O futuro da liderança no mundo digital
Os dias atuais são desafiadores para todos os profissionais, principalmente para os líderes que estão a assistir ás transformações para um mundo digital.
Com este aumento da tecnologia e da digitalização, a liderança precisa de se adaptar às novas formas de gerir e liderar as equipas no trabalho remoto ou presencial.
É sobre isso que vamos conversar neste artigo e pensar em como líderes, equipas e empresas se podem adaptar a estas mudanças.
Uma nova abordagem
Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas foram forçadas a adaptarem-se ao trabalho remoto e à gestão de equipas virtuais.
Foi uma mudança repentina que as obrigou a adotar novas abordagens de atuação e de liderança.
A abordagem mais inclusiva foi e ainda é necessária para garantir que as equipas remotas estejam alinhadas e produtivas. Para isso, a comunicação eficaz é fundamental para garantir que as equipas estejam a trabalhar juntas e em direção a um objetivo comum.
Entre os desafios do empreendedor e do líder está entender as novas ferramentas tecnológicas disponíveis e escolher quais podem ser adotadas e como usá-las para manter as equipas produtivas.
A inteligência artificial, Blockchain e a automação, podem tornar as empresas mais eficientes e eficazes no mundo digital e evitar que colaboradores executem trabalhos repetitivos e com baixo valor agregado.
As competências do líder no mundo digital
Cada vez mais serão exigidas novas competências dos líderes.
Habilidades como comunicação, conhecimento das novas tecnologias e gestão de equipas remotas são necessários para manter a empresa competitiva.
Por outro lado, os líderes também devem ser capazes de manter a cultura e os valores da empresa no mundo virtual, para garantir que a empresa mantenha a sua identidade e unidade.
Eles devem comunicar claramente a cultura e os valores da empresa e incentivá-los através de exemplos e ações e, claro, utilizar ferramentas de comunicação digitais como as plataformas de vídeo conferência, aplicativos de mensagens, chats, entre outros.
Outra competência estratégica para a gestão de equipas remotas é a capacidade de dar feedback construtivo e orientação aos colaboradores.
Como já foi citado, a necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas, exige de todos os colaboradores a capacidade de se adaptarem rapidamente às necessidades dos clientes e do mercado, que rapidamente se tornam mais exigentes.
E, por fim e ainda mais importantes, são as habilidades emocionais, como a empatia, inteligência emocional, gestão do stress e a capacidade de tomar decisões de forma eficaz e objetiva.
A liderança baseada em habilidades emocionais é um caminho promissor para liderar motivar e promover a criatividade das equipas num ambiente digital em constante mudança.
Portanto, o futuro da liderança no mundo digital é emocional e tecnológico, e os líderes e colaboradores precisam de estar comprometidos em desenvolver as habilidades necessárias para estar cada vez mais no rumo de caminho ao futuro.
Com este aumento da tecnologia e da digitalização, a liderança precisa de se adaptar às novas formas de gerir e liderar as equipas no trabalho remoto ou presencial.
É sobre isso que vamos conversar neste artigo e pensar em como líderes, equipas e empresas se podem adaptar a estas mudanças.
Uma nova abordagem
Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas foram forçadas a adaptarem-se ao trabalho remoto e à gestão de equipas virtuais.
Foi uma mudança repentina que as obrigou a adotar novas abordagens de atuação e de liderança.
A abordagem mais inclusiva foi e ainda é necessária para garantir que as equipas remotas estejam alinhadas e produtivas. Para isso, a comunicação eficaz é fundamental para garantir que as equipas estejam a trabalhar juntas e em direção a um objetivo comum.
Entre os desafios do empreendedor e do líder está entender as novas ferramentas tecnológicas disponíveis e escolher quais podem ser adotadas e como usá-las para manter as equipas produtivas.
A inteligência artificial, Blockchain e a automação, podem tornar as empresas mais eficientes e eficazes no mundo digital e evitar que colaboradores executem trabalhos repetitivos e com baixo valor agregado.
As competências do líder no mundo digital
Cada vez mais serão exigidas novas competências dos líderes.
Habilidades como comunicação, conhecimento das novas tecnologias e gestão de equipas remotas são necessários para manter a empresa competitiva.
Por outro lado, os líderes também devem ser capazes de manter a cultura e os valores da empresa no mundo virtual, para garantir que a empresa mantenha a sua identidade e unidade.
Eles devem comunicar claramente a cultura e os valores da empresa e incentivá-los através de exemplos e ações e, claro, utilizar ferramentas de comunicação digitais como as plataformas de vídeo conferência, aplicativos de mensagens, chats, entre outros.
Outra competência estratégica para a gestão de equipas remotas é a capacidade de dar feedback construtivo e orientação aos colaboradores.
Como já foi citado, a necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas, exige de todos os colaboradores a capacidade de se adaptarem rapidamente às necessidades dos clientes e do mercado, que rapidamente se tornam mais exigentes.
E, por fim e ainda mais importantes, são as habilidades emocionais, como a empatia, inteligência emocional, gestão do stress e a capacidade de tomar decisões de forma eficaz e objetiva.
A liderança baseada em habilidades emocionais é um caminho promissor para liderar motivar e promover a criatividade das equipas num ambiente digital em constante mudança.
Portanto, o futuro da liderança no mundo digital é emocional e tecnológico, e os líderes e colaboradores precisam de estar comprometidos em desenvolver as habilidades necessárias para estar cada vez mais no rumo de caminho ao futuro.