Ladies and Gentlemen da vida profissional

Ao longo da minha carreira profissional uma das coisas pela qual sempre me senti grata foi a possibilidade de estar em comunicação permanente com pessoas e construir relações gratificantes e valiosas para além da responsabilidade profissional, que a minha profissão sempre exigiu.

Eu acredito que para além dos valores humanos e da competência profissional a construção das relações ao nível profissional passa também por uma comunicação eficaz, pela
simpatia, pela capacidade de expressar pontos de vista de forma adequada, pela empatia, pela capacidade de criar rapport, pela argumentação cuidada, pela escuta ativa entre outros aspetos, no contato que temos com as outras pessoas.

Por isso se pretendemos ser felizes e
bem-sucedidos na vida pessoal e profissional é importante desenvolver e fortalecer as aptidões para as relações humanas e para a comunicação interpessoal, através da implementação de hábitos valiosos na comunicação como é o caso da cortesia.

No âmbito da comunicação a cortesia tem um papel fundamental na criação de uma imagem pessoal e profissional positiva, uma vez que reflete uma forma de estar civilizada de falar, estar e agir com as outras pessoas nas mais variadas situações do quotidiano e enquadrado num determinado contexto cultural, social ou organizacional.

Ou seja a cortesia é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida caso queiramos, permitindo criar relações positivas e duradouras a nível profissional e ter uma comunicação mais eficaz e positiva com os outros, promovendo um bem-estar ainda mais intenso nos outros.


Como demonstrar cortesia na nossa comunicação a nível profissional

- Na saudação e cumprimentos. A saudação é um ato de boa educação e cortesia por isso valorize muito a importância de um “bom dia”, “boa tarde”, “Olá como está?” sempre que interaja com outras pessoas mesmo que seja só de passagem.

- ​​​No aperto de mão num contexto formal, aplicando pressão de forma adequada mas com alguma firmeza (sem magoar) para demonstrar a sua vontade de forma firme.

- No tratamento, é um bom ato de cortesia utilizar o “tu” apenas com pessoas próximas ou com quem já tenha uma relação de grande confiança, tratar na 3ª pessoa dizendo sempre que possível o nome e utilizar de forma adequada o grau académico.

- Utilizar sempre expressões de cortesia: “Obrigado” “desculpe” “faz favor” “com licença”, nunca é demais.

- Sempre que combinar com alguém ou em contexto profissional chegue a horas ou avise que vai chegar atrasado, e evite usar um tom de voz elevado que demonstre autoridade quando o lapso já é seu.

- Seja na porta ou no elevador ceda sempre a passagem.

A cortesia é um excelente cartão-de-visita pois demonstra às pessoas à sua volta que realmente se interessa pelos outros, pelos seus valores e ideias, ou seja é um ato de “dar” algo de forma genuína como dar atenção, dar prioridade, dar espaço, dar conforto, dar importância de uma forma verdadeira e intencionada, no fundo partilhar algo com o outro nem que seja boa disposição ou um sentimento positivo.

É sempre a melhor forma de demonstrar aos outros o respeito que temos por eles.

Bem haja! :)

 
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