de tempo. Afinal de contas, o cumprimento de prazos e horários tem reflexos diretos na imagem profissional de cada pessoa e, por consequência, na credibilidade e rigor transmitida por uma empresa.


De 1 a 10, sendo 1 a satisfação mínima e 10 a satisfação máxima, qual considera ser o nível atual de pontualidade da sua empresa?
(Nota:
Se preferir pode usar esta questão para fazer a sua autoanálise individual)

Se chegar à conclusão que ainda existe possibilidade de melhoria ao nível da pontualidade, a minha sugestão é que faça uma análise detalhada às situações e verifique quais são os fatores que estão a gerar uma gestão de tempo ineficaz.

Partilho de seguida algumas questões para reflexão:


>> A sua equipa está consciente dos objetivos a alcançar e de como a pontualidade e o cumprimento de prazos são um fator-chave na concretização desses objetivos? 

>> Tem implementado metodologias para uma gestão de tempo mais eficaz por parte das equipas (utilização de cronogramas, definição de prioridades, utilização de softwares de gestão de projeto, entre outros?) 

>> As regras de assiduidade e pontualidade estão claramente estabelecidas e comunicadas à equipa? 

>> Se exerce funções de gestão e está a ter dificuldade em cumprir com os seus compromissos no prazo estabelecido, existe possibilidade de delegar algumas dessas tarefas? 

>> Está a utilizar princípios de gestão para definir prioridades de uma forma mais eficaz, como por exemplo o Princípio de Pareto? 

>>Existe algum sistema de incentivos para a pontualidade? Se não existe, considera que faz sentido implementar?
 

>> Quando as situações de falta de pontualidade ocorrem, existe algum plano de ação de forma a gerir essa situação e estabelecer medidas preventivas e corretivas? 

>> Consegue identificar outras situações no seu contexto profissional que estejam a prejudicar a sua gestão de tempo (incapacidade de gerir emails, dificuldade em dizer não, multitasking excessivo que dispersa a atenção, reuniões longas e inconclusivas, “conversas” em horário inoportuno, entre outras?)

Concluindo, tenha em consideração que uma eficaz gestão de tempo e, em particular, uma atitude pontual, têm um impacto muito positivo na sua imagem profissional, na credibilidade da sua empresa e também na produtividade a curto, médio e longo prazo.

Faça a análise da sua situação atual, identifique pontos de melhoria, estabeleça um plano de ação e, acima de tudo, espero que concretize todos os seus objetivos…a tempo e horas. :) 

Fique bem.

Fátima Sendim

 
Partilhar

Subscreva a nossa newsletter!

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.